TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.219 Palavras (17 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 17

MODELO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE

BASEADO NA NORMA ISO/IEC 9126 E 14598

Daniela Sousa Mendes*

Este trabalho aborda a Qualidade de Software, detalhando normas e padrões de Qualidade de Processo de Software e Qualidade de Produto de Software. O foco do trabalho é a descrição da norma ISO/IEC 9126 e 14598, que é uma norma de Qualidade de Produto de Software, e suas divisões. Conforme as características da norma ISO/IEC 9126 serão identificadas as necessidades e requisitos que um Software deve atender. É prevista a possibilidade do usuário (avaliador) definir os pesos das diferentes características e a forma de quantificação. Tendo o objetivo de expor as normas e padrões que proporcionam Qualidade de Software na fase de desenvolvimento através das normas de Qualidade de Processo, assim como as normas e padrões que avaliam a qualidade do produto já finalizado, através das normas de Qualidade de Produto.

Palavras-chave: Qualidade de Produto de Software, ISO/IEC 9126 e 14598, Teste de Software.

*Pós-Graduanda em Engenharia de Software;

Graduada em Sistemas de Informações,

Atua como Analista de Requisitos e Teste de Software

E-mail: danielasousa.dsm@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado de desenvolvimento de Software tem se tornado cada vez mais competitivo, devido à modernização das tecnologias envolvidas e o amadurecimento da capacidade em desenvolver Software. Com isso, a gama de soluções em tecnologia da informação para atender as necessidades das organizações consumidoras tem aumentado consideravelmente, o que confunde os usuários na hora de adquirir um sistema.

A qualidade tem sido um grande diferencial neste mercado competitivo. As empresas produtoras estão buscando cada vez mais estabelecer processos que garantam e gerenciem o nível de qualidade do produto e do processo de desenvolvimento. Cada vez mais se observa que as organizações consumidoras baseiam-se no quanto se pode garantir desta qualidade na hora de optar por um Software em vez de outro.

        A NBR ISO/IEC 9126 apresenta uma definição de qualidade como sendo a "Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas".

        As necessidades explícitas dependem do que foi especificado nos requisitos referentes às condições em que o produto deve ser utilizado, seus objetivos, funções e o desempenho esperado. Já as implícitas são necessidades que embora não estejam especificadas nos requisitos, devem ser levadas em consideração, pois se baseiam em princípios básicos e óbvios, necessários para que o usuário execute a sua tarefa.

        Essas duas necessidades são muito importantes, pois são elas que fornecem subsídios para a criação das validações e verificações que ocorrem durante todo o ciclo de vida do sistema. Diante destes problemas, as empresas que desenvolvem Software devem procurar associar sua imagem a produtos com qualidade. Para isto, torna-se necessário a definição de padrões de qualidade, com os quais os produtos de Software possam ser validados.

        Para isso a International Organization for Standarization (ISO) e a International Electrotechnical Commission (IEC), publicaram em 1991 a norma que representa a padronização mundial para qualidade de produtos de Software denominada ISO/IEC 9126, que propõem as características e subcaracterísticas da qualidade de produtos de Software. Esta norma é uma das mais antigas da área e possui sua tradução para o Brasil publicada em agosto de 1996 como NBR 13596 (INTHURN, 2001).

        Em conjunto com a norma ISO/IEC 9126, surge em 1994 a norma ISO/IEC 14598, que traduzida e validada pela ABNT em 1998, passou a chamar NBR ISO/IEC 14598, que tem como objetivo verificar e validar pacotes de Software.

  1. QUALIDADE
  1. Conceito da Qualidade

O conceito da qualidade é bastante antigo, pode-se dizer que surgiu mesmo antes dos homens começarem a se organizar para comercializar produtos. A ponderação da qualidade de um produto é subjetiva e varia com o local e a época, além disso, o mesmo produto pode ser considerado com maior ou menor qualidade quando avaliado por pessoas diferentes (CÔRTES E CHIOSSI, 2001).

Segundo Weber & Rocha (1999), qualidade e produtividade são conceitos amplos. Representam uma filosofia de gestão, que visa conduzir as organizações a uma postura de melhoria de seus processos, por meios de seus dirigentes e empregados.

No Brasil, a necessidade de um maior controle perante o aspecto qualidade fez com que, em 1993, o Governo criasse o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP) com o objetivo de atingir padrões internacionais de Qualidade e Produtividade no Setor de Software no Brasil. O PBQP Software é composto por voluntários interessados na melhoria da qualidade e produtividade em Software ligados ao Governo, Academia e Indústria.

A partir desse momento, as empresas passaram a valorizar não só o produto final e sim todas as suas fases de desenvolvimento, além de se preocupar com sua entrega e a satisfação do cliente em adquirir este produto. As empresas também passaram a se preocupar com seu capital intelectual, investindo no aperfeiçoamento de seus colaboradores independentemente do cargo que ocupa e sim de sua importância nas fases de desenvolvimento do seu produto.

  1. Qualidade em Software

Segundo Inthurn (2001), o desenvolvimento de Software com qualidade é um assunto amplo, complexo e ainda muito discutido. São vários os fatores que precisam ser considerados para obtermos um resultado satisfatório. No entanto, é sempre bom lembrar que o principal indicador de qualidade no desenvolvimento de qualquer produto, incluindo o Software, é a satisfação do cliente.

Podemos então, segundo Rocha (1990), definir qualidade de Software como um conjunto de propriedades a serem satisfeitas em determinado grau, de modo que o Software satisfaça as necessidades de seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (535.8 Kb)   docx (209 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com