TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS ÁGEIS E FRAMEWORK DE ESCALA

Por:   •  16/4/2021  •  Ensaio  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1]

ESPECIALIZAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

MÉTODOS ÁGEIS E FRAMEWORK DE ESCALA – TURMA 01C

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO – TRILHA 6

HÉLDER VITORINO

MARÇO DE 2021

BRASÍLIA - DF

ENUNCIADO

Olá pessoal! Estamos finalizando a nossa jornada sobre os modelos ágeis. Vamos praticar o agnostic agile?

Leia o seguinte artigo:

GUAY, Tim. Ágil agnóstico: a chave para o sucesso da transformação lean ágil. InfoQ, nov. 2018. Disponível em: https://www.infoq.com/br/articles/agnostic-agile-success/. Acesso em: 18 out. 2020

Responda as seguintes perguntas:

1)      Explique os princípios do agnostic agile com suas palavras.

2)      Explique benefícios e desafios no uso deste modelo na sua opinião.

3)      Referências. Recomenda-se pesquisa complementar em fontes fidedignas e também assistir aos vídeos no item “Referência de leitura” (material complementar) para responder as perguntas de 1 a 2. Cite todas as referências utilizadas para realizar este trabalho.

RESOLUÇÃO PROPOSTA

AGNOSTIC AGILE

Ao longo da trilha 6 da disciplina de modelos ágeis conforme apresentado por Mancini(2020), é apresentada a figura do agnostic agile, quem aparentemente não é um frame work mas uma postura a ser adotada na cultura da organização.

Na figura abaixo publicada pelo site agnostic.org(2021) chama a atenção, pois intuitivamente apresenta uma trilha que desvia-se dos obstáculos, ou seja, traduz rapidamente a cultura que é o importante é chegar no resultado que seja adequado sempre que possível se desviando dos obstáculos.

[pic 2]

Figura 1 – AGNOSTIC AGILE

Fonte: agonosticAgile.org(2021)

Assim como Mancini(2020) o site agnostic.org(2021) apresentam os 12 princípios que em uma interpretação livre poderíamos dizer que são:

  1. Cliente em primeiro lugar, Seu objetivo é proporcionar uma experiência de customer sucess e não implementar um workflow, logo, fique atento ao nível de agilidade que seu cliente efetivamente precisa para alcançar os seus resultados e proporcione uma experiência de sucesso, gerando resultados e empoderamento deles, mas que documentação a cultura tem seu valor.
  2. Faça o seu melhor, Estude e aplique no seu dia-a-dia, mas não perca de vista a sua experiência prática, mas que conhecer todas as ferramentas em tese a experiência de seu uso é imprescindível. Lidere pelo exemplo.
  3. Adapte-se ao contexto, mas do que a teoria a prática e principalmente o contexto é de grande relevância, o importante não é seguir um worflow a risca é entender o que este workflow poderá ajudar e utilizar o que faz sentido para a organização.
  4. Atenção aos impedimentos, encontrar impedimentos nas atividades diárias é uma realizada. É preciso ter em mente que para evoluir será necessário remover os impedimentos, pois são obstáculos as entregas. Isto poderá representar uma ação pontual ou uma mudança de processo.
  5. Aprendizagem corporativa, não basta saber individualmente é preciso compartilhar seu conhecimento e experiências, trazer para a comunidade o que deu errado também tem seu valor se compartilhado adequadamente pois gera aprendizagem corporativa.
  6. Respeito, O novo não é necessariamente inimigo do velho, o que foi construído provavelmente teve sua utilidade e importância na linha do tempo, podendo até ser utilizado de forma ajustada todo o conhecimento. Sendo assim respeito as estruturas e profissionais é imprescindível para fazer aliados e evoluir para um novo modelo.
  7. Reconheça as suas limitações, não é possível saber tudo, diante desta afirmação é preciso reconhecer que haverá desafios e impedimentos que esta além de seu conhecimento ou de sua experiência, sendo assim, buscar ajuda e reconhecer que tem limitações não é um problema.
  8. Seja transparente, para ter resultados sustentáveis é preciso ser transparente não se deve enganar ou deturpar resultados, é possível aprender com eles e construir alternativas.
  9. Foco, lembre que a agilidade não é o seu objetivo final, pois o que seu cliente quer não é um workflow implantando e processos desenhados, o que ele precisa é ter resultados compatíveis com suas expectativas e que as vezes alguns aspectos precisaram ser preservados. 
  10. Não ao dogmatismo, mais que seguir um plano é preciso saber que ser ágil é compreender que o mundo está mudando e com ele as regas e condições, sendo assim, o que era verdade no passado por não ser mais. Partir de pressupostos pode prejudicar a agilidade, sendo assim é preciso questionar.
  11. A metagilidade, É preciso entender que agilidade esta além de sua definição de agilidade ela é uma postura, um estado de espirito que permite você perceber o mundo de forma diferente e buscar alternativas para superar os obstáculos.
  12. Gratidão, é preciso ter uma postura de contribuição e colaboração com a comunidade, reconhecendo a sua aprendizagem e compartilhando seus conhecimentos com os demais, ser generoso com os demais.

BENEFICOS E DESAFIOS DO MODELO

Atualmente muitas empresas querem ser ágeis, pois percebem que adaptar-se rapidamente e responder as mudanças de mercado podem gerar diferenciais competitivos.

No entanto, outras empresas estão buscando estratégias de oceano azul tal qual descritas por Patrício(2020) onde busca-se abrir novos mercado que tem concorrência incipiente ou até mesmo não existem.

Neste sentido, percebe-se que ter uma cultura ágil é imprescindível, pensar diferente e agir com velocidade é chave.

Autores com Guay(2021) alertam que é preciso esta atento a armadilhas na adoção da agilidade, o Agnostic Agile não é um frame work, e embora reconheça a contribuição do scrum e outras metodologias entende que adotar cegamente um modelo não lhe garantirá a agilidade. Sendo assim adverte para o risco de ser dogmático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com