TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional tecnologias aplicadas a educação

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de educação a Distância

Curso de Pedagogia

1º SEMESTRE

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Camila Gomes da Silva                        R.A: 1693321385

Naama Bezerra Fontes                        R.A: 2833309405

Silvia Leticia Capitani dos Santos        R.A:1693323082

Stefany Caroliny dos Santos Dias         R.A: 1711267148

                         

Polo Zona Norte Sorocaba / SP

22/05/2015

SUMÁRIO

  1. Introdução.......................................................................................................... Página 3
  2. Tabela de Recursos Tecnológicos.......................................................................Página 4
  3. Esperança com Tecnologias para a Educação.....................................................Página 5
  4. Indicação de Conteúdos......................................................................................Página 7
  5. Conclusão............................................................................................................Página 9 Referências Bibliográficas................................................................................Página 10


Introdução

O uso da tecnologia em nossas vidas é irreversível e na educação não é diferente, as salas de aula são invadidas por todos os tipos de tecnologias, com recursos que tanto atraem esta geração de alunos: são celulares, tabletes, notebooks, com redes sociais, salas de bate-papo, blogs, etc ...

Esta é a questão que nos é proposta. Como capacitar os profissionais da educação para estabelecer diálogo entre os meios tecnológicos e o processo de ensino – aprendizagem com seus alunos.

A ONG Esperança recebeu a boa notícia da aprovação de seu projeto “Esperança com Tecnologia para a Educação” e agora precisa aplicar os recursos financeiros que foram disponibilizados em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente.

Foi proposto aos professores fazer a descrição dos recursos tecnológicos necessários para o ensino e aprendizagem de suas crianças e adolescentes, portanto é necessário que eles acompanhem tais inovações oferecendo aos alunos uma formação atualizada e inclusiva.


Tabela de Recursos Tecnológicos

Ambiente/Sala Temática: Sala de Recursos Multifuncionais / Brinquedoteca

Usuários:  5 à 17 anos

Recursos Tecnológicos:

Computadores com Wi-fi

Justificativa e estratégia de uso:

Utilizado para trabalhar jogos online, Softwares educativos, e Wi-fi disponível para pesquisa do docente

Objetivos:

Trabalhar a habilidade e afinidade dos alunos com o computador, aprender a trabalhar com o colega de sala, e trabalhar a disciplina com esse aluno

Aplicação das Tecnologias Assistivas:

Para jogos educativos online

 

 

Recursos Tecnológicos:

Televisão com aparelho de dvd

Justificativa e estratégia de uso:

Aparelho que permite assistir programas e historias educativas

Objetivos:

Prender a atenção do aluno no programa e nas histórias, trabalhando a interpretação do aluno sobre o assusto abordado

Aplicação das Tecnologias Assistivas:

Assistir filmes educativos.

 

 

Recursos Tecnológicos:

Data show

Justificativa e estratégia de uso:

Permite apresentação de aulas, e conteúdos

Objetivos:

Apresentar assuntos relacionados aos conteúdos explorados em sala de aula, tornando esse conteúdo mais interessante para o aluno.

Aplicação das Tecnologias Assistivas:

Apresentar conteúdos

 

 

Recursos Tecnológicos:

Xbox

Justificativa e estratégia de uso:

Aparelho utilizado para jogos interativos em 3D.

Objetivos:

Utilizar para aula de dança, brincadeiras educativas e até em exercícios físicos direcionados a faixa etária dos alunos.

Aplicação das Tecnologias Assistivas:

Para trabalhar jogos educativos.

 

 

Recursos Tecnológicos:

VoxTable

Justificativa e estratégia de uso:

Vocalizador onde a voz é ativada pelo contado de uma caneta sobre o símbolo impresso

Objetivos:

Permite fazer perguntas, esclarecer dúvidas, expressar sentimentos e necessidades, responder avaliações, escolher atividades, participar de apresentações e teatro etc.

