TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV EAD UNIP

Por:   •  25/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO SISTEMA C PARA HOSPITAIS

Unip EaD (Polo Rangel)

2020

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO SISTEMA C PARA HOSPITAIS

Nome(s) completo(s) do(s) aluno(s):Gabriel Oliveira Almeida

RA(s):2043393

Curso:Análise e Desenvolvimento de Sistema

Semestre:2º

Orientador: Prof. Marcelo Santos

Unip EaD (Polo Rangel)

2020

Resumo

Neste projeto irei trazer uma solução de um sistema em linguagem C, com intuito de ser um protótipo de um sistema de informação de cadastro de dados, com armazenamento de informação em arquivo, com gravação e leitura do arquivo. Argumentarei sobre a lógica adotada na criação do programa, bem como os métodos e ferramentas adotados para o desenvolvimento do projeto.

Detalharei os comandos utilizados, as lógicas e os procedimentos utilizados para alcançar os objetivos propostos pela disciplina.

Palavras-chave: Linguagem C, Sistema de informação, Covid-19

Abstract

In this project I will bring a system solution in C language, with the intention of being a prototype of a data registration information system, with information storage in file, with recording and reading of the file. I will argue about the logic adopted in the creation of the program, as well as the methods and tools adopted for the development of the project.

Keywords:Language C, Information system, Covid-19

SUMÁRIO

  1. Introdução ....…………………………………………………….…….…… 6
  2. Conclusão………………………………………………………………….20

Referências………………………………………………………………...21

  1. Introdução

A pandemia global mudou a visão de todos durante este ano de 2020, e isso afetou a vida de todos, como uma forma de atribuir a realidade de hoje com o objetivo de ensino acadêmico a disciplina a qual este projeto é voltado, visa que devemos criar um programa em linguagem C, que funcione como um cadastro de registro de dados de pacientes em um hospital.

O sistema precisar alcançar alguns objetivos, tais objetivos abaixo, foram retirados diretamente do material disponível na disciplina:

“O objetivo do projeto será desenvolver um sistema em C (utilizando o codeblocks – disponível de forma gratuita no seguinte link: http://www.codeblocks.org/) que será utilizado pelos hospitais para cadastrar os pacientes que forem diagnosticados com covid-19 e carecem de um acompanhamento e monitoramento. Ao receber o diagnóstico positivo os profissionais da saúde devem realizar o login no sistema (informando o usuário e a senha) e informar os dados pessoais do paciente, como Nome, CPF, Telefone, Endereço (Rua, Número, Bairro, Cidade, Estado e CEP), Data de Nascimento e E-mail, data do diagnóstico e informar alguma comorbidade do paciente (diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, outros) que serão salvos em um Arquivo (a principal vantagem de um arquivo é que as informações armazenadas podem ser consultadas a qualquer momento). Após o cadastro, o sistema deverá calcular a idade e verificar se o paciente possui alguma comorbidade e se pertence ao grupo de risco (maiores de 65 anos). Caso o paciente pertença ao grupo de risco o sistema deverá salvar em um arquivo de texto o CEP e a idade do paciente para que essa informação possa ser enviada para a central da Secretaria da Saúde da cidade.”

Trecho retirado Manual PIM IV 2020 - Portal EAD UNIP 

Resumindo os objetivos de forma mais organizada:

  • Desenvolver um sistema em linguagem C.
  • O programa deve possuir uma rotina de login, com usuário e senha.
  • Deverá ter uma estrutura de cadastro com os dados dos pacientes.
  • Dados dos pacientes precisam ser salvos em arquivo dedicado, para poder ser lido a qualquer momento.
  • Uma função que após o cadastro verifica se o paciente cadastrado está no grupo de risco.

Com o escopo do projeto e os objetivos estipulados poderei traçar uma lógica de funcionamento do programa para desenvolvimento do projeto. Devido ao projeto necessitar de um sistema de login, não é estipulado no texto do manual, mas assumo, que da mesma forma que será necessário um arquivo para conter os dados dos paciente, será necessário um arquivo para conter os dados das senhas e dos usuários, sei que não é uma forma segura de se fazer, mas para melhor funcionamento deste projeto farei desta forma.

Abaixo podemos ver um fluxograma, com a ideia básica de como o funcionamento do programa deverá seguir.

[pic 1]

Figura 1 - Fluxograma funcionamento básico.

Fonte: Criado pelo autor.

Após o inicio do programa, será feito a verificação se existe o arquivos de senhas no diretório do programa, caso exista ele irá passar para a próxima etapa, caso não, irá criar o arquivo e passar para a próxima etapa.

Seguindo a verificação do arquivo entra a função de login, a qual irá ser feita a verificação dos usuários e senhas, e se a função for satisfatório prosseguirá para o programa em sim, caso não, irá se repetir dentro de um laço de repetição a qual a única saída será com as credenciais corretas sendo digitadas.

O primeiro objetivo a ser alcançado por esse projeto é tratar esses dados, como gravá-los e como ler eles de uma forma que nos ajude a alcançar o nosso objetivo. Tratarei desses temas no próximo tópico.

  1. Estrutura de dados

Com a necessidade de termos que salvar os dados em arquivo, precisamos gravar esses dados de forma ordenada, para que possamos retirá-los e diferenciá-los, conforme a necessidade.

Um comando de fácil utilização é o FPRINTF(), que nos dá a possibilidade de apontar para um fluxo de saída, como um arquivo, e gravar nele dados como caracteres, valores inteiros. Uma forma simples de compreender é que, posso usar esse comando para gravar em um arquivo de texto, a sequência de uma cadeia de caracteres, utilizando os mesmos comando usados na função PRINTF(), que usamos para escrever textos na tela do console, aqui no caso a saída desses textos seria o arquivo de texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (532.2 Kb)   docx (151.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com