TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Análise de Sistemas

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

DESENVOLVIMENTO DE ROTEIRO DE TESTES PARA UM SISTEMA

Testes de caixa-preta para um sistema de formatação de artigos acadêmicos

São José dos Campos - SP

2016

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

DESENVOLVIMENTO DE ROTEIRO DE TESTES PARA UM SISTEMA

Testes de caixa-preta para um sistema de formatação de artigos acadêmicos

Clariovaldo Bidóia

RA: 1510008

Sup. Tec. Análise e Desen. Sistemas

2º Semestre

Jonathan Borges Silva

RA: 1514764

Sup. Tec. Análise e Desen. Sistemas

2º Semestre

Marcos Rocha Coelho

RA: 1514565

Sup. Tec. Análise e Desen. Sistemas

                2º Semestre

Tiago Augusto Marçal

RA: 1501179

Sup. Tec. Análise e Desen. Sistemas

                        2º Semestre

São José dos Campos - SP

2016


RESUMO

O objetivo deste trabalho é desenvolver um roteiro de testes caixa-preta para um sistema de formatação de artigos acadêmicos e gerar os resultados obtidos com o teste e gerar um modelo de dados para armazenar os dados genéricos do artigo, para que o autor e o revisor realizem buscas e consultas futuras e controlem o processo de revisão dele.

O departamento de extensão, pesquisa e pós-graduação (DEPP) de uma universidade contratou uma empresa para o desenvolvimento de um sistema com o intuito de ajudar os autores na formatação de artigos acadêmicos para publicação em congressos e revistas científicas da universidade. O roteiro de testes é uma descrição detalhada do passo a passo para a execução do sistema, a fim de verificar cada caso de teste e para cada caso de teste deve haver um roteiro. Foram informados dez casos de testes, cujos resultados obtidos são observados para cada caso, e, no final, o sistema gera um artigo específico para o caso de teste.

As metodologias de pesquisa deste documento foram realizadas por meio de bibliografias e pesquisa de campo, cujos resultados encontrados foram apresentados nas disciplinas que possuem relações com determinados temas e análises do projeto.

Palavras-chave: Caso de Teste, Sistema, Roteiro.


ABSTRACT

The goal of this coursework is to develop a black-box test script for an academic article formatting system and generate results obtained with the test and generate a data model to store general data of the article, so that the author and reviewer do searches and future consultations and control the process of the review.

The extension, research and post-graduation department (ERPD) of a university hired a company to develop a system in order to help authors in the academic articles formatting for publication in the university’s scientific journals and conferences. Tests script is a step by step detailed description for the system execution in order to check each test case and for each test case there must be a script. There were ten test cases informed, whose results are observed for each case, and in the end, the system generates a specific article for the test case.

The research methodologies of this document were made through bibliographies and field research, whose found results were presented in the subjects that have relations with certain themes and design reviews.

Keywords: Test Case, System, Script.


SUMÁRIO

Resumo 3

Abstract 4

Introdução 6

Desenvolvimento 7

  1. TESTES DE SOFTWARE 7
  1. Técnicas de Teste de Software 8
  2. Teste de Caixa-Preta 8
  1. CASOS DE TESTE DO SISTEMA 9
  1. Procedimento dos Testes  9
  2. Observações dos Casos de Testes do Sistema DEPP 10        
  3. Casos de Testes e Imagens dos Artigos Gerados 10
  4. Diagrama Entidade-Relacionamento (DER)  21
  5. Modelo Entidade-Relacionamento  21
  6. Dicionário de Dados 22

Conclusão 25

Referências 26

INTRODUÇÃO

Muitos softwares são testados através de testes de caixa-preta, cuja finalidade é verificar a função especificada e o comportamento observável da unidade sem a necessidade de saber como a unidade programa os testes.

O sistema em questão é usado para auxiliar o Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) de uma universidade, que usa um sistema gerador de artigos e, através desses testes, precisa do aceite final para garantir a qualidade do produto.

A DEPP solicitou à empresa contratada para desenvolver um sistema que tenha a função de formatar os artigos acadêmicos que serão submetidos, pelos autores, aos congressos e revistas científicas da Universidade. Um artigo somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação definidas pela DEPP, em formato .pdf e se tiver até 42.000 caracteres. Para ser submetido, o artigo deverá ter duas versões, uma com o nome dos autores e outra sem o nome dos autores (blind review). Essas duas versões deverão ser geradas pelo Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos. Para o atendimento destas necessidades, a empresa pediu a ajuda dos tecnólogos em análise de sistemas para auxiliar nestas atividades.

Para este estudo foram feitas pesquisas em sites, conhecimentos dos alunos experientes no assunto e as apostilas das disciplinas estudadas, que são: economia e mercado, engenharia de software II, banco de dados e programação orientada a objetos.


DESENVOLVIMENTO

  1. TESTES DE SOFTWARE

Incluem-se nas etapas de verificação e validação os testes de software, que são um artifício para a garantia de qualidade do produto de software.

Para executar as atividades de verificação e validação, é preciso definir uma técnica dependendo do contexto e do tempo para a elaboração do projeto. Os testes de software são técnicas dinâmicas usadas sobre o sistema já construído, podendo ser aplicadas de forma manual ou automática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (784.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com