TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII - Gestão da Tecnologia da informação - Aprovado

Por:   •  6/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidiciplinar

Cursos Superiores em Tecnologia

        

RESOLVENDO PROBLEMAS POR MEIO DA GOVERNANÇA DE TI

Projeto Integrado Multidisciplinar VII (PIM VII)

Brasília - 2017

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidiciplinar

Cursos Superiores em Tecnologia

RESOLVENDO PROBLEMAS POR MEIO DA GOVERNANÇA DE TI

Projeto Integrado Multidisciplinar VII (PIM VII)

Nome:

RA:        

Curso:

 

Brasília - 2017


RESUMO

Aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Governança de TI, Gestão da Qualidade e Sistemas para Internet e Software Livre, o trabalho deverá solucionar problemas relacionados à Tecnologia da Informação por meio de soluções de Governança de TI.Embora o cenário atual da FCA seja, de modo geral, animador, há dentro de suas estruturas inúmeras deficiências que, ao longo de anos, têm prejudicado o negócio como um todo. Uma das maiores deficiências constatadas encontra-se na área de TI. Por isso, em sua última reunião, a Direção e os gestores da FCA expuseram que em sua visão a raiz de todos os problemas era a falta de Governança de TI. A primeira deliberação dada, então, ao gestor de TI foi no intuito de mapear todos os problemas de Governança de TI e encaminhar soluções acompanhadas de indicadores para o acompanhamento da Direção da FCA. A segunda deliberação determinava que o gestor de TI apresentasse um estudo sobre o uso de Internet e soluções de conectividade que poderiam auxiliar a FCA a melhorar as suas operações de modo geral.

Palavras-chave: Governança TI. CobiT.


ABSTRACT

Applying the knowledge acquired in the disciplines of IT Governance, Quality Management and Systems for Internet and Free Software, the work should solve problems related to Information Technology through IT Governance solutions. Although the current FCA scenario is, of In general, as an animator, there are innumerable shortcomings that have, over the years, hampered the business as a whole. One of the biggest deficiencies found is in the IT area. Therefore, in their last meeting, the Directors and managers of FCA stated that in their vision the root of all problems was the lack of IT Governance. The first decision, then, to the IT manager was to map all IT Governance issues and to provide solutions accompanied by indicators for the follow-up of the FCA Board. The second determination required the IT manager to submit a study on the use of the Internet and connectivity solutions that could help FCA to improve its operations overall.

Keywords: IT Governance. CobiT.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        8

3 GOVERNANÇA DE DADOS        10

3.1 Modelo de Governança de Dados        11

3.2 Control Objectives for Information and Related Technology (CobiT)        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17


1 INTRODUÇÃO

Fundada há mais de três décadas, a Faculdade Carneiro de Andrade (FCA) tem se destacado pelo seu pioneirismo na oferta de cursos superiores de curta duração, conhecidos como cursos superiores de tecnologia. Hoje, ela conta com um enorme campus, onde são oferecidas vagas em, pelo menos, 30 cursos de graduação divididas nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), contando com, aproximadamente, 12.000 alunos.

A missão da FCA é:

“Contribuir para a construção de um mundo melhor, produzindo conhecimento e formando talentos criativos e empreendedores, capazes de ter sucesso em sua vida pessoal, social e profissional.”

A visão da FCA é:

“Ser percebida em nível nacional como uma das instituições de Ensino Superior mais modernas, arrojadas e inovadoras.”

Os valores da FCA são:

“Responsabilidade corporativa, compromisso social, transparência e ética.”

Na FCA, os alunos são capacitados, dentro de suas especialidades, a empreender e identificar constantemente oportunidades de negócios, alinhadas às necessidades de mercado, levando-os a experimentar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Deste modo, desenvolve-se uma visão crítica na busca de soluções para os desafios do dia a dia. Tudo isso aliado à infraestrutura de padrão internacional.

A FCA cria condições para que os conceitos e as ações de Responsabilidade Social de Sustentabilidade estejam presentes no dia a dia da vida acadêmica e nas práticas de ensino, bem como na relação com as comunidades nas quais se insere. Isso por meio de programas, projetos e ações planejadas, diversas práticas são orientadas e estimuladas para difundir entre os estudantes a importância da dimensão social em suas formações profissionais.

O prédio onde a FCA está instalada é próprio, com utilização de praticamente 90% de sua capacidade. Por isso, a FCA fez a aquisição de um novo prédio vizinho em vista do aumento de suas operações.

Embora o cenário atual da FCA seja, de modo geral, animador, há dentro de suas estruturas inúmeras deficiências que, ao longo de anos, têm prejudicado o negócio como um todo. Uma das maiores deficiências constatadas encontra-se na área de TI.

Por isso, em sua última reunião, a Direção e os gestores da FCA expuseram que em sua visão a raiz de todos os problemas era a falta de Governança de TI. A primeira deliberação dada, então, ao gestor de TI foi no intuito de mapear todos os problemas de Governança de TI e encaminhar soluções acompanhadas de indicadores para o acompanhamento da Direção da FCA. A segunda deliberação determinava que o gestor de TI apresentasse um estudo sobre o uso de Internet e soluções de conectividade que poderiam auxiliar a FCA a melhorar as suas operações de modo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (351 Kb)   docx (822.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com