TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII - Projeto Multidisciplinar - Governança de TI

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.535 Palavras (27 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 27

Projeto de planejamento de Governança de TI, Gestão da Qualidade e Sistemas para Internet e Software livre da Empresa BASIS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO S.A

Curso: Superior em Gestão da Tecnologia da Informação Segundo Semestre

Resumo

O Presente projeto multidisciplinar VII (PIM VII), visa a integração dos conceitos das disciplinas do primeiro semestre do segundo ano do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Universidade Paulista (UNIP). Com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Governança de TI, Gestão da qualidade e sistemas para internet e software livre, vou mostrar os problemas relacionados à área de TI da empresa e apresentar soluções para a empresa Basis Tecnologia da Informação S.A. O Objetivo do projeto é identificar o modelo de Governança de TI da empresa Basis e apresentar opções para a resolução de problemas encontrados na área de TI, verificar a maturidade da empresa em relação ao mercado e as soluções para internet e software livre.

A empresa Basis tem sua sede em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. Foi fundada em 2010, é uma empresa 100% Brasileira e é especializada em na prestação de serviço, fabricação de software, tecnologia de ECM - Enterprise Content Management, consultoria, BPM - Business Process Management, soluções analíticas e outsourcing. Foram identificados diversos problemas na área de TI relacionadas à estrutura física e organizacional, além de problemas com a mão de obra operacional e gerencial da empresa. Com base nos estudos das disciplinas, são comentadas possíveis soluções para empresa de modo que a mesma possa aumentar sua produtividade e seu faturamento bem como sua responsabilidade com os sócios e acionistas. A evolução da tecnologia da informação dentro da empresa ainda deixa à desejar pelo fato de que não há um investimento mais agressivo na área de TI, deixando a impressão que a visão dos sócios sobre a área de TI não chega à ser um investimento mais ainda, um gasto. A qualidade dos serviço ainda pode melhorar muito caso a empresa se adeque a realidade atual da área de TI que hoje deve fazer parte, não somente do parque tecnológico das empresa mas também da área estratégica.

Palavras-Chave: Tecnologia da Informação, Governança, Qualidade, Internet e Software Livre

Abstract

The present multidisciplinar project PIM VII, is aimed to the integration concepts of the disciplines of the first semester of the second year of the Information Technology Management course at UNIP. With the knowledge acquired from IT governance, quality management and free software and internet, I will show the related IT problems and present solutions to the Basis Tecnologia da Informação S.A. company. The main goas is to identify the governance company’s model and to present the options to solve the discovered problems, to verify the maturity of the company in relation to the actual market and to provide solutions to the internet and free software as well.

The Basis Tecnologia da Informação S.A. has local business in Brasília, Belo Horizonte and São Paulo. It was stabilished in 2010 and it is 100% a Brazilian company with specialization in services, software fabrication, ECM - Enterprise content management technology, consulting, BPM - business process management technology, analithycs and outsourcing. It was identified many IT problems related to a physical infrastructure, organizational infrastructure, management problems as well as workers personal skills. By following the course outline studies, comments are made in order to possible solutions so the company could benefit to a better productivity and gross income as well as to better responsibility toward the stake holders and partners. The information technology evolution in this company is not up to date because there’s no heavy investment on the area, letting the impression that the IT area is still seeing as cost. The service quality could be improved if the company update its way of think about the IT area.

Key Words: IT management, Governance, Quality, Internet and Free Software

Sumário

1. Governança de TI

1.1 Introdução

1.2 Basis Tecnologia da Informação 1.3 Infraestrutura da Basis

1.3.1 Evolução da TI

Pg. 4

1.3.3 Boa Governança

1.4 Planejamento Estratégico 1.5 Maturidade da Empresa

2. Gestão da Qualidade

2.1 Introdução

2.2 Qualidade dos aplicativos e software 2.3 Criando qualidade no atendimento

3. Sistemas de Internet e Software livre

3.1 Computação Cliente/Servidor

3.2 Sistemas de Internet e software livre da Basis

4. Conclusão

5. Referências Bibliográficas

Pg. 1 Pg. 1 Pg. 2 Pg. 2 Pg. 4

Pg. 6 Pg. 6 Pg. 8 Pg. 10 Pg. 10 Pg. 11 Pg. 12 Pg. 14 Pg. 14 Pg. 15 Pg. 17 Pg. 20

I

1. Governança de TI

1.1 Introdução

A tecnologia da informação, nos dias de hoje, é uma realidade em todos os tipos de comércio, empresas e corporações. É muito difícil ver um comércio onde não se use um computador para a administração do estoque, pagamentos, controle de ponto, etc. Voltando aos anos de 1980 e 1990, não era possível ver uma área informatizada na maioria das empresas, a não ser nas empresas de porte muito grande, onde o capital era abundante, normalmente em multinacionais. Em empresas menores não haviam computadores para controlar o pequeno estoque de uma auto peças, por exemplo. Hoje em dia é bem diferente, a TI abrange uma área muito grande dentro das empresas. Os supermercados atuais por exemplo, contam com caixas registradoras mais avançadas, que mantém uma comunicação constante com os outros setores da empresa, tendo como principais, o financeiro, o marketing e o estoque. Toda vez que um produto é registrado, esse é automáticamente compartilhado com o estoque, o financeiro para que se verifique as contas a pagar e receber, com o departamento de marketing, para que seja verificado a saída dos produtos e possa ser feito um trabalho em cima das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com