TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS ÁGEIS

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ENGENHARIA DE SOFTWARE

TEMA: METODOS AGEIS

Criciúma, 04 de março de 2015.

  1. METODOS AGEIS

Com as indústrias de desenvolvimento de software tem se tornado muito importante no nosso tempo os métodos ágeis utilizados para desenvolvimento de software é um diferencial, pois promete aumentar a satisfação do cliente acrescentando mais valor ao produto final, assim se produz um software de qualidade e acelerando ainda mais os prazos de desenvolvimento dos projetos.

As metodologias ágeis são adaptativas. Dessa forma elas se adaptam a muitos ou novos fatores durante o desenvolvimento do projeto, numa metodologia clássica pode acontecer de que o software seja construindo por inteiro somente depois se descubra que ele não servira para seu verdadeiro proposito. As metodologias ágeis trabalham com constante feedback, o que acaba permitindo um adaptação rápida  a eventuais mudanças nos requisitos.

O termo “Metodologias Ágeis” tornou-se popular em 2001 quando um grupo de dezessete especialistas em processos em desenvolvimento de software decidiu-se a se reunir nos EUA, onde foi discutido como iram melhorar o desempenho de seus projetos.

  1. CONCEITOS
  1. Extreme Programming (XP)

A metodologia Extreme Programming (XP) ressalta o desenvolvimento rápido do projeto e visa garantir a satisfação cliente, a simplicidade visa permitir uma boa criação de código simples que não possua funções desnecessárias. Por o XP requisitar um código simples entende-se e deve-se programar o software com o menor número de classes e métodos possíveis. Uma característica nesta metodologia é a programação em pares, esta metodologia de desenvolvimento de software ágil para equipes pequenas e médias.

  1. Scrum

Scrum é um framework ágil, simples e leve, utilizado para a gestão do desenvolvimento de produtos complexos imersos em ambientes complexos. Scrum é embasado no empirismo e utiliza uma abordagem iterativa e incremental para entregar valor com frequência para reduzir os riscos do projeto.

O nome “Ágil” surgiu em um movimento que aconteceu em meados dos anos 90 em resposta aos pesados métodos de gerenciamento e desenvolvimento de software que predominava na época, chamados de “métodos tradicionais”.

        Scrum é ágil porque, como outros métodos, metodologias e frameworks, a utilização do scrum deve seguir os princípios e valores do manifesto para o desenvolvimento ágil de software. Esse manifesto foi criado em fevereiro de 2001 em uma reunião que aconteceu na estação de esqui de Snowbird no estado de Utah, Estados Unidos. Nesse Encontro histórico, não tinha a intenção de unificar suas formas de trabalhar entre os participantes.

  1. Test-Driven Development (TDD)

O Test-Driven Development (TDD), um dos mais populares softwares entre os desenvolvedores. A ideia e simples: escreva seus testes mesmo antes de escrever o código de produção. Ao descrever os testes antes o desenvolvedor garante uma boa ou talvez todo do seu sistema que garante seu funcionamento. Muitos desenvolvedores também afirmam que os testes guiam no projeto de classes do sistema.

O Test-Driven Development seu funcionamento e simples, o programador escreve um teste que falhe, e por fim, refatora o código. Este ciclo e chamado de Ciclo-Vermelho-Refatora.

  1. VANTAGENS/DESVANTAGENS

         

  1. Extreme Programming (XP)

Vantagens:

  • Análise prévia de tudo que pode acontecer durante o desenvolvimento do projeto, oferecendo qualidade, confiança, data de entregas e custos promissores;
  • XP é ideal para ser usada em projetos que o cliente não sabe exatamente o que deseja e pode muito sua opinião durante o desenvolvimento do projeto. O feedback é constante, pois é possível adaptar rapidamente as mudanças nos requisitos.

Desvantagens:

  • Não existe uma avaliação de riscos, devendo, portanto implementar um análise e estratégias;
  • A análise de requisitos é informal e com isso pode não ser bem vista pelos clientes.

  1.  Scrum

Vantagens:

  • Os programadores tem mais motivação para entregar o Sprint no prazo;
  • O projeto pode ser visualizado por todos dentro da organização que antes esta possibilidade não existia;
  • Alterar a prioridades garantindo que assim que os sprint que não foram finalizados possam ser alterados sem problemas;
  • Como a qualidade e mais importante do que o prazo de entrega, tornando uma diminuição de bugs.

Desvantagens:

  • Como a qualidade e mais importante que o prazo faz com que atrase no prazo de entrega;
  • Com tantas tarefas os programadores ficam confusos;
  • A falta de documentação sobre o andamento do projeto e um grande problema.

  1. Test-Driven Development (TDD)

        Vantagens:

  • Imagine que criamos os testes, fizemos o sistema e tudo foi entregue ao cliente, mas posteriormente o cliente pediu modificações no sistema. Os testes já prontos servirão para validar se as modificações não criaram problemas nas regras de negócio que já estavam em funcionamento. Este procedimento exige que testes unitários estejam prontos, aguardando ser reutilizados.
  • Os testes automatizados, que rodam em questões de segundos, são executados o tempo todo pelo desenvolvedor. Isso quer dizer que podemos executá-los o dia todo, muitas vezes por dia. Algo impossível com testes manuais. Caso alguma coisa pare de funcionar, o desenvolvedor é rapidamente informado, e consegue corrigir o problema antes de mandar a versão para o cliente.

Desvantagens:

  • Engana-se quem pensa que produzirá mais código pelo simples fato de utilizar TDD. O TDD na verdade chega a desacelerar a produção de código. Quando falo em produção de código, me refiro à quantidade de linhas escritas. Mas nisso tudo há vantagens não precisa (e não deve) julgar somente pelas dificuldades e/ou desvantagens.

  1. ETAPAS
  1. Extreme Programming (XP)

O XP trabalha em iterações que dura uma semana podendo aumentar esta iteração ate duas semanas no máximo, a equipe XP e dividida em cada etapa são elas:

  • Planejamento:

XP utiliza o planejamento para assegurar que a equipe de desenvolvimento esteja trabalhando o máximo para que gere valor para o cliente sempre estar determinado para a próxima versão;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com