TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operations system

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera de São Paulo

Unidade 3 Santo André

Curso: Sistemas de Informação – Noturno 1º Semestre

Atps Disciplina: Sistemas Operacionais

Professor: José Macedo

Relatório 1 – Tipos de Sistemas Operacionais

SANARA ANDREIA ACIOLI DA SILVA SANTOS/RA 1584978192/sa_slip@hotmail.com

[pic 2]

[pic 3]

      Santo André

2015

Santo André

2015

Sumário

Capa............................................................................................................................................0

Sumário.......................................................................................................................................1

Introdução...................................................................................................................................2

Relatório 1…...............................................................................................................................3

Conclusão....................................................................................................................................5

Introdução 

Relatório 1.    Tipos de Sistemas Operacionais

Os tipos de sistemas são: Sistemas Monousuário (que só permite um usuário); Sistemas Multiusuário (geralmente servidores, pois comportam vários usuários simultaneamente); Sistemas Monotarefa (só permite a execução de uma tarefa/instrução por vez), Sistemas Multitarefa (permite a execução das mais variadas tarefas simultaneamente). Atualmente temos 8 tipos de sistemas operacionais disponíveis, abaixo um breve respaldo das informações coletadas:

 

  • GRANDE PORTE: São servidores que realizam o processamento de um grande volume de informações, oferecendo serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados ou por uma rede Mainframes. (Muito utilizado por bancos)
  • SERVIDORES: um servidor é sistema de computação centralizado que fornece serviços a uma rede de computadores com finalidades específicas.(compartilhamento de impressora, internet, etc). Exemplo: Windows Server, Linux (RedHat, CentOS, etc ), etc.
  • MULTIPROCESSADORES: São sistemas fortemente acoplados, que permitam vários processadores em uma única placa-mãe, ou o uso de vários processadores e varias placas-mãe para um único objetivo, ou seja, o sistema de hardware é como um único sistema operacional. Exemplo: Cluster de Computadores.
  • PESSOAIS: São sistemas operacionais para “Computadores Pessoais” tem como objetivo principal fornecer a um único usuário, uma boa e simplificada interface. Exemplo: Mac, Windows, Linux, etc.
  • PORTÁTEIS: São sistemas para aparelhos portáteis como tablets, celulares, smartphones. Exemplo: Android, iOS, Windows phone, etc.
  • EMBARCADOS: É um sistema microprocessado onde o computador é encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla, ou seja, são sistemas que não possui grandes alterações por exemplo, um roteador. Exemplo: QNX.
  • TEMPO REAL: É um sistema operacional destinado à execução de múltiplas tarefas, que fornece informações precisas em tempo real. Exemplo: AIX, etc.
  • SMART CARDS: é um pequeno cartão que possui capacidade de processamento, pois embute um microprocessador e memória que armazenam vários tipos de informação na forma eletrônica, ambos com sofisticados mecanismos de segurança. Exemplo: Smartcards que possuem uma JVM (Java Virtual Machine) instalado.

Tipos de Sistemas Operacionais.

1.1 Sistemas Operacionais para servidores: apresentar os principais recursos disponíveis na versão do sistema operacional Windows Server da Microsoft escolhido e da distribuição Linux escolhido. Deve-se atentar para a apresentação da arquitetura do Sistema Operacional e entre suas características.

1.2 Sistemas Operacionais para estações de trabalho: apresentar os principais recursos disponíveis na versão do sistema operacional Windows da Microsoft escolhido e/ou da distribuição Linux escolhido para computadores que serão estação de trabalho (desktops).

Microsoft Windows

Um dos sistemas mais conhecidos no mundo, o Sistema Operacional Windows, atende diversos tipos de situações, sejam elas para rede domestica ou empresarial. De uma forma geral e básica, as características do Windows, apresentam varias facilidades e comodidades para o usuário, por ser um sistema operacional gráfico (sem ter que ficar digitando comandos como no DOS) realizar varias tarefas ao mesmo tempo (Multitarefa Preventiva), suporte Plug And Play, fazendo com que o usuário instale hardwares e o Sistema Operacional reconhecer automaticamente. Aqui iremos falar da versão do Windows 7 Professional, pronto para ser utilizado em estações de trabalho, sendo muito produtivo nas tarefas que forem apresentadas, como por exemplo, facilidade em configurar uma impressora, projetor ou uma rede. Vamos aqui apresentar alguns dos recursos desse sistema:

* Interface gráfica aprimorada, com nova barra de tarefas e suporte para toch-screen e multi-tactil.

* Com o recurso Aero-Peek, auxilia ao usuário visualizar uma janela que esteja oculta, pela janela principal.

* Esta versão do Windows, a barra de ferramentas é interativa, ou seja, permite q o usuário possa modificar personalizar e organizar seus ícones, de forma que fiquem de fácil acesso.

* Os gadgets (dispositivos) ficam de livre acesso, para muda-lo de lugar, sem se preocupar com as grades determinadas, como no Windows Vista.

* Através do Windows Media Center, é possível acessar arquivos de áudio e suporte, como maior variedade nos formatos, acesso a TV online, incluindo o HD.

* Nessa versão do Windows, o usuário consegue restaurar documentos e pastas pessoas, com o Windows Backup.

* O Windows também tem o suporte para 64 bits, ou seja, ele consegue trabalhar com um maior volume de programas sendo executados, com maior resposta (considerando computadores, que tenham a partir de 4 GB de memoria).

* Na questão de desempenhos, o Windows tem um recurso que auxilia na melhora do seu computador. Quando ele está ocioso, o uso de memoria e memoria gráfica diminui, quando o usuário abre janelas e as alterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com