TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII - Gestão da Tecnologia de Informação

Por:   •  4/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 11

2.1 Objetivo geral

Aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Governança de TI, Gestão da Qualidade e Sistemas para Internet e Software Livre; o grupo do PIM deverá implementar melhorias para área de TI em vista do aumento da qualidade dos serviços entregues.

2.2 Objetivos específicos

ƒƒ Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em aula sobre Governança de TI,

     Gestão da Qualidade e Sistemas para Internet e Software Livre;

ƒƒ Desenvolver a capacidade de identificar necessidades e propor soluções;

ƒƒ Argumentar e discutir as tecnologias utilizadas nos projetos de sistemas computacionais;

ƒƒ Fomentar o hábito de executar projetos envolvendo múltiplas disciplinas.

2.3 Descrição do caso

2.3.1 O Banco Pioneiro de Investimentos (BPI)

O Banco Pioneiro de Investimentos (BPI) foi fundado em 2005 na cidade de São Paulo. O principal negócio do banco é a gestão estratégica de recursos em renda variável com foco na classe média, mas sem deixar de lado os clientes de classe alta. Deste modo, o BPI pretende se tornar uns dos maiores investidores de ações brasileiras, reunindo os recursos de muitos brasileiros, ainda pouco acostumados e aculturados ao investimento no mercado de capitais.

A missão do BPI é: “Fornecer soluções de crédito, por meio da combinação adequada de investimentos, um atendimento de excelência, agilidade, qualidade, competência e elevados padrões éticos, fortalecendo a confiança e gerando valor para os clientes, colaboradores e acionistas”.

A visão do BPI é: “Ser reconhecido pela credibilidade, pela inovação e pelo crescimento sustentável, colocando-se entre as 10 melhores instituições financeiras do país até 2016”. Os valores do BPI são: foco em resultados, cumprimento de metas e melhoria contínua de processos, ética nos negócios, conhecer o cliente, pessoas fazem a diferença, constante inovação tecnológica, respeito a normas e governança. O principal propósito do BPI é contribuir de forma decisiva para o sucesso dos clientes e, por meio do desenvolvimento de seus negócios, obter liderança sustentável, exercendo um papel significativo no crescimento dos países em que atuam e de todas as pessoas que se beneficiam, direta ou indiretamente, dos projetos apoiados pelo BPI.

A ideia é ser sempre o banco da escolha dos clientes e o empregador da escolha dos melhores profissionais. Por isso, o BPI conta com um time de profissionais dedicados e comprometidos com o negócio e com os seus resultados, resultando em processos de negócio que entregam valor para os clientes.

2.3.2 Área de TI do Banco Pioneiro de Investimentos (BPI)

A área de Tecnologia da Informação (TI) do BPI está estruturada:

ƒƒ 30 funcionários;

ƒƒ 170 desktops;

ƒƒ 35 notebooks;

ƒƒ 16 smartphones corporativos.

2.3.2.1 Infraestrutura

O ambiente de atendimento da TI é crítico, mas devido à falta de funcionários e recursos financeiros é mantido em regime 12 horas x 5 dias. A infraestrutura de servidores de rede é composta por 14 servidores, cerca de 13 servidores se encontram em produção e apenas um servidor está sendo utilizado como ambiente de homologação e testes de sistemas e serviços. A infraestrutura de rede atual é composta por dois switches de core operando com portas de 1Gbps e 6 switches de borda com portas a 10/100 Mbps, os uplinks que conectam os switches de borda ao core são de 1 Gbps. Na infraestrutura de armazenamento, dois dos storages Fibre Channel se encontram no site principal, enquanto um se encontra no site de backup remoto (cold site).

Estão em produção, ainda, dois equipamentos especializados em armazenamento de arquivos de conteúdo fixo (Content Addressable Storages – CAS). Um desses equipamentos será movimentado para o site backup, permitindo estabelecer a redundância. A infraestrutura de autenticação de rede é constituída por dois PDCs, em que são mantidas duas bases OpenLDAP, fornecendo autenticação para os serviços e os aplicativos.

A plataforma de banco de dados está instalada em cluster e seu sistema de armazenamento é constituído por um storage. A infraestrutura de servidores de aplicação conta com cerca de quatro equipamentos em produção e toda a plataforma de servidores de aplicação está instalada em cluster. O acesso aos dados nos storages é feito por meio de conexão direta a SAN (host bus adapters) e via LAN. A plataforma de servidores da infraestrutura de portal é constituída por dois servidores em cluster. Os servidores onde se encontra instalada a solução de portal acessam os dados armazenados em um banco de dados localizado em storage Fibre Channel da SAN. A infraestrutura de mensageria é composta por dois clusters de dois servidores.

2.3.2.2 Software

Os recursos de software estão estabelecidos:

Sistemas operacionais:

ƒƒ Servidores: Windows Server 2008;

ƒƒ Estações de trabalho: Windows 98, Windows XP, Windows Vista.

Browser web:

ƒƒ Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

ƒƒ Os SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados): empregados no gerenciamento dos dados armazenados em bancos estruturados são Oracle e MYSQL.

Serviços de mensageria:

ƒƒ Microsoft Exchange Server 2007 e IBM Lotus.

E-mail:

ƒƒ MS Outlook Express, MS Outlook 2007.

ƒƒ Ferramentas de automação de escritório:

ƒƒ MS Office 2007.

ƒƒ Solução de antivírus:

ƒƒ McAfee Total Protection for Secure Business & Total Protection for Server.

Firewall:

ƒƒ NetworkShield Firewall

Outros softwares ou serviços:

A sistema ERP em fase de implementação, em substituição a um sistema legado.

2.3.2.3 Processos

O SLA foi definido em comum acordo no início das atividades da área de TI e de forma verbal. Não há um documento que defina de forma clara o SLA a ser atendido, com indicadores e níveis de serviço separados por criticidade do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com