TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização de computadores

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  6.603 Visualizações

Página 1 de 6

645S - ORGANIZACAO DE COMPUTADORES

  1. O projeto da maioria dos computadores atuais incorpora o conceito de máquina multinível; algumas delas com até seis níveis. Neste contexto, o nível mais baixo da arquitetura computacional é:

Resposta: Lógica Digital

Justificativa: O nível 0 chamado lógico digital, corresponde aos circuitos eletrônicos que efetivamente realizam o processamento de informações na forma de impulsos elétricos dentro do processador. Os circuitos eletrônicos estão já implementados na forma de portas lógicas, que implementam as operações lógicas elementares.

  1. Segundo Andrew S. Tanenbaum, numa conjugação de hardware, linguagens interpretadas e linguagens traduzidas, o computador pode ser dividido em uma máquina de seis níveis. Em um desses níveis, os objetos mais interessantes são denominados PORTAS, cada uma, contendo uma ou mais entradas para sinais digitais (representando 0 ou 1) e computando como saída alguma função simples dessas entradas, como AND ou OR . Trata-se do nível de arquitetura:

Resposta: lógico digital.

Justificativa: As operações básicas da álgebra booleana. Cada porta lógica é construída a partir de um conjunto de transistores.

  1. Na arquitetura de computadores, a ALU (Unidade Lógica e Aritmética) é um circuito que se conecta aos registradores para formar um caminho de dados. Em termos de linguagem de máquina multiníveis, a ALU situa-se no nível:

Resposta: Microarquitetura.

Justificativa: O nível 1 corresponde à microarquitetura do processador, que são elementos internos do processador: registradores (que são a memória de alta velocidade interna do processador) e a ULA (unidade lógica aritmética) que é o elemento do processador que realiza operações aritméticas simples.

  1. ASSEMBLER é o programa utilizado para executar os códigos fontes criados em ASSEMBLY. No contexto da arquitetura de computadores em camadas, esses termos estão fortemente associados à camada de nível:

Resposta: linguagem de montagem

Justificativa: O nível 4 é denominado nível de linguagem de montagem ( assembly language ). Neste nível ocorre a tradução do programa original, expresso na linguagem fonte para uma outra linguagem denominada linguagem alvo.

  1. Que tipo de processador utiliza microprogramação?

Resposta: CISC

Justificativa: Este nível contém o conjunto de instruções que são executadas por meio de microprogramação ( no caso de processadores CISC ) ou diretamente pelo hardware da máquina ( processadores RISC ).

  1. Assinale a alternativa que mostra os níveis de linguagens, do mais baixo para o mais alto:

Resposta: Nível de lógica digital; nível de micro-arquitetura; nível de linguagem de máquina; nível do sistema operacional; nível de linguagem de montagem; nível de linguagem orientada à aplicação.

Justificativa: A ordem dos níveis de linguagem: Nível de lógica digital; nível de micro-arquitetura; nível de linguagem de máquina; nível do sistema operacional; nível de linguagem de montagem; nível de linguagem orientada à aplicação

  1. Sobre Microprograma é CORRETO afirmar que:

Resposta: É um pequeno programa escrito em uma linguagem de “mais baixo nível” e implementado em hardware.

Justificativa: Estabelece o formato e tamanho em bits das instruções, o número de ciclos de clock que cada instrução consome, e o número de instruções presentes no processador, bem como o tamanho em bits e os tipos de dados manipulados pelas instruções. Define por exemplo, se um processador possui uma instrução de divisão, ou se será necessário desenvolver uma rotina com instruções de subtração criada por um programador para realizar uma operação de divisão.

  1. O nível da microarquitetura situa-se logo acima do nível da lógica digital e tem por finalidade:

Resposta: Implementar a camada ISA (Instruction Set Architecture).

Justificativa: Converte as instruções de máquina do nível superior ( nível ISA ) para microinstruções implementadas diretamente no hardware do microprocessador, temos um computador  CISC ( Complex Instruction Set Computer - Computador com um Conjunto Complexo de Instruções ).

  1. Numa máquina estruturada multinível, é o nível essencial para as máquinas CISC (Complex Instruction Set Computer), mas que inexiste nas máquinas RISC (Reduced Instruction Set Computer). Trata-se do nível:

Resposta: Microprogramação

Justificativa: Este nível também define se as instruções em linguagem de máquina são interpretadas como microprogramas ( processadores CISC ), ou se são executadas diretamente pelo hardware ( processadores RISC ).

  1.  Quais são os blocos de um computador de arquitetura Von Neumann?

Resposta: Entrada – Saída – CPU - Memória. Sendo a CPU formada por Unidade Lógica e Aritmética e por Unidade de Controle.

Justificativa: São os blocos de um computador de arquitetura Von Neumann.

  1. Quais os 3 blocos que formam a estrutura interna de qualquer processador?

Resposta: UC, ULA e Registradores

Justificativa: Processador é composta por três partes principais a ULA ( Unidade Lógica e Aritmética ): onde o processamento dos dados ocorre, os registradores da CPU: onde os dados de entrada ( operandos ) ou saída ( resultado ) das operações são armazenados e a UC ( Unidade de Controle ): que gera os sinais que coordenam o funcionamento da CPU.

  1. A Unidade de Lógica e Aritmética ( ULA ) é parte integrante de um processador. Com relação à sua funcionalidade pode-se afirmar que:

Resposta: A ULA implementa um conjunto de operações lógicas e aritméticas, operações essas necessárias à execução das instruções.

Justificativa: Onde o processamento dos dados ocorre

  1. Na arquitetura de computadores, a ULA (Unidade Lógica e Aritmética) é um circuito que se conecta aos registradores para formar um caminho de dados. Em termos de linguagem de máquina multiníveis, a ULA situa-se no nível:

Resposta: Microarquitetura

Justificativa: Corresponde à microarquitetura do processador, que são elementos internos do processador: registradores (que são a memória de alta velocidade interna do processador) e a ULA (unidade lógica aritmética) que é o elemento do processador que realiza operações aritméticas simples.

  1. Modo de Endereçamento é o termo usado para designar o modo como os bits de um campo de endereço são interpretados para se encontrar o operando. O modo no qual a parte da instrução, realmente, contém o operando para utilização imediata, dispensando qualquer outra informação de sua localização, é denominado endereçamento:

Resposta: Imediato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com