TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII ANALISE E DESENCOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.663 Palavras (31 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 31

SISTEMA DE TELEATENDIMENTO MÉDICO PARA CONSULTA DE PACIENTES VIA APP/WEB

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

ORIENTADOR: RA 1913570

ORIENTADOR: RA 1922379

ORIENTADOR: RA 1904147

ORIENTADOR: RA 1927697

ORIENTADOR: RA 1905785

RESUMO

Este trabalho acadêmico visa desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em Empreendedorismo, Gerenciamento de Projeto de Software, Gestão da Qualidade e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos. Com o intuito de apresentar a modelagem de um Sistema de tratamento médico para consulta de pacientes via APP/Web, o qual se resume no desenvolvimento de um sistema que possa auxiliar na diminuição de visitas e agilizar os atendimentos médicos em épocas de pandemias nos hospitais, através da telemedicina.

Palavras-chave: Desenvolvimento, Sistema, Consulta, Diminuição, Agilização e Telemedicina.

ABSTRACT

This academic work aims to develop and apply the knowledge acquired in Entrepreneurship, Project Management Software, Quality Management and Object Oriented Systems Design. In order to present the modeling of a medical treatment system for consultation of patients via APP/Web, which is summed up in the development of a system that can help to reduce visits and streamline medical care in times of pandemics in hospitals, through telemedicine.

Keywords: Development, System, Consultation, Decrease, Streamline and Telemedicine.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo expor o desenvolvimento e a implantação de um sistema de informação para gerenciamento de consultas médicas para auxiliar em hospitais, ainda mais em época de pandemias, o qual é necessário controlar o fluxo de pessoas, visitas e ainda assim com o propósito de manter um atendimento de qualidade, todo esse processo pode ocorrer através de um aplicativo ou página na web. Toda essa construção de medicina, atendimento e tecnologia, podemos chamar de telemedicina.

 Dessa forma, com o atendimento a distância através da telemedicina, é possível evitar que os pacientes precisem sair do isolamento para procurar os serviços de saúde em épocas de pandemia, ou seja, as pessoas se preservam das possibilidades de contaminação no transporte público e nos próprios locais de atendimento. A comunicação por vídeo também faz grande diferença no caso de pacientes que não podem se locomover, o acompanhamento médico pode ser realizado em sua própria residência através de um equipamento de videoconferência ou de sua versão móvel, tornando-o mais próximo e constante.

 Sendo assim, através do propósito da construção desse Sistema de teleatendimento médico para consulta de pacientes via APP/Web, os atuais problemas que hospitais enfrentam pelo excesso fluxo de pessoas, ainda mais em uma época de pandemia, podem vir a serem supridos pelos corretos usos da telemedicina.

REFERENCIAL TEÓRICO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE

Conforme nosso estudo seguindo pela linha de gerenciamento de projeto de software, um bom gerenciamento é fundamental para o sucesso ou fracasso de um projeto.

Um Projeto é único e temporário, conforme citado por diversas vezes dentro do PMBOK. Diferente das atividades rotineiras que são permanentes e repetitivas, um projeto é um trabalho único com início e fim, sendo acompanhado e desenvolvido por pessoas para criação de um novo produto ou serviço. Caracterizado por (PMI, 2013): “Ter objetivo e requisitos claramente definidos, completar dentro do prazo esperado, estar dentro do orçamento definido”.

Além da definição de projeto, existem outros conceitos importantes para entendimento relacionados às linhas que são executadas nos projetos. São divididos em 3 conceitos: Subprojeto é a divisão de um grande projeto em projetos menores com o objetivo de facilitar o gerenciamento ou para terceirizar suas partes. Programa é um grupo de projetos inter-relacionados, trata-se de tarefas repetitivas gerenciadas em conjunto, produzindo assim benefícios aos projetos. Portfólio é o conjunto de todos os projetos de um setor ou da empresa como um todo. Para atingir tais objetivos, o gerenciamento de projeto se baseia no cumprimento da tríplice restrição: escopo, prazo e custo.

Figura 1 — Tríplice restrição
[pic 1]O autor (2020)

Em 2010 o PMI (2013) adicionou duas novas áreas de processos a esse trinômio subindo para seis áreas do conhecimento envolvidas na gestão. Foram incluídas: recursos humanos e riscos. Essa inclusão foi necessária porque de fato a gestão de riscos é de extrema importância para o sucesso do projeto, pois com ela garante, a partir de medidas preventivas, a antecipação aos problemas que podem surgir evitando determinadas ocorrências e gerando economia de tempo e custo dentro do projeto. Na gestão dos recursos humanos o gerente de projetos deve ter um olhar voltado ao bem-estar da equipe de projeto mantendo assim todos motivados, envolvidos e comprometidos com o projeto a ser desenvolvido e concretizado. Com essas inclusões a visão moderna de gestão de projetos fez com que os gerentes dos projetos atuais se preocupassem com as seis áreas de conhecimento, conforme a figura 2:

Figura 2 — Visão Moderna de Gestão de Projetos
[pic 2]O autor (2020)

ESCOPO DO PROJETO

O escopo do projeto é a descrição preliminar do projeto, rica em detalhes para maior abrangência e entendimento dos envolvidos, pois informa as funcionalidades esperadas além de confirmar as funções que devem fazer parte do escopo ou não. Deve identificar os riscos e pontos mais importantes do produto a ser desenvolvido.

