TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III BIBLIOTECA

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Polo Guará

2019

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

                                                                          JAMES MAISSON CHAVES LIMA

                                                 RA(s):    1977881

                                                                          Curso: Redes de Computadores

                                          Semestre: 1°

Polo Guará

 2019

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a criação de uma biblioteca comunitária, onde serão mostrados os passos necessários para criação da mesma. A biblioteca comunitária será instalada em uma comunidade carente, com o objetivo de provê acesso ao livro, literaturas e práticas de leitura.


Abstract

The present work aims to show the creation of a community library, where the necessary steps will be shown to create it. The Community library will be installed in a needy community, with the aim of providing access to the book, Literatures and Reading practices.


Sumário

1        INTRODUÇÃO        5

2        ÉTICA EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM        6

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Bibliotecas comunitárias são lugares físicos iniciados, desenvolvidos e mantidos por pessoas comuns que são constituídas por livros doados pela população. Essas bibliotecas dispõem de uma vasta lista de obras com o intuito de gerar mais informação e conhecimento às comunidades. Esses lugares físicos de distribuição e movimento de informação, através da leitura, ajudam os cidadãos a se desenvolverem, melhorando assim a convivência na comunidade.

Formular uma Biblioteca para a comunidade é moldar uma forma de prestigiar a respectiva população, que tendo acesso à informação é um meio para a diminuição das desigualdades sociais e melhorar a inclusão social. As bibliotecas comunitárias se encontram em regiões, povoados e bairros dos subúrbios das grandes cidades e tem o intuito de munir com muita informação, recreação e cultura das famílias ali presentes.

A implementação de bibliotecas comunitárias necessita de algumas condições para seu funcionamento. O primeiro de tudo é o porquê de se criar um espaço público de informação ali naquele local. O objetivo das bibliotecas comunitárias é incentivar a pratica de leitura, diminuição da desarmonia de obtenção da informação, oferecer meios de informação e dialogo de qualidade, colaborar para educação de jovens, adultos e crianças.

A circunstância para uma biblioteca comunitária funcionar é encontrar um lugar para os encontros das pessoas que irão usufruir da biblioteca.  Também é fundamental ter aparelhos para constituir o ambiente das bibliotecas, como pcs, estantes, cadeiras e mesas. Um requisito importantíssimo para uma biblioteca comunitária funcionar é um acervo. Uma coleção de material intelectual que varia muito, que vai desde livros, que são os mais usados, até apostilas, revistas, documentos sobre uma cidade etc.

Outra coisa importante é que uma biblioteca comunitária necessita de cidadãos que queiram trabalhar por um propósito. Este grupo é formado principalmente por pessoas da própria comunidade onde estão localizadas as bibliotecas. São pessoas que querem trabalhar voluntariamente, com o objetivo de mudar o ambiente que eles estão inseridos, o tornando acolhedor, educativo e didático.

  1. ÉTICA EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Mas para que tudo isso ocorra bem, essas pessoas voluntárias vão ter que seguir os princípios da ética que é fundamental para uma biblioteca comunitária. Os voluntários terão que se esforçar ao máximo para poder conseguir manter a biblioteca em ordem, que vai desde ao entrar, procurar um livro, sentar-se e sair da biblioteca sem incomodar os outros.

Como se trata de uma biblioteca onde todos da comunidade poderão frequentar, não poderá haver restrição de acesso, todos terão acesso livre, independente de gênero, religião, cultura, ideias políticas etc.

Outra coisa importante será o respeito a neutralidade de informação e a livre circulação de ideias, qualquer pessoa vai poder escolher o que quiser para absorver informação, pois na biblioteca contém um acervo gigantesco, com diferentes autores e materiais diversos para que a informação circule livremente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com