TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Para Prevenir Eventos Adversos e Garantir a Segurança do Paciente no Centro Cirúrgico: Revisão Integrativa

Por:   •  1/1/2020  •  Artigo  •  7.852 Palavras (32 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 32

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Curso de Especialização de Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC), Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e Centro De Material e Esterilização (CME).[pic 1]

Desafios para Prevenir Eventos Adversos e Garantir a Segurança do Paciente no Centro Cirúrgico: Revisão Integrativa

Rita Oliveira Souza* 

Orientadora: Ridalva Dias Martins Felzemburgh**

Resumo: Atualmente falar em segurança do paciente tornou-se universal, exigindo de todos uma linguagem clara que possa ser acordada mundialmente, que consiga auxiliar dentro do processo para facilitar uma comunicação efetiva em todos os níveis da saúde. Objetivo: identificar na literatura científica os desafios para evitar os Eventos Adversos (EA) e promover a segurança do paciente no centro cirúrgico. Métodos: tratou-se de uma revisão bibliográfica, do tipo integrativo descritivo com abordagem qualitativa de revisões de literatura relacionadas ao tema proposto. Resultados: Foram selecionados 15 artigos e após leitura exaustiva, emergiram as seguintes categorias: identificar e intervir nas causas mais frequente que induz ao erro; revisar o processo de trabalho da equipe de enfermagem para prevenir os erros e garantir o cuidado em relação á segurança do paciente; elaboração e implementação de políticas organizacionais focadas no estímulo à notificação de eventos e na implementação de medidas que direcionem para uma cultura organizacional não punitiva; operacionalizar o uso do checklist torna-se viável para garantir cirurgias seguras. Discussão: de acordo com autores consultados todas as categorias que emergiram deixam claras as causas mais frequente que induz ao erro, sendo preciso revisar o processo de trabalho da equipe com politicas organizacionais e operacionalizar o uso de protocolos. Conclusão: Diante deste contexto fica evidente que cada etapa envolve processos e pessoas, sendo o tema segurança do paciente uma prática atual em toda a esfera global. O que torna crescente o número de publicações em várias regiões brasileiras. Porém, faz-se necessário ampliar o número de publicações nessa temática nas regiões norte e nordeste do nosso país, desta maneira será possível levantar evidências que possam nortear na prática assistencial voltada às reais demandas de cada contexto.

DESCRITORES: Segurança do Paciente; Centro Cirúrgico; Eventos Adversos;

Salvador Bahia 2016.

ABSTRACT

Summary: Currently speaking about patient safety has become universal, requiring clear language that can be agreed upon worldwide, that can assist in the process to facilitate effective communication at all levels of health. Objective: to identify in the scientific literature the challenges to avoid Adverse Events (AD) and to promote patient safety in the surgical center. Methods: This was a bibliographical review, of the descriptive integrative type with qualitative approach of literature reviews related to the proposed theme. Results: 15 articles were selected and after exhaustive reading, the following categories emerged: identify and intervene in the most frequent causes that induces the error; review the work process of the nursing team to prevent errors and ensure care regarding patient safety; elaboration and implementation of organizational policies focused on stimulating the notification of events and implementing measures that lead to a non-punitive organizational culture; operationalizing the use of the checklist becomes feasible to ensure safe surgeries. Discursion: according to authors consulted, all the categories that emerged make clear the most frequent causes that induce the error, being necessary to review the work process of the team with organizational policies and operationalize the use of protocols. Conclusion: Given this context, it is evident that each stage involves processes and people, with patient safety being a current practice in the global sphere. This increases the number of publications in several Brazilian regions. However, it is necessary to increase the number of publications in this area in the north and northeast of our country, in this way it will be possible to raise evidence that may guide the practice of care directed to the real demands of each context.

KEY WORDS: Patient Safety; Surgery Center; Adverse events;

.

INTRODUÇÃO

Atualmente falar em segurança do paciente tornou-se universal, exigindo de todos uma linguagem clara que possa ser acordada mundialmente, que consiga auxiliar dentro do processo para facilitar uma comunicação efetiva em todos os níveis da saúde. De acordo com relatos de Françolin (2015), no Brasil, estudos recentes mostram que a incidência de eventos adversos (EA), é bastante alta, “Sendo a ocorrência desse tipo de episódio no país de 7,6%, dos quais 66% podem ser evitáveis”. Sabe-se que a segurança do paciente é focada em termos chaves, sendo o termo principal: “Paciente” que é a pessoa que recebe cuidados ou assistência de saúde, enquanto “Segurança” é a redução, a um mínimo aceitável de risco ou danos desnecessários.

 Segundos relatos da ANVISA (2013), há algumas décadas trabalham-se com o propósito de aumentar as ações de segurança e qualidade nos serviços de saúde, aperfeiçoando o uso seguro de tecnologia em saúde, para garantir práticas de cuidados estáveis com integração e articulação das equipes de saúde tudo voltado para a segurança do paciente e como evitar os eventos adversos (EA) no decorrer de cada assistência prestada a esses indivíduos.

Para trabalhar com a segurança do paciente visando ampliação das ações e qualidades nos serviços de saúde a ANVISA, publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 63 em 11/2011, que dispõem sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamentos (BPF), para os serviços de saúde, com definições padrões para esses serviços de saúde, centrados na redução e controle de riscos aos clientes na gestão e atenção humanizada (Hinrichsen, 2011).

Pensando nessas ações para garantir cada vez mais a segurança dos usuários o Ministério da Saúde (MS), por meio da publicação da Portaria nº 529, de 04/2013, lança o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), sendo a “redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado á saúde”.  O PNSP visa em particular evitar e monitorar para reduzir episódios de eventos adversos (E As) nas assistências prestadas aos clientes (Bernardes, 2013).

O intuito deste programa é proporcionar avanço em tudo que diz respeito à segurança do paciente com a qualidade dos serviços de saúde do país. Além das medidas do PNSP a ANVISA 2013, publicou a RDC nº 36 em 07/2013, que vem destacando a obrigatoriedade de constituição do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), para os serviços de saúde, sendo seu papel principal a prevenção e controle dos eventos adversos nos serviços de saúde. O objetivo deste programa é trabalhar com a implantação de ações e medidas voltadas para a segurança dos clientes nos serviços de saúde em diferentes áreas de atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59 Kb)   pdf (347.5 Kb)   docx (278.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com