TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER ENERGIAS RENOVÁVEIS

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROJETO INTERDISCIPLINAR

PROFESSOR: ALEXANDRE ALVES FREITAS

ANDRÉ FERREIRA TORRES RA 3715657906

CARLOS ALFREDO RODRIGUEZ RA 7251614816

CESAR SANTIAGO DE OLIVEIRA RA 7032517936

FABIANO DE MORAES LIMA RA 7631712728

LUANA DOMINGOS BRAZ RA 7247599151

MARIA LUCIA GOMES DE OLIVEIRA RA 7249607661

MARTA MOURA DA TRINDADE RA 7633740325

SÉRIES 4º e 5º SEMESTRE

SÃO PAULO

ABRIL DE 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ENERGIAS RENOVÁVEIS: “A ENERGIA SOLAR COMO FONTE DE ENERGIA”

PROFESSOR: ALEXANDRE ALVES FREITAS

SÉRIES: 4º e 5º SEMESTRE

ABRIL 2015

Resumo:

Apesar do Brasil conhecer seu grande potencial em energia renovável, e ainda não apresenta grandes avanços nessa tecnologia. São vários os estudos que comprovam de como somos privilegiados em incidência de raios solares, um dos países com maiores níveis de radiação do mundo consistindo em ser uma energia praticamente inesgotável diariamente, que exige pouca manutenção que não polui nem causa impactos ambientais significativos.

O sol é sob todos os aspectos, responsável direto pela sustentação da vida em nosso planeta; e é a origem de todas as formas de energias conhecidas, direta ou indiretamente.

É um imenso círculo de gases incandescentes com um volume de cerca de 1,3 milhões de vezes o volume de nosso planeta. Uma gigantesca usina de força que consome 4 milhões de toneladas de matéria por segundo, mas ainda continuará a aquecer e iluminar a terra por alguns milhões de anos.

Este projeto tem a finalidade de explorar benefícios econômicos e ambientais de energias renováveis dando ênfase a energia solar que será o grande foco deste trabalho em tempo também será abordado as vantagens e desvantagens desse tipo de energia renovável, bem como suas formas de uso.

Sumário:

Introdução

Atualmente crises e preocupações com recursos energéticos disponíveis, que vem se tornando insuficientes e caros; esses recursos possuem a tendência de serem substituídos pelo surgimento de outros, sendo a energia elétrica vital para o ser humano, principalmente para sua evolução, adaptação ao ambiente em que vive como também atender suas necessidades.

A humanidade como conhecemos hoje, teve sua evolução e desenvolvimento fundamentado inicialmente na força física. Mas a criatividade humana foram se desenvolvendo ao longo dos séculos o homem aprendeu pela observação, curiosidade e experimentação, a usar a energia de algumas outras fontes.

Basicamente, as fontes de energias renováveis mais conhecidas são: energia eólica, solar, biomassa e hidráulica. Entre todas as alternativas já estudadas e testadas, a aplicação da energia do sol se mostra como uma das mais adequadas atualmente.

O Brasil é um dos países tropicais com intensa irradiação solar, basicamente o ano inteiro, devido a maior parte do seu território se localizar próximo a linha do equador.

De acordo CRESESB (2000, p.35).

A conversão direta da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre eles, destacam-se os efeitos termoelétricos e fotovaltaico. O primeiro é caracterizado pelo surgimento de uma diferença de potencial, provocada pela junção de dois metais, em condições específicas. No segundo, os fótons contidos na luz solar é convertido em energia elétrica, por meio do uso de células solares. Entre os vários processos de aproveitamento de energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica.

Uma sucinta história da energia solar

O efeito fotovoltaico foi observado em1839 pelo físico francês que observou pela primeira vez o para-magnetismo do oxigênio líquido, Alexandre Edmond Becquerel que conduzia experiências eletroquímicas, foi quando que por acaso, verificou que a exposição à luz de eléctrodos de platina ou prata dava origem ao efeito fotovoltaico.

A serendipidade foi igualmente determinante na construção da primeira célula fotovoltaica. Nas palavras de Willoughby Smith em uma carta escrita para Lautimer Clark datada de 04 de fevereiro de 1983, a sua descoberta do efeito fotovoltaico no selénio foi um acidente inesperado:

Sendo desejosa de obtenção de uma resistência mais elevada e adequada para a utilização na estação de Shore em conexão com meu sistema de teste e de sinalização durante a submersão de cabos submarinos longos foi induzida a experiência com barras de selênio, um metal conhecido por sua resistência muito elevada. Cada barra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com