TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Por:   •  30/6/2020  •  Artigo  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná – Faesp

João Victor de Jesus Almeida Recktenwald

OS OBJETIVOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações estão na corrida para melhorar sua capacidade para sobreviver nas competições do mercado global do novo século. Portanto, as organizações estão tentando avançar seu nível de agilidade, melhorando o processo de tomada de decisão para serem mais eficientes e altamente eficaz para atender às sucessivas flutuações do mercado. Em um esforço para conseguir isso, muitas organizações modernas, de médio ou grande porte, se preocuparam com um ciclo de investimentos progressivos e adotaram novos componentes de sistemas de informação de gestão. Durante a última década, uma alta porcentagem de  organizações financeiras  frequentemente  usava  sistemas de informação de gestão  para  facilitar a prestação de serviços e que a velocidade da adoção deve crescer ainda mais à medida que a tecnologia se expande.

Batista (2006), afirma que "a informação é um arranjo de pessoas, dados, processos e tecnologia da informação que interage para coletar, processar, armazenar e fornecer como saída as informações necessárias para apoiar uma organização", o que indica que o sistema de informações é um arranjo de grupos, dados, processos e tecnologia que atuam juntos para acumular, processar, armazenar e buscar informações necessárias para aprimorar e acelerar o processo de tomada de decisão.

Se as informações relevantes necessárias em um processo de tomada de decisão ou um planejamento organizacional não estão disponíveis no momento apropriado, há uma boa mudança para ser um planejamento de organização ruim, tomada de decisão inadequada, baixa prioridade de necessidades e programação ou agendamento de atividades defeituosas.

Assim, as informações armazenadas devem então ser recalculadas e distribuídas para o uso de uma liderança organizacional e alta gestão, bem como gestores de nível médio para tomar decisões eficazes de longo prazo (estratégicas) e de curto prazo (Tática). O SIG é considerado um sistema que fornece às organizações uma gestão de alto nível e, mesmo uma gestão de nível mais baixo, com informações adequadas baseadas em dados de fontes internas e externas, para permitir que elas tomem decisões eficazes e oportunas que melhor atinjam suas metas de organização e satisfaçam as exigências das partes interessadas.

A concepção da informação chama a atenção de diferentes profissionais de diferentes áreas como ciência da computação, economia, negócios e gestão, ciência política, estatística, comunicação e estudos da informação (Oliveira, 2008). Este paper foca em como a gestão da informação é necessária e apresentar os objetivos dos sistemas de informações gerenciais.

DESENVOLVIMENTO

Embora não existam definições universalmente aceitas de SIG e as que existem nas literaturas são apenas preconceitos dos pesquisadores. Oliveira (2008) definiu o SIG como um processo de sistema que fornece informações necessárias para gerenciar as organizações de forma eficaz.

Além disso, Etizioni (2015) define amplamente o SIG como o desenvolvimento, o uso e a aplicação de sistemas de informação por indivíduos, organizações e sociedade.  Oliveira (2008) descreve um sistema de informação como um sistema que consiste na rede de todos os canais de comunicação usados dentro de uma organização. Em seu estudo, Batista (2006) definiu o SIG como o estudo de sistemas de informação com foco em seu uso nos negócios e na gestão.

As definições acima mencionadas mostraram que o SIG tem sublinhado o desenvolvimento, a aplicação e validação de teorias e modelos relevantes na tentativa de incentivar o trabalho de qualidade na  área. Referindo-se às literaturas, o campo de Sistemas de Informação Gerencial (SIG) teve um desenvolvimento variável em sua vida relativamente curta. O SIG desenvolveu seu próprio tema de pesquisa e estudos (Oliveira, 2008). Traçando as literaturas anteriores, podemos relatar que durante suas primeiras décadas, o SIG se concentrou nas informações no contexto de: Processamento eletrônico de dados que realiza funções de processamento de transações e registra dados factuais detalhados.

Sistemas de relatórios gerenciais visam examinar as atividades operacionais de uma organização, fornecendo resumos, informações e feedback para a  gestão. Somente durante as últimas duas décadas, o campo do SIG mudou para o primário, considerado o segundo tipo de comunicação, ou seja, baseado em instruções. Isso ficou conhecido como o domínio dos sistemas especializados (Stair, 1998). Na tentativa de rever estudos publicados sobre SIG e artigos, Laudon & Laudon (2006) identificaram tópicos de pesquisa popular, a perspectiva dominante da pesquisa  e  o relação entre pesquisa e prática do SIG.

Skyrius (2001) destaca as atitudes dos tomadores de decisão em relação a diferentes fatores que influenciam a qualidade das decisões empresariais, esses fatores incluem fontes de informação, ferramentas analíticas e o papel das tecnologias da informação e também presta atenção ao impacto da disponibilidade de informações na capacidade das pessoas de processar e usar informações em planejamento de curto e longo prazo e em tarefas de tomada de decisão. Ele revelou que quanto melhor a disponibilidade de informações, melhoro impacto na eficiência e na precisão das decisões de negócios.

Batista (2006), apresenta sobre os principais modelos de informação e suas relações no suporte à decisão empresarial em três cenários diferentes. Os autores provaram que as empresas globais estão em crise devido ao Sistema de Aplicações Corporativas fornecido por modernas ferramentas de TI, como o Enterprise Resource Planning (ERP), o Knowledge Management Systems (KMS) e o Customer Relations Management (CRM) para aumentar a eficiência e a eficácia do processo de Tomada de Decisão.

Para melhorar a capacidade organizacional financeira e melhorar seu nível de concorrência no mercado, as organizações devem entender as dimensões da Gestão da Informação, definir e desenvolver claramente os recursos em caso de operações humanas, tecnológicas e internas, entre outras, e gerenciá-los bem além dos limites organizacionais. No entanto, estabelecer o vínculo entre Gestão do Sistema de Informação, planejamento e tomada de decisão é, na melhor das hipóteses, complicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com