TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INVESTIMENTOS x DEPRECIAÇÃO DE ATIVOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO.

Aline Zuchi Marcelino¹

Jeany Eskelsen²

RESUMO

O presente trabalho tem por principal objetivo trazer ao leitor, independente de sua área de atuação, maior conhecimento em criação de projetos, mostrando de forma resumida todas as etapas necessárias para a devida elaboração e destacando principalmente a importância da etapa de planejamento, que por sua vez está diretamente ligada com o sucesso na execução das etapas subseqüentes. Usou-se como metodologia para criação deste trabalho a metodologia de pesquisa bibliográfica, entre outros, baseando-se principalmente em livros apontados como best sellers da área, idéias de autores com exímias experiências e definições de institutos renomados, onde obteve-se como resultado, em resumo, que um projeto sempre será bem sucedido quando seguir á risca as definições do escopo/planejamento, do qual exibiu-se importantes dicas para que o mesmo seja perfeitamente elaborado. Todos os objetivos traçados no decorrer deste trabalho puderam ser cumpridos e apresentados de forma satisfatória.

Palavras-chave: Depreciação. Ativos. Custo. Despesa. Investimento. Tecnologia

1. INTRODUÇÃO

2. PLANEJANDO UM PROJETO

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica e fontes secundárias, tendo em vista que através das mesmas são oferecidos conhecimentos necessários para a resolução da situação proposta através de diversos tipos de materiais, conforme citado por Marconi e Lakatos (2011, p. 43 e 44):

A pesquisa bibliográfica ou fontes secundárias trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto [...].

Assim sendo, seguiu-se o seguinte roteiro:

1. Busca de fontes bibliográficas: livros, artigos online, revistas técnicas, relatórios de pesquisa, teses, etc.

2. Leitura do material selecionado: Selecionando as partes mais relevantes, de forma seletiva.

3. Análise e organização do material: Separado por assunto e verificado a confiabilidade das fontes dos mesmos.

4. Conclusões e composição da fundamentação teórica: Vindas a partir do conhecimento adquirido após analise do material, foi realizada e criação do conteúdo disposto na fundamentação, sempre tendo como base as definições de autores/instituições com grande conhecimento nos temas abordados dentro da área de gerenciamento de projetos.

Quanto aos materiais utilizados, na sessão de referências deste trabalho encontra-se a lista completa.

Fonte: Registro da própria autora.

No texto acima, citado em 2015 por Ricardo Vargas, que é autor de diversos best sellers na área de gerenciamento de projetos e com mais de 20 anos de carreira, o mesmo nos fala que atualmente todos estes quesitos em torno do planejamento de um projeto se resumem a dois pontos: comunicação e pessoas. Um bom escopo, por exemplo, se constrói simplesmente com essas duas coisas: pessoas de diversas áreas que têm interesses em comum no projeto se comunicando de forma ampla e eficaz. Partindo desse pressuposto, o sucesso do projeto é algo inevitável.

Se faltar comunicação, de nada adianta muitos recursos disponíveis, pois cada um fará sua parte da forma que melhor entender, sendo impossível “juntar os pedaços” ao final do trabalho. Já na falta de recursos humanos, uma boa comunicação certamente não será suficiente para que se dê conta do trabalho no prazo e na qualidade estipulados.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com