TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Redes

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

OSASCO

Letícia Leite da Silva

RA 1400013573

TRABALHO DE REDES

OSASCO

2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL

OSASCO

Letícia Leite da Silva

RA 1400013573

TRABALHO DE REDES

Trabalho apresentado à disciplina de Redes de Comunicação de Dados do Curso Técnico de Informática da Faculdade Anhanguera como requisito parcial para avaliação bimestral.

Professora: Rita

OSASCO

2015

SUMÁRIO

Conteúdo

Introdução        

Redes de Comunicação e Computadores        


Figura 1. Modelo Genérico de Comunicação        


Introdução


Redes de Comunicação e Computadores

É um sistema em que um conjunto de dispositivos, enlace de comunicação e pacotes de software permitem que pessoas e equipamentos possam trocar informações.

O primeiro meio de comunicação desenvolvido foi o telegrafo Morse em 1830 por Samuel Morse. Em 1876 Graham Bell realizou a primeira ligação utilizando um sistema ponto a ponto através de um sistema de linhas telefônicas. Mas esse sistema de comunicação ponto a ponto foi melhorado ainda no século XIX, empregando linhas comutadas por operadores humanos. Nos anos 90, houve o surgimento de dispositivos comutados eletromagneticamente, no qual não havia necessidade de intervenção de operadores humanos. Já no século XX, os ambientes de redes de comunicação utilizavam estações de comutação computadorizadas.

Como funciona

[pic 1]

Figura 1. Modelo Genérico de Comunicação


História da Internet

A Internet teve inicio no final dos anos 60, momento em que o mundo estava dividido entre EUA e URSS, um marco histórico chamado Guerra Fria. E devido uma iniciativa do Departamento de Defesa americano, que tinha a ambição de fazer com que houvesse uma descentralização das informações no Pentágono. Então, o pesquisador Paulo Baran criou um conjunto que teria como base um sistema descentralizado para evitar que possíveis ataques causassem a perda irrecuperável de arquivos do governo dos EUA. Para criar esse sistema ele cogitou uma rede tecida como “teia de aranha” (em inglês, web) na qual os dados se moveriam buscando o melhor percurso possível, podendo aguardar, caso o caminho estivesse bloqueado.  Nesse sistema chamado packet switching (troca de pacotes), as informações são fragmentadas em pequenos pacotes que contêm parte dos dados, os endereços de destinatários e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. Naquela época era uma forma de codificação, para garantir a segurança do país, que estava atento em se proteger de possíveis ataques soviéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (355.5 Kb)   docx (886.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com