TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA - PROCESSADORES AMD

Por:   •  19/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NOVA CRUZ

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

RELATÓRIO DE PESQUISA - PROCESSADORES AMD

Nova Cruz -

Novembro 2019

DENILSON FELISBERTO DE MEDEIROS

LUANA SAMARA RODRIGUES ALVES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

RELATÓRIO DE PESQUISA - PROCESSADORES AMD

Professor(a): Francisco Ary Alves De Souza

Nova Cruz -

Outubro 2019

Introdução

Este trabalho tem como objetivo reunir informações sobre os processadores da AMD, empresa norte-americana da área tecnológica, especializada na produção de circuitos integrados (processadores e placas de vídeo).

Processadores AMD

O primeiro processador da AMD foi uma cópia perfeita do Intel 8080 que era uma tecnologia que antecede a x86. Durante o início da história da fabricante a “estratégia” para fabricação de seus primeiros processadores era a engenharia reversa, aplicada aos processadores lançados por sua concorrente Intel. De cada novo modelo lançado pela rival, surgiam versões feitas a partir delas pela AMD. Dentre as primeiras versões temos o Am286 que era idêntico ao Intel 80286; o Am386, idêntico ao 80386, e assim por diante, mas isso pendurou só até certo momento.

O primeiro modelo a se tornar campeão de vendas foi o Am386 (réplica do 80386 da Intel) lançado em 1991, milhões de unidades foram vendidas, pois se tornou um ótimo custo benefício comparado ao da rival, que era ligeiramente um pouco mais poderoso, e também mais caro.

Este e mais dois modelos (Am486 e Am5x86) lançados na mesma década foram todos desenvolvidos através da engenharia reversa, o que acabou se tornando inviável ao passar do tempo. Mas a fabricante resolveu então se inovar e abandonar o modo antigo, dando origem ao AMD K5, criado completamente com os esforços da fabricante norte-americana.

Listagem dos processadores AMD

Após essa nova fase da empresa, ela lançou a linha K, referência à palavra “Kryptonite” (acreditasse que faz referência a fraqueza do superman). Nessa linha totalmente nova, e de fato criada pela AMD, contou com algumas versões derivadas de seu primogênito K5.

São elas:

K5

O K5 foi a primeira aquisição própria da AMD. Lançado em 1996, o K5 foi criado baseado na arquitetura x86, contava com um total de 4.300.000 milhões de transistores, operava numa frequência máxima de 116 MHz e tinha registro de CPU e BUS externa com 32 bits de tamanho. Na época era competidor da primeira versão do Pentium da Intel. Sua superioridade em relação ao Pentium era reconhecida, mas não contava com instruções MMX lançadas junto com seu concorrente. Esteve disponível em clock de 75 a 133 MHz.

K6

O segundo da linha K foi o K6, que veio no ano de 1997 com a compra da empresa de chips NexGen, trazendo com ela o direitos de fabricação dos processadores x86. Seu número de transistores praticamente dobrou para 8.800.000 milhões, tornando sua frequência máxima em torno dos 300 MHz, mas preservando seu registro de CPU e BUS externa com 32 bits de tamanho como no anterior. Sua produção se deu em conjunto com os projetistas contratados da NexGen, tornando possível seu lançamento em 1997. Outro fato foi que seu lançamento foi para competir com outro recém lançado processador da Intel, o Pentium II. O K6 se deu muito bem, pois tinha compatibilidade com os sockets da Intel, mas a um preço bem convidativo. Seu sucesso foi tão grande que fez com que a AMD ganhasse o peso necessário para se tornar a concorrente da Intel, pois a maioria dos computadores vinham com o socket-7, o popular da intel e compativel com o K6 da AMD.

K6-2

Lançado em 1998 o AMD K6-2, continha um total de 9.200.000 milhões de transistores, 1 milhão a mais que o K6, a frequência máxima era de 550 MHz, mas seu tamanho de registro da CPU e BUS externa continuava o mesmo. Sua aceitação pelos já fãs do K6 foi muito alta pelo mercado de consumidores. Ele também foi lançado com o intuito de competir com o Pentium II, e foi o primeiro da fabricante a portar a tecnologia SIMD (Single Instruction, Multiple Data ou Instrução única, vários dados), que posteriormente foi batizada de 3DNow! pela AMD. Ela prometia um aumento no desempenho do processador, mas não obteve êxito.

O ATHLONS

O Athlon e seus sucessores surgiram no período em que a empresa quis dar novos nomes aos seu novos a sua 7ª geração de processadores, a fim de torná los comercialmente mais atrativos. A “era dos nomes chiques” como foi chamada, inaugurou Athlon em 1999. Mais tarde em 2001 o Athlon XP foi lançado. Os dois acabam ganhando dos processadores Intel em desempenho, sendo primeiro processador na história a ter um clock chegar a casa dos Gigahertz. Para ser exato o modelo AMD Athlon Thunderbird com 37.000.000 milhões de resistores e frequência máxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com