TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os Processos da Vida em Grupo Pode Contribuir e/ou Prejudicar os Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem?

Por:   •  8/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Disciplina: Psicologia II

Atividade individual 2 

 

Como os processos da vida em grupo pode contribuir e/ou prejudicar os processos de desenvolvimento e aprendizagem?  

 

Podem contribuir para uma gama de conhecimentos pertinentes das singularidades de cada indivíduo, as trocas sociais e afetivas e a comunicação entre si. Cada participante tem sua cultura e vê o mundo a partir dela, e o pluriculturalismo é benéfico para estreitar as relações e proporcionar a criação de uma nova forma de ver como as coisas acontecem ao redor do ambiente em que estão inseridos. Quando as relações afetivas começam a serem formuladas, a sua produtividade aumenta, podendo assim aumentar o nível de dificuldade das tarefas. Ocorre também a possibilidade de sensibilidade e revivência de determinadas situações e relações. A revivência provoca a a identificação e a transferência, o que geralmente faz com que os participantes mudem sua forma de pensar ou de avaliar determinado assunto. Com a afinidade estabelecida, o grupo se une em determinado ponto comum, entre todos os participantes, esse ponto comum, é o que liga uns aos outros, podendo ser qualquer forma unificada de pensamento ou até um habito que todos possuem.  

Podem prejudicar geralmente em questões psicológicas, como algum trauma, ou preconceito, até pela forma de ver determinada situação. Um participante que faz parte de alguma minoria e que talvez não se encaixe nos padrões aceitáveis pelos outros colegas, como etnia, gênero, estereótipo. Pode levar a uma exclusão ou segregação do mesmo. Rompendo ou melhor dizendo, não criando uma relação com os outros. O trauma vivido anos antes volta à tona em uma situação totalmente diferente, vivida no passado, e isso potencializa a não aceitação do indivíduo, tanto no grupo, quanto na sociedade que ele está inserido. 

 

Avaliação I 

 

Temos discutido como os grupos são capazes de promover a produção de subjetividades via processos subjetivação e objetivação durante toda a vida dos sujeitos. Como podemos considerar os processos de produção de subjetividades a partir da noção das escolas inclusivas? Para responder esta questão você poderá utilizar tanto de um recorte a partir de um transtorno de desenvolvimento específico e/ou utilizando argumentos que demonstrem como as escolas inclusivas podem contribuir com uma educação para todos/as.  Lembre-se que é de fundamental importância que sua elaboração consiga uma posição crítica acerca da questão, evitando apenas descrever os fenômenos, mas também pensado saídas e/ou caminhos que os sujeitos e grupos desenvolvem ao longo de sua experiência. A elaboração da atividade deve utilizar as discussões em sala de aula e os textos das referências bibliográficas. 

 

As escolas inclusivas tem em sua principal característica, inserir determinado cidadão a sociedade, como por exemplo, o negro vindo de uma família pobre, que estudou em escola pública o ensino fundamental e médio até a conclusão. Com a possibilidade de entrar em uma Universidade Federal, através do sistema de cotas que não o nivela com os demais candidatos, mas o proporciona um escape da vida que lhe foi imposta. As políticas de cotas são um ótimo exemplo de ação inclusiva, principalmente em um país como o nosso, onde a maioria da população é pobre e de predominância negra. Maltratados e sempre mal vistos aos olhos da sociedade, onde por mais que sejam a maioria, pouco se via essa classe tomando conta das universidades do Brasil. Com o sistema de cotas em eminência e em perfeita funcionalidade, a inclusão de sujeitos marginalizados pelo sistema educacional vigente no país toma novos rumos. Já é possível ver como o perfil dos estudantes mudaram, por mais que seja uma pequena mudança, já é um início. Mas vale a pena ressaltar que só essas políticas de cotas, não vão resolver os problemas dos alunos que são beneficiados por ela. Aqui na Universidade de Ouro Preto, as bolsas de permanência e de alimentação, oferecem um suporte a mais para os estudantes de baixa renda, por mais que não seja um valor considerável, já proporciona uma certa estabilidade ao graduando, e esse pequeno gesto de ajudar o seu discente já obteve bons resultados. Recentemente foi publicado no site oficial da Universidade, que os alunos que fazem parte das ações afirmativas, obtiveram as melhores notas no enade do Brasil. Esses alunos entraram a partir do sisu, sistemas de cotas, e depois passaram por uma minuciosa análise socioeconômica, obtendo assim o direito de receber as bolsas. Vejamos se essa ação chegou ao resultado de serem os melhores do país, ela deve ser potencializada, que se invista cada vez mais nessa atitude, e que proporcione para muitas pessoas a inclusão que elas merecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com