Aplicação das Tecnologias Assistivas:

Pessoas com limitação
ou impedimento da
comunicação oral e que poderão comunicar mensagens posicionando uma caneta ponteiro sobre
os símbolos graváveis

Esperança com tecnologias para a Educação

 Os Alunos da Ong Esperança fazem parte de uma parcela da sociedade localizada na periferia do Estado e sofrem as consequências da ineficiência do Governo no atendimento as necessidades básicas da população. A Ong atua na área da educação e desenvolve projetos com objetivo de garantir um local seguro para prática de esportes, atividades lúdicas, reforço escolar, oficina de artesanato e cursos profissionalizantes após o horário escolar, procurando assim melhorar a educação e a qualidade de vida de crianças e adolescentes, neste contexto criará oportunidade de uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.        O aluno da Ong não tem acesso as tecnologias pois o espaço destinado para a aplicação não dispõe de recursos atualizados e não são eficientes em número de equipamentos para atender todos alunos.  Há uma sede por novas formas de se obter conhecimento, e o Projeto Esperança com tecnologias voltadas a educação permite isso, dando um novo ânimo aos alunos que se veem rodeados por tecnologias, mas que não são tão acessíveis a eles.
Deve se pensar na inclusão de novas tecnologias, e treinamentos para os professores se capacitarem pois, m
uitas vezes o conteúdo em que as crianças  e adolescentes acessam não contribuem para seu aprendizado e desenvolvimento.
Estamos vivendo um importantíssimo momento no que diz a respeito da educação de crianças e adolescentes, a procura de um caminho na busca de uma definição do seu lugar na sociedade, para que se tornem capazes de exercer sua cidadania precisam dar continuidade a seus estudos e também estar inseridos em um mercado de trabalho que exige conhecimentos no que se refere a utilização de certos equipamentos e surgimento de novas funções, com a preparação adequada haverá uma diminuição das diferenças e desigualdades sociais. O uso dessas tecnologias ganha cada vez mais espaço na educação, levantando questões sobre os pontos positivos ou negativos, e a utilização em cada faixa etária.
Na pratica, pouco se faz para mostrar aos educadores, quais caminhos são melhores para utilizar essa tecnologia com crianças e adolescentes.
Mas devemos tratar a tecnologia como um processo de adaptação a ser desenvolvido, e incorporado em todas as etapas do ensino.
A partir disso, a tecnologia torna-se instrumento a serviço da educação.
As tecnologias aplicadas a educação infantil podem transformar o aprendizado do aluno. 
Hoje já está mais acessível a todos essas tecnologias, não podemos ignorá-la, uma hora ou outra seremos forçados a lidar com ela, pois o avanço tecnológico nos rodeia por todos os lados, não só nas escolas, mas também em equipamentos usados em casas, indústrias, empresas, lojas, escritórios, bancos e hospitais. 
Escolas públicas já contam com telões, retroprojetores e, mais recentemente, tablets , e não é justo negar aos nossos jovens a oportunidades de contato com essas
tecnologias, pois o custo disso é cada vez menor. 
À medida que a nova cultura de comunicação vai sendo incorporada à vida escolar, uma série de procedimentos de rotina se altera para melhor, assim como outros surgem, como a interação entre famílias, escolas, etc... 
A troca entre estudantes, de orientações e sugestões de trabalho, facilitando a comunicação entre escolas de diversas regiões, inserindo a escola em uma inevitável transformação.
As redes de apoio a crianças e adolescentes. E a escola deve ser um contraponto real ao mundo virtual, promovendo aulas participativas, projetos sociais, grupos teatrais, hortas coletivas e campeonatos esportivos, além de manter seus laboratórios sempre abertos. 
Nem tudo é possível ao mesmo tempo, mas em cada atividade as tecnologias estarão a serviço da vida escolar, que, sem ser sua refém, se beneficia delas. 
A grande revolução que a tecnologia promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. 
Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. Seria impensável, isso sim, ignorar a onda tecnológica que nos alcança. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com