Esta declaração por assim dizer, deve conter os componentes detalhados a partir do escopo preliminar, que são elas: descrição detalhada do escopo, limites do projeto, entregas do projeto, premissas e restrições, organização da equipe, pontos de controle em relação a prazos, riscos iniciais identificados e as limitações financeiras.

Quando finalizada esta declaração de escopo, deve ser apresentada ao cliente para validação. Assim compondo a linha de base de escopo do projeto, que é a formalização da compreensão do escopo entre a equipe do projeto e cliente, decidindo o será efetuado ou não dentro do projeto, as orientações básicas para realização do projeto e as referências para eventuais negociações de mudanças que possam acontecer dentro do projeto.

Abaixo podemos ver o escopo do projeto solicitado:

Quadro 1

                                      UNIP Interativa                                       

Nome do Projeto: Gerenciamento de Tarefas Acadêmicas

Elaborado por: João Augusto do Amaral Júnior
                         Isabella de Oliveira
                         Allan Cássio Machado de Oliveira
                         Luiz Felipe Vergueiro Costa
Data: 02/10/2020
Aprovado por: Diretor Executivo
                        Diretor de TI
                        Gerente de Projeto
Versão 1.0

1. Justificativa do projeto

Fica evidente que cada vez mais a vida do povo brasileiro está atribulada e o tempo cada vez mais escasso para dedicar-se a outras práticas que não seja o trabalho. Soma-se a isso os estudantes que além do trabalho, precisa se desdobrar para conciliar a vida profissional e a vida acadêmica, dessa forma, tarefas simples como controlar e administrar prazos e tarefas tem se tornado um desafio maior que o imaginado. Pensando nisso, surgiu a ideia de criar um sistema que centralize todas as atividades acadêmicas e informe ao estudante o status das mesmas e o alerte quanto ao prazo de entrega.

2. Produto do projeto

O projeto deve prover uma solução que permita ao aluno o cadastro das tarefas acadêmicas (trabalhos, provas, atividades complementares, DPs, entre outros) por meio de um ambiente virtual de um sistema web. Faz parte do escopo do projeto o estudo de viabilidade correspondente, em que garanta que o investimento tenha o retorno financeiro correspondente em até 3 anos. Devem ser levantados os documentos envolvidos, arquitetura de TI disponível e requisitos legais. A tecnologia utilizada deveria ser de ponta, garantindo a integridade, autenticidade e segurança das interações feitas no sistema.

3. Premissas

• Como fontes de consulta, será integrada a equipe alunos da instituição de ensino e profissionais da área de TI.
• Serão utilizadas as unidades de ensino do estado do Paraná como implantação piloto, de forma a validar a implantação do sistema.

4. Marcos de projeto

• Estudo de viabilidade

Viabilidade Técnica
Viabilidade Financeira
Viabilidade Operacional
Viabilidade Comercial

• Pesquisa

Relatório de pesquisa
Aprovação do relatório de pesquisa

• Implementação

Homologação do sistema

• Implantação

Implantação-piloto
Implantação nas demais unidades

• Fechamento

Relatório inicial do desempenho da solução implantada
Relatório de lições aprendidas
Relatório do projeto
Aceitação do sistema
Fechamento do projeto

5. Exclusões do escopo

• Obter assinatura digital do usuário
• Levantar a necessidade de mudança/ampliação da estrutura de rede da instituição de ensino, essa necessidade deve ser analisada pela própria instituição.

6. Objetivos do escopo

O projeto deve ser implantado em 3 meses, utilizando até R$ 100.000,00 (cem mil reais). No início da operação deverão estar utilizando o novo sistema todos os alunos matriculados em polos do estado do Paraná, iniciando-se pela capital Curitiba e posteriormente as demais cidades do estado.

7. Acompanhamento do projeto

Serão realizadas reuniões quinzenais, em nível de gerência, de acompanhamento do projeto. Nessas reuniões será apresentado pelo time de projeto um relatório do desempenho do projeto, até aquele dado momento, fazendo um comparativo entre tempo e custo estimado e mensurado.

Serão realizadas reuniões semanais, com a equipe, para acompanhamento do projeto.

8. Equipe de projeto

A equipe de projeto é formada por:

• Gerente de Projeto
• Diretor de TI
• Time de desenvolvedores
• Consultor especializado em Gestão de Projetos
• Consultor especializado em Análise de Riscos (FMEA)

Aprovação:

São Paulo, 02 e outubro de 2020

_________________________________
Gerente de Projeto

_________________________________
Diretor de TI

_________________________________
Diretor Executivo

 

O autor (2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)   pdf (924 Kb)   docx (783.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com