TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MODELOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE

Por:   •  4/12/2017  •  Artigo  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        A indústria do software ao longo dos anos mudou a forma com a qual um produto é desenvolvido. No início do mercado de programas, a pouca competitividade e a imaturidade das empresas de desenvolvimento faziam com que as organizações que produziam softwares apenas se preocuparem em entregar ao cliente o produto solicitado. Essa forma de negócio trazia sérios problemas de eficiência e eficácia na produção do software, custos e prazos estimados eram extrapolados, além de ocorrem problemas com relação as funcionalidades e entendimento dos requisitos do software.

        Com o aumento da demanda no mercado de software e uma maior exigência deste setor, as empresas foram obrigadas a reverem seus modelos de negócios e compreenderem melhor os processos de desenvolvimento de software. O entendimento dos processos de software fez com que fosse possível estabelecer metodologias para gerenciar e guiar o desenvolvimento do produto, inúmeros estudos foram realizados na área e diversos modelos que definem boas práticas de desenvolvimentos foram criados a fim de garantir a qualidade no processo de desenvolvimento do software.

MODELOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE - CMMI, MPS.BR

        Visando apoiar as atividades de desenvolvimento de software alguns modelos que fornecem orientações para as empresas foram desenvolvidos. Estes modelos ajudam a gerenciar e garantir melhor qualidade dos processos de desenvolvimento de software.

        O modelo CMM – Capability Maturity Model é um modelo de maturidade desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, ele possui referências para boas práticas para o processo de desenvolvimento de software como: gerenciamento de requisitos, medição de desempenho, planejamento de trabalho, tomada de decisão, entre outros.

A maturidade dentro da Engenharia de software mede a capacidade da organização de garantir o processo fabricação do software de forma eficaz e eficiente, sendo possível medir o nível de maturidade da empresa mensurando a capacidade gerencial e técnica desta em garantir a qualidade do desenvolvimento do software.

Se tratando então de um modelo de maturidade, o CMMI está dividido em cinco níveis de maturidade que medem o nível de maturidade da organização no momento. Desta forma a melhoria do nível de maturidade se dá de forma incremental, seguindo um caminho onde um nível é base para o próximo. A empresa então consegue mensurar seus processos, sua capacidade técnica e de gerenciamento. A medida que aumenta seu nível de maturidade ela consegue estabelecer padrões de qualidade, garantindo a manutenção de um padrão eficiente e possibilitando uma melhoria contínua nos processos.

O MPS.BR também é um modelo de desenvolvimento de software baseado no CMMI. Foi criado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, conhecida como Softex e tem o apoio do Governo Federal e parceria com as Universidades. O objetivo do projeto do MPS.BR é trazer ao grande mercado de desenvolvimento software que existe no Brasil, principalmente as micro, pequenas e médias empresas, um modelo de  baixo custo com referências para boas práticas nos processos de desenvolvimento de software, a fim de  reduzir custos e garantir a qualidade destes processos. O MPS.BR assim como o CMMI também se baseia nos conceitos de maturidade e capacidade de processo, possui sete níveis de maturidade de A a G:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com