TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V Gestão de TI

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.898 Palavras (20 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Reestruturação e implantação de um novo Departamento de TI para uma rede de farmácias

Campinas

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Reestruturação e implantação de um novo Departamento de TI para uma Rede de Farmácias

Nome: Lucas Ferreira

R.A.: 1433566

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: 2014 - 2

Polo Campinas Taquaral

CAMPINAS

2015

RESUMO

Uma empresa que possui uma infraestrutura de tecnologia da informação bem projetada e atualizada é capaz de acompanhar o mercado e fornecer serviços com qualidade, uma vez que seu departamento de TI é bem estruturado, com profissionais qualificados e equipamentos modernos, que diminuem as chances de geração de GAP’s e atrasado na entrega de projetos para toda empresa. Com o passar dos anos, se as empresas não realizam a manutenção preventiva de seus equipamentos, e a atualização e valorização de seus funcionários não são levados em conta, a empresa começa a ficar defasada e sucateada, o que acaba acarretando impactos negativos significativos para a empresa, como a lentidão no sistema, falha na comunicação interna e externa, fatos esses que são imprescindíveis para o bom andamento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Algumas metodologias e conjuntos de boas práticas podem auxiliar, contribuindo com o bom gerenciamento dos processos e permitindo alcançar excelentes resultados. O alto escalão ou os responsáveis pela governança corporativa entre outras, estrategistas, precisam tomar decisões rápidas e certeiras, a fim de manter a empresa viva e sadia, rumando ao sucesso. Diante deste cenário, o presente trabalho irá contemplar as alternativas possíveis para a reestruturação do departamento de TI de uma determinada empresa, cuja infraestrutura de todo o departamento se encontra precária, e seus funcionários já não exercem seus papéis com responsabilidade e afinco. Essa reestruturação vai desde a contratação de uma nova equipe, até o levantamento de gastos com a aquisição de equipamentos novos de TI e sua viabilidade econômica para empresa, para que seja possível garantir maior produtividade nas atividades relacionadas e garantir o alinhamento estratégico da TI com o negócio

Palavras-chave: infraestrutura de tecnologia da informação, reestruturação do departamento de TI, aquisição de equipamentos novos de TI, viabilidade economia.

ABSTRACT

A company that has a well designed and updated information technology infrastructure is able to monitor the market and provide quality services, once your IT department is well structured, with qualified professionals and modern equipment, which decrease the chances of generation GAP's and late project delivery for the whole company. Over the years, if companies do not perform preventive maintenance of their equipment, and the upgrade and enhancement of its employees are not taken into account, the company starts to get outdated and scrapped, which ends up causing significant negative impacts on company, such as system slowdown, failure in internal and external communication, facts that are essential to the smooth running of a business, whether small, medium or large. Against this background, this paper will consider possible alternatives to the restructuring of the IT department of a particular company, whose infrastructure throughout the department is precarious. This restructuring will from hiring a new staff, to raising spending on acquiring new IT equipment and its economic viability for the company.

Keywords: information technology infrastructure, the IT department restructuring, acquisition of new IT equipment stable, economic viability.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Relação VLP x TIR 14

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 07

2. OBJETIVOS 08

2.1. Objetivo Geral 08

2.2. Objetivos Específicos 08

3. METODOLOGIA 09

4. A HISTÓRIA DA INTERNET 10

4.1. Década de 60 10

4.2. Década de 70 11

4.3. Década de 80 12

4.4. Década de 90 12

5. A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO 15

6. REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÃO DA EMPRESA ACML ADVOGADOS ASSOCIADOS 17

6.1. Apresentação da Empresa ACML Advogados 17

6.2. Apresentação da Empresa XPTO Consultoria 18

7. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA ACML 18

7.1. Descrição Técnica 21

7.2. Redundância 23

8. SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE DADOS 24

9. CONCLUSÃO 27

10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com