TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA PARQUES URBANOS

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA PARQUES URBANOS

2019

UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA PARQUES URBANOS


CURSO: ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
1º BIMESTRE

2019

Resumo

O proposito desse projeto será a introdução de um sistema de totens informativos espalhados em parques, para que o mesmo sirva de apoio aos usuários facilitando sua experiência e mobilidade pelo ambiente da melhor maneira possível, através de opções lógica e intuitivas que estarão a sua disposição por meio de escolhas em tela e mapas interativos, controlados por um sistema operacional confiável e estável, aberto a empresas publicas e privadas. Destaca-se ainda a ideia de sustentabilidade por meio da escolha de energia limpa. O estudo conta com informações e dados estatísticos, sobre o tamanho de áreas verdes e parques para a utilização de tal sistema.

Palavras chave: Totem, Energia Solar, Sistemas de informação


                                Abstract

The purpose of this project will be the introduction of a system of informative totems spread in parks, so that it serves as a support to users facilitating their experience and mobility by the environment in the best possible way, through logical and intuitive options that will be at your disposal by on-screen choices and interactive maps, controlled by a reliable and stable operating system, open to public and private companies. It also highlights the idea of ​​sustainability through the choice of clean energy. The study has information and statistical data on the size of green areas and parks for the use of such a system.

Keywords: totem, solar energy, Information systems


Sumário

Introdução        1

Sobre os Parques Urbanos        1

Sistemas de Totens        4

Introdução ao Container        4

Totens informativos        Erro! Indicador não definido.

Sistema Android        9

Conclusão        12

Referencias        13


  1. Introdução

A temática deste projeto está centrada em como o mobiliário urbano e sua tecnologia embarcada pode aprimorar a utilização do espaço público e turístico, através da apresentação de experiências tecnológicas interativas aos usuários dos parques. O incentivo e a existência de espaços públicos abertos nas cidades permitem cada vez mais a interação entre as pessoas e a integração entre natureza e a urbanidade construída, fornecendo espaço físico para atividades culturais e de lazer.

2    Sobre os Parques Urbanos

Partindo dessa premissa, torna-se necessário compreender as mudanças impostas pelas atuais tecnologias, presentes no cenário contemporâneo. As tecnologias hoje, deixam as residências e passam a estar embutidas nas calçadas, ruas e praças, contribuindo para a organização da vida cotidiana em áreas urbanas e espaços públicos, bem como para a descoberta de novas práticas, ações e melhor qualidade de imersão em diversas interações para o desenvolvimento sustentável.

Este trabalho aborda ainda, os parques urbanos, enquanto ambiente construído e capaz de equilibrar as necessidades das relações sociais em cidades densamente povoadas, assim como aspectos relevantes do espaço público para a sociedade, considerando a importância destas áreas, bem como de projetos que sejam capazes de dialogar com as necessidades do homem para com a natureza causando o mínimo de impacto ambiental possível, em contrapartida ao melhor aproveitamento desses espaços tanto em informação, interatividade e principalmente sustentabilidade. O tamanho de espaços disponíveis no Brasil, para tal utilização, é demonstrado utilizando-se as principais capitais do país como amostra, conforme quadro abaixo.

[pic 1]https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/default_censo_2000.shtm                

Ainda sobre os parques, qual seria a porcentagem de pessoas que tem conhecimento sobre os mesmos em sua cidade?

[pic 2]Base: 815 – total da amostra. Fonte: Instituto Semeia - Parques do Brasil - Percepções da População - Abril 2018 - Quais os parques urbanos que você conhece? Por favor, anote os nomes dos parques que conhece mesmo que seja só de ouvir falar. Anote o nome do parque e o estado.

Como proporcionar uma melhor experiência e interatividade do usuário que mesmo com conhecimento dos parques, não os frequenta?

Sendo observada a quantidade de parques, as áreas disponíveis para atividades ao ar livre, quais seriam as barreiras negativas para a não utilização de tais espaços?

Em pesquisa realizada pela Organização Semeia, as respostas foram:[pic 3]

Base: 469 – não costumam frequentar parques urbanos (57% do total). Fonte: Parques do Brasil - Percepções da População - Abril 2018 - Por qual razão você não costuma frequentar muito parques urbanos? Escolha as afirmações que melhor explicam a razão pela qual você não frequenta muito parques desse tipo. 

E aos que se utilizam, qual a frequência de uso? [pic 4]Base: 815 – total da amostra – Fonte: Parques do Brasil - Percepções da População - Abril 2018– Com que frequência você costuma frequentar parques urbanos?

       3  Sistema de Totens

Baseado nos dados colhidos e ressaltando-se as afirmações que estariam ao alcance dos gestores, tanto publico quanto privado, para melhorar a experiência da interação e aumentar a procura do publico pelos parques urbanos, a ideia do projeto em questão seria a implantação de containers autossustentáveis, eletricamente independentes da rede de energia do parque, oferecendo em seu interior acesso à totens interativos, tais estruturas ficariam estrategicamente instalados em pontos principais dos parques, de forma que o acesso e reconhecimento visual do mesmo, seja facilitador de seu uso. Tais equipamentos auxiliariam e aumentariam a relação dos usuários com o espaço em si, proporcionando assim uma imersão mais completa e ilustrativa sobre o que o ambiente pode oferecer, de maneira pratica rápida e intuitiva. Não fornecendo apenas informações básicas, mas opções de condições climáticas locais, conhecimentos sobre pontos de destaque enaltecendo atrações de fauna e flora que circundam o parque, programação atualizada dos eventos culturais, ambientes gastronômicos, academias ao ar livre, informações sobre segurança, pontos de coleta seletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (893.6 Kb)   docx (885.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com