TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  1/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Utilização do ambiente internet pelo usuário

Objetivo: A implementação desta PSI tem como objetivo buscar um maior controle e uma maior segurança em relação ao acesso à internet feito pelos alunos da Faculdade. Também garante que os envolvidos sejam conhecedores das políticas, regras e normas da entidade que devem ser seguidas rigorosamente, pois ao assinar a PSI, o aluno terá ciencia que, ao infringir algum termo nela escrito, será punido de acordo com a gravidade.

Abrangência: A política de segurança se aplica aos alunos da faculdade que utilizam a internet através da rede wireless com o uso de notebooks, smartphones, tablets fornecidos pela própria Instituição de Ensino ou do próprio aluno.

Implementação: A política deve ser escrita de forma clara, não gerando qualquer dúvida entre os usuários. Todos os alunos da faculdade deverão estar a par por meio de avisos, palestras de conscientização, elaboração de guias rápidos de consulta ou pelo portal do aluno, pois de acordo com a NBR ISSO IEC 27002 (2005), os usuários devem estar cientes das ameaças e das vulnerabilidades de segurança da informação. A política de segurança deve contar com o apoio e comprometimento da alta direção da organização. A implementação será feita por etapas, visando corrigir erros o mais rápido possível, e após passar por todas as etapas, será realizado testes, e então finalizada, sendo atualizada quando necessário.

Definições: Após a implementação da PSI todos os alunos da instituição terão ciência de suas obrigações e condutas visando alcançar os pilares da PSI (Confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade).

Políticas e Regras para os usuários:

1 – Conceito e definições: Definição sobre as normas e procedimentos de utilização da Internet abrangendo o acesso e a navegação a sites, downloads e uploads de arquivos, bem como boas práticas de utilização.

1.1 Acesso a internet: o acesso à internet será concedido para a utilização dos Alunos, porém o acesso será limitado para pesquisas relacionadas aos estudos e ao portal do aluno, sendo, então, proibido o aluno navegar por sites ilícitos ou para a diversão.

1.2 Permissões para acesso: Quando o aluno efetuar uma tentativa de acesso à internet, será solicitada uma autenticação através do RA e senha do aluno, para que o acesso seja liberado.

1.3 Monitoramento: o acesso será monitorado pela a identificação do aluno, podendo ser rastreado todas as páginas navegadas através de historico e backup’s.

Controles e responsabilidades: É de responsabilidade da alta direção do controlar, manter, aplicar e revisar a PSI. Sendo dever dos alunos o cumprimento das políticas, regras e procedimentos, buscando atingir o o objetivo proposto pela PSI.

Penalidades: O uso de qualquer recurso inadequado por parte dos alunos da faculdade e colégio , seja ela por acesso a sites proibidos ou tentativa de alteração nos procedimentos estabelecidos, acarretam no descumprimento da política de segurança da informação e de suas normas e procedimentos e tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com