TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da Informática Aplicada a Educação

Por:   •  13/12/2017  •  Resenha  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 8

IFBA

MATEMÁTICA

AUTORES:
MAURO SÉRGIO LEITE BRENNEISEN
LUDMILA MENDES NERY

Os Desafios da Informática Aplicada a Educação

SEABRA-BA

2017


MAURO SÉRGIO LEITE BRENNEIEN

                    LUDMILA  MENDES NERY

Os Desafios da Informática Aplicada a Educação

Trabalho inicial de Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal da Bahia, como material da 3ª nota dos trabalhos da 3ª semana.

SEABRA-BA

2017


CAFIERO,Maria Carlota Ferraz

Agonia e Extase – A essacralização dos ÍconesCatólicos na Obra de León Ferrari e Márcia X. Maria Carlota Fenz Cafiero

Monografia de especialização e História da Arte – FAAP – São Paulo, 2007.

1.História da arte 2. Ícones 3.Arte Contemporânea 4. Arte latino-americana


FOLHA DE APROVAÇÃO

MAURO SÉRGIO LEITE BRENNEIEN

                    LUDMILA NERY

Os Desafios da Informática Aplicada a Educação

Trabalho inicial de Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal da Bahia, como material da 3ª nota dos trabalhos da 3ª semana.

Orientador: Prof. Maria

APROVADO EM  _____/_____/_____

2017


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a todos que direta e indiretamente contribuíram para que eu atingisse o grau de conhecimento e o nível escolar que me encontro hoje: em particular aos pais.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus principio universal energia básica que disponibiliza e propõe ao meu espírito as oportunidades de evoluir fornecendo apoio constante dos pais, amigos, parentes, a força de vontade, saúde, alimentação entre outros.


EPÍGRAFE

“Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sozinho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo; criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotadas a ele. A humanidade não está mais sozinha.”

Isaac Asimov.


RESUMO

Este estudo tem como objetivo treinar o alunato a preparar um material acadêmico ao mesmo tempo em que de maneira prática fala da interferência positiva da TI na aprendizagem de uma forma geral cujo  objetivo mor é abordar informações sobre educação e tecnologia, abrangendo suas possibilidades, limites e desafios de inovação.

Para isto é mostrado a evolução da TI no meio acadêmico, como a mesma está funcionando na atualidade e as tendências futurísticas das mesmas tais como aulas dadas pelos robôs ou até mesmo a tendência da fusão do cérebro orgânico com novas tecnologias permitindo ao mesmo receber uma carga de conhecimento. Desta forma mostraremos que a tendência é que o professor seja uma figura obsoleta que um dia existiu na participação na estrutura ensino-aprendizagem.


ABSTRACT

This study aims to train the student to prepare an academic material while at the same time practically speaking of the positive interference of IT in general learning, whose main objective is to approach information about education and technology, covering its possibilities, limits and innovation challenges.

This shows the evolution of IT in academia, how it is working today and its futuristic tendencies such as classes given by robots or even the tendency of fusion of the organic brain with new technologies allowing the same to receive a load of knowledge. In this way we show that the tendency is that the teacher is an obsolete figure that once existed in the participation in the teaching-learning structure


INTRODUÇÃO

Abordaremos sobre este tema em 3 fases distintas: os primórdios da ti na educação no Brasil, a ti na atualidade seus desafios e finalizaremos com a tendência que é a fusão homem e tecnologia e o fim da educação tradicional.

DESENVOLVIMENTO

Sobre os primórdios da ti na educação no Brasil faremos um breve relato de como a mesma se deu e como se deus as implementações mesma no nosso país.

O Brasil deu os primeiros passos no ano de 1971 de acordo com o livro Projeto Educom que pela a primeira vez se discutiu o uso de computadores no ensino de Física em um seminário as entidades responsáveis pelas as primeiras pesquisas foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande  do Sul (UFRGS).

No ano de 1973 , o Núcleo de Tecnologia Educacional para  a Saúde (Nutes) e o Centro Latino-Americano de Tecnologia  Educacional (Clates), dessa mesma universidade, começaram,  no contexto acadêmico, a fazer o uso da informática como tecnologia  educacional voltada para a avaliação formativa e somativa de alunos da matéria de química, utilizando-a para o desenvolvimento de simulações.

No ano de 1975, um grupo de pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), coordenado pelo professor Ubiratan d’Ambrósio, do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências  da Computação, escreveu o documento “Introdução de Computadores nas Escolas de 2o Grau”, financiado pelo acordo do Ministério da Educação (MEC) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mediante convênio com o Programa de Reformulação do Ensino (Premen)–MEC, existente na época.

No fim da década de 70 e inicio da década de 80 novas experiências e novos estudos surgiram destacando um trabalho realizado pelo o Laboratório de  Estudos Cognitivos  LEC e também do Instituto de Psicologia da UFRGS que estuda o potencial de um computador usando a linguagem esses trabalhos foram desenvolvidos dando prioridade as crianças de escolas publicas que apresentavam dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e cálculo, procurando compreender o raciocínio lógico-matemático dessas crianças e as possibilidades de intervenção como forma de promover a aprendizagem autô-intervenção como forma de promover a aprendizagem autônomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com