TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os desafios encontrados na execução dos eventos ágeis

Por:   •  10/9/2019  •  Artigo  •  7.738 Palavras (31 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 31

FACULDADE IETEC

Agnaldo Luiz Domingos Caldeira

Rodrigo Camini

Thiago Alves Diniz Anastácio

Wladimir Inácio Silva Junior

OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EXECUÇÃO DOS EVENTOS SCRUM EM UMA ORGANIZAÇÃO DESENVOLVEDORA DE SOFTWARE

Belo Horizonte

2018

Agnaldo Luiz Domingos Caldeira

Rodrigo Camini

Thiago Alves Diniz Anastácio

Wladimir Inácio Silva Junior

OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EXECUÇÃO DOS EVENTOS SCRUM EM UMA ORGANIZAÇÃO DESENVOLVEDORA DE SOFTWARE

Trabalho de conclusão de aperfeiçoamento apresentado ao Curso Métodos Ágeis e Práticas DevOps da Faculdade Ietec, turma nº 02, como requisito parcial à obtenção do título de Aperfeiçoamento em Métodos Ágeis e Práticas DevOps.

Orientador: Prof. Dr. Fernando H. Zaidan

Belo Horizonte

2018

RESUMO

O uso de metodologias ágeis para desenvolvimento de software ganha cada vez mais espaço em empresas desenvolvedoras de sistemas ou até mesmo startups, isso por que cada vez mais o mercado pede prazos mais precisos e entregas que gerem algum valor para o cliente, ou seja, qualquer parte do seu produto final que seja utilizável. Metodologias ágeis podem proporcionar além de pequenas entregas, que a comunicação entre cliente e empresa sejam mais transparentes e os processos de criação de desenvolvimento para o produto final seja mais colaborativo e não mais responsabilidade de um único indivíduo e sim de todo o time inclusive os stakeholder’s. Porém é percebido que mesmo com essas boas práticas o processo para implantação da metodologia ágil em uma empresa que já está enraizada em culturas tradicionais nem sempre é simples. O objetivo deste estudo é apresentar alternativas para empresas em relação ao uso dos eventos scrum, tais como Sprint planning, Sprint review, Sprint Retrospective e Dailly Sprint com suas principais dúvidas ou dificuldades no seu dia a dia. Uma vez que a utilização correta dessas cerimonias aumentam mais as chances de sucesso para entrega do produto, atingindo níveis de maturidade que comprovem a força do time. Através de uma pesquisa qualitativa in-loco feitas ao time de desenvolvimento sobre suas maiores dificuldades relacionadas aos eventos scrum conseguimos obter resultados significativos tais como; dificuldade em entender conceitos scrum e aplica-los na prática, conhecimentos superficiais sobre seus processos e dúvidas desde simples até mais complexas e através delas encontramos alternativas de como supera-las e aplica-las da melhor forma. Empresas de software que estão migrando para métodos ágeis já possuem culturas internas próprias que garantem a relação com seu cliente, porém seguir os conceitos scrum principalmente se tratando de suas metodologias e processos torna a experiência mais rica e eficaz, principalmente se tratando de seus eventos.

 

Palavras-chave: Métodos ágeis. Scrum. Eventos.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Questão de pesquisa        6

1.2        Objetivos        6

1.2.1        Objetivo geral        6

1.2.2        Objetivos específicos        6

1.3        Justificativa        7

1.4        Estrutura do trabalho        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

2.1        Metodologia Ágil        8

2.2        Scrum        9

2.2.1        O Time Scrum        10

2.2.2        Eventos Scrum        11

3        METODOLOGIA        15

4        LEVANTAMENTO DE DADOS        16

5        DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        19

6        CONCLUSÃO        30

REFERÊNCIAS        31

  1. INTRODUÇÃO

Sistemas de software cada vez mais se tornam parte do nosso dia a dia, seja ele para atender um pequeno fluxo de caixa de uma padaria da esquina ou até mesmo atender grandes fabricantes de carros com uso de um software automatizado mais inteligente. Esta alta demanda tem forçado as empresas de softwares a desenvolverem sistemas não só com qualidade e que atenda às necessidades do cliente, mas que também ele esteja mais próximo durante todo seu desenvolvimento. Onde ele possa acompanhar de perto toda evolução do seu produto e facilitar a comunicação quando houver alguma necessidade de mudança, fazendo assim com que as organizações estejam sempre preparadas para lhe dar com as mudanças de mercado.

Com essa eminente mudança, empresas de software estão começando a adotar uma metodologia capaz de trazer qualidade para os produtos, comunicação direta com o cliente somado a pequenas entregas de valor para seu negócio, fazendo com que ele sempre tenha parte do seu produto em mãos para desempenhar suas atividades. Essa nova cultura no qual chamamos de metodologia ágil, vem crescendo e apoiando várias empresas desenvolvedoras a construírem software cada vez mais com o perfil do cliente e conforme desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (525.1 Kb)   docx (688.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com