TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I projeto multidisciplinar

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II- PIM II

OS 10 MANDAMENTOS DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO

Cleodilene Souza D. Santos

Gestão Pública

1º Semestre

Polo de Nova Xavantina

Nova Xavantina-MT

2015

INDICE

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................

03

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................................

04

2.1 Breves definições de administração..........................................................................

04

2.2 Os dez mandamentos de uma boa administração...................................................

06

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................

11

4 REFERÊNCIAS..........................................................................................................

12

RESUMO

As empresas na atualidade vivem num mundo globalizado e competidor isso faz com as essas busquem a eficiência para sobreviver nesse mercado. Nesse universo a administração é a mais importante atividade humana, pois é ela que viabiliza todas as demais, afinal sem uma administração competente, geram-se desperdício, gastos, prejuízos e não se consegue desenvolvimento sustentável. Cabe a administração compreender a organização, interpretar seus objetivos e concretizá-los por meio das ações das pessoas que compõem direta ou indiretamente essa organização. Para que isso ocorra é importante seguir os dez mandamentos para uma boa administração abordados  nesse estudo.


1 INTRODUÇÃO

O administrador de hoje enfrenta vários desafios e situações que mudam constantemente e são desafiadoras. O cenário que se apresenta é carregado de variáveis e modificações carregadas de dúvidas e insegurança.

O Administrador enfrentará problemas diversos e complexos dentro e fora das empresas, muitas vezes estará diante de informações contraditórias, complicando a sua análise de determinadas situações. Para enfrentar cada situação precisa estar em constante aprendizado, se atualizando constantemente.

Nesse sentido a administração de materiais faz parte da rotina das empresas desse modo, tem sob sua responsabilidade as tarefas de compras, conservação e distribuição. Por isso, o esforço grupal organizado e cooperativo na realização de tarefas, em todas as áreas e em todos os níveis da organização, deve ser orientado a fim de que os objetivos propostos sejam alcançados.

O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos. Como pessoa, ou membro de uma família, seu dia-a-dia é cheio de decisões que têm conteúdo administrativo, definir e procurar realizar objetivos pessoais, como planos de carreira, ou elaborar e acompanhar orçamentos domésticos, ou escolher a época das férias e programar uma viagem, são todos exemplos de decisões administrativas.

Portanto, as habilidades administrativas são importantes para qualquer pessoa que tome decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos, ou que  esteja em ambientes onde essas decisões são tomadas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Breves definições sobre administração

A administração permeia todas as organizações nos dias de hoje, sejam elas públicas ou privadas, isso porque através de suas ferramentas e princípios que são planejar, organizar, dirigir e controlar conduz as organizações ao atingimento de seus objetivos, visando o seu crescimento e da sociedade.

Administração é a ação de definir objetivos com e através de pessoas para atingir os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Segundo Montana; Charnov (2005, p.1), administrar é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos das organizações, bem como de seus membros, cabendo a administração conciliar esses objetivos para que ambas as partes cheguem a um denominador comum, já que a dependência é mútua.

A definição de administração é, em certos aspectos, uma decorrência daquilo que ocorre nas empresas, um meio de operacionalizar conceitos e ideologias a respeito das empresas. Essa teoria trata do estudo da administração dessas organizações, é uma teoria em crescente expansão e abrangente (CHIAVENATO, 1987, p.7).

“O desafio do administrador moderno é agir, de forma eficaz num cenário de competitividade global e de mudanças continuas em todas as esferas da sociedade. Essas mudanças caminham rumo a excelência administrativa”, (OLIVEIRA, 1999, p.15).

Administração é o método de delinear, estabelecer, conduzir, controlar e traçar metas a fim de alcançar objetivos propostos. A administração não é uma coisa mecânica ela é um processo continuo com objetivos próprios.

As organizações precisam, ser administradas e sua administração requer todo um aparato de pessoas dispostas em diferentes níveis hierárquicos que se ocupem de tarefas diferentes. Em síntese a administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela uma empresa lucrativa ou não.

Administrar é um processo que tem como finalidade garantir a eficiência e eficácia de um sistema.

Segundo Bravo (2003, p.05), neste inicio do terceiro milênio as organizações se multiplicam com uma velocidade sem precedentes e a necessidade de bem administrá-las cresce na mesma proporção. A multiplicidade de objetivos a que se propõe as modernas administrações vai muito além daquelas que existiam na época da organização industrial.

A tarefa da Administração envolve a interpretação de objetivos a fim de transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle. Administrar é o ato de realizar coisas por meio de pessoas, segundo declarou o presidente da American Management Association, em 1979. O esforço grupal na realização das tarefas em todas as áreas e em todos os níveis deve ser orientado para que os objetivos sejam atingidos. A essa orientação da se o nome de Administração (MORAES, 2001 p.04).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (307.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com