TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA ENTOMOLOGIA FORENSE NO BRASIL E OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A RESOLUÇÃO DE CRIMES

Por:   •  24/6/2019  •  Artigo  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIENCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS CERES

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FRANCIELLE RAMOS DA SILVA

EVOLUÇÃO DA ENTOMOLOGIA FORENSE NO BRASIL E OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A RESOLUÇÃO DE CRIMES

CERES – GO

2019


FRANCIELLE RAMOS DA SILVA

EVOLUÇÃO DA ENTOMOLOGIA FORENSE NO BRASIL E OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A RESOLUÇÃO DE CRIMES

Projeto apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, como requisito para a conclusão da disciplina de Metodologia Científica sob orientação da Profa. Dra. Heloisa Baleroni Rodrigues de Godoy.  

CERES – GO

2019

RESUMO

A entomologia forense é uma das principais áreas atuantes para a resolução de crimes, é o estudo de insetos relacionados a procedimentos judiciais. Através desses estudos sabe se como, onde, e quando uma pessoa foi morta, assim como também ajudam na apreensão de drogas ilícitas, e vários outros casos judiciais.

O principal objetivo desse artigo é mostrar a evolução da entomologia forense no Brasil e pontuar os principais obstáculos que o pais tem enfrentado quanto a solução de crimes, já que a taxa de percentual brasileiro é muito inferior em reação aos países desenvolvidos.

PALAVRAS CHAVE: Brasil; Entomologia; Recursos; Forense; Insetos;

ABSTRACT

Forensic entomology is one of the main areas of action for a resolution of crimes, is the study of insects related to a judicial process. Through these studies knows how to,

where and when, one person was killed as well as aid in the seizure of illicit drugs, and several other court cases. The main objective of this article is to show the evolution of forensic entomology in Brazil and to point out the main obstacles that the country has faced regarding the solution of crimes since the Brazilian percentage rate is much lower in reaction to the developed countries.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO–PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA ...................................4
  2. OBJETIVOS ............................................................................................................5

2.1 GERAL ..............................................................................................................

2.2 ESPECÍFICOS ..................................................................................................

 

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA ............................................................................6

 

  1. CONCLUSAO ..........................................................................................................8

  1. CRONOGRAMA.......................................................................................................9

 

REFERÊNCIAS .........................................................................................................10


INTRODUÇÃO

Entende-se por Entomologia Forense a ciência aplicada ao estudo de insetos, ácaros e outros artrópodes em procedimentos judiciais, associando os insetos ao cadáver humano para determinar a data da morte e, se possível, deduzir as circunstâncias que cercaram o fato antes do ocorrido ou que se seguiram depois deste. Esse tipo de aplicação com insetos já é utilizado há muito tempo, “desde o século X, os chineses já usam a presença de moscas e outros insetos como parte de suas investigações” (Cheng, 1890; citado em Greenberg e Kunich, 2002).

Nos dias de hoje já se tem dados suficientes para resolução de crimes e supostos criminosos, isso graças a ciência e suas tecnologias. Em seu artigo Oliveira-Costa e Dias (2008) pontuou a importância das parcerias com universidades que dispõem de pesquisadores e especialistas voltados para a produção de soluções na área de segurança:

Não se pode separar ciência e polícia, as mesmas se comparam com as faces de uma moeda. A ciência está inteiramente ligada a criminalística, até porque o crime está cada vez mais sofisticado, portanto os procedimentos necessitam de serem mais complexos (COSTA, Janyra Oliveira, 2008).

No entanto a área entomológica apesar das constantes pesquisas é uma das menos exploradas em comparação as demais áreas de investigação criminal, com isso surgiu a necessidade de se questionar o porquê do Brasil estar tão abaixo em relação as pesquisas direcionadas a resolução de crimes, e o que se pode esperar para o melhoramento dos mesmos.


OBJETIVOS

.  

3.1 GERAL  

 

A pesquisa tem como objetivo geral analisar a evolução da entomologia forense brasileira, visando pontuar os principais desafios encontrados no avanço das técnicas utilizadas pelos peritos criminais no Brasil.

3.2 ESPECÍFICOS  

  • Verificar a evolução da entomologia forense brasileira;
  • Identificar quais os obstáculos encontrados para a resolução dos crimes;
  • Identificar os insetos mais utilizados na entomologia forense;
  • Identificar os motivos que limitam o Brasil na resolução de crimes hediondos;
  • Discorrer sobre os investimentos na área entomológica forense brasileira.

REVISÃO DE LITERATURA

        Os estudos voltados a insetos para solução de crimes no Brasil iniciaram-se por volta de 1908, quando os médicos Edgard Roquette Pinto e Oscar Freire, registraram uma grande quantidade de insetos necrófagos na mata atlântica. Antes disso, o assunto foi tratado em apenas um livro foi publicado pelo autor Jean Pierre Mégnin (1894) que chamou a atenção para desenvolverem métodos de preservação em várias regiões do Brasil.

A entomologia vem ao longo dos anos se desenvolvendo graças aos constantes estudos de insetos da ordem díptera e coleóptera, notoriamente outros insetos também são importantes a esta área de pesquisa, porem as moscas e os besouros tem extrema relevância nos casos envolvendo mortes (PUJOL-LUZ, José Roberto. 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com