TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DO CICLO DE VIDA DO SOFTWARE: ISO 12207.

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 7

PROCESSO DO CICLO DE VIDA DO SOFTWARE: ISO 12207.

A norma Internacional NBR ISO/IEC 12207 – T I – Processos de Ciclo de Vida de Software (ISO, 1995a), diz que com a melhoria do processos de software poderemos aumentar a qualificação dos diversos produtos existentes no mercado.

Mas para que exatamente? A Principal meta é a melhora na hora de fornecer comprar, operar, desenvolver, e dar manutenção de tal software, mas também usar uma linguagem simples de fácil entendimento tanto é assim que o público interessado são usuários comuns, profissionais da área de qualidade, potenciais compradores, aqueles que mantem, compram, desenvolvem, operam e fornecem e até mesmo gerentes da área de TI.

Mas quando e como é utilizável esta norma? Em podemos dizer que durante o ciclo de vida do software, também se utiliza qualquer técnica ou método de engenharia de software ou até mesmo qualquer linguagem de programação feita de livre escolha do próprio desenvolvedor.

– Ciclo de vida        

Cada software na hora de seu desenvolvimento tanto pode como devem ser adaptados conforme seus projetos.

Podemos citar 3 tipos:

Das Organizações ou Apoio: podem e vão existir quando empresas ou organizações precisarem de tal software.

Aqueles que são fundamentais: Irão ser construídos ou desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada um.

Processos fundamentais do ciclo de vida.

Todos os processos são fundamentais para a criação ou desenvolvimento do ciclo de vida de um software mas podemos citar alguns e na sequencia uma imagem para ilustrar melhor tais processos fundamentais do ciclo de vida.

 

[pic 1] 

Figura 3 – Processos do Ciclo de Vida.

 

Processos de apoio.

O objetivo principal e visar tanto a qualidade quanto o sucesso de cada projeto.

Processo de Documentação; Processo de Gerência de Configuração; Processo de

Garantia da Qualidade; Processo de Verificação; Processo de Validação; Processo de Revisão Conjunta; Processo de Auditoria; Processo de Resolução de Problemas.

 

Processos organizacionais.

É garantir e melhora dos processos dentro da organização.  

Processo de Gerencia; Processo de Infraestrutura; Processo de Melhoria; Processo de Formação.

 

Processo de adaptação.

A Norma cita que no Processo de Adaptação há as atividades básicas para  a adaptação da norma a uma organização ou empresa ou  projeto específico.

 

 CMMI.

O CMMI é simplesmente para se ter uma referência ou práticas (Superficiais ou Específicas) quando necessário se ter uma base específicas e é criado pelo SEI (Software Engineering Institute), o CMMI é uma sequência do CMM e tenta dar uma padronização para o mundo corporativo tentando colocar diferentes disciplinas e modelos.

São apresentados três modelos. E vieram de estudos realizados por Deming, onde a preocupação maior era a melhoria continua de tais processos. Também pode se julgar um bom processo pelo sucesso que o mesmo alcança, tanto é verdade que o CCMI tem a representação de estágio ou continua, e elas servem para a qualidade continua de acordo com o interesse de cada um.

- Representação continua.

É quando se utiliza uma sequência de melhoras definido por cada organização e podemos descreve-lo Níveis de Capacidade.

 Nível 0: Incompleto

Nível 1: Inicial (Definido)

 Nível 2: Gerenciado / Gerido –

 Nível 3: Definido

            Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente

 Nível 5: Em otimização (ou Optimizado)

 

Figura 4 – Representação Contínua.

 

[pic 2]

- Representação por estágios.

Nada mais é do que uma sequência que não deve ser desconsiderada pois podemos entender como uma escada que vão de degrau a degrau e serve de base para a próxima fase ou podemos descreve-la como níveis de maturidade (Maturity Levels):

Representação por estágios :                                                                                                                                                            [pic 3] 

 

 SPICE - ISO 15504.

Modelo de referência SPICE

O modelo de referência Spice ajuda no processo de avaliação e podemos dividi-lo em duas partes:

1 Dimensão de processos: são definidos como modelos mundiais se assim podemos dizer para a engenharia de software  e um bom exemplo disso e a ISO 12007.

2 Dimensão de Capacidade: Se espelha na ISO 12207 e se define na ISO 15504 podemos assim dizer que encaixam em 5 processos:

  • Cliente-Fornecedor;
  • Engenharia;
  • Suporte;
  • Gerência;
  • Organização.

- Categorias e processos.

O modelo Spice define o desenvolvimento do software em grupos ou em categorias. Abaixo podemos ver a estrutura completa passo a passo:

[pic 4] 

Figura 6 – Gráfico de Estrutura das Categorias.

 

Conforme podemos ver com o passar do tempo esta se tornando  cada vez mais importante a qualidade de software dentro das organizações visto que é algo que tem que se ter tanto qualidade quanto garantia para que se previna defeitos mas ao mesmo tempo tendo a garantia de processos e produtos.

 

16 – GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI.

A Empresa ______ Trabalha com Gerenciamento de Projetos de TI com profissionais qualificados e com certificação em PMP, para atender cada cliente de forma especifica, em quaisquer segmentos. Cada Projeto está  dentro da metodologia de gerenciamento do PMI, que como sabemos que estão dentro das normas e práticas do PMBOK.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (533 Kb)   docx (322 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com