TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO

Por:   •  2/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Meta - FAMETA

Sistemas de Informação

RICARDO AUGUSTO

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO

Trabalho apresentado ao curso de Sistema de Informações da Faculdade FAMETA, para as disciplinas de Metodologia Cientifica e Fundamentos de Sistema de Informação no contexto histórico, filosófico e oficina de reciclagem. Como exigência parcial para a composição da nota dessas disciplinas sob orientação dos professores Anderson dos Santos Fernandes e da Dr Eliete dos Santos Souza.[pic 2]

RIO BRANCO - 2017



Sumário

1        INTRODUÇÃO        2

2        A reciclagem do lixo eletrônico        3

3        justificativa        4

4        objetivos        5

Objetivo Geral:        5

Objetivo Específico:        5

5        metodologia        6

6        conclusão        7

portfólio        8


  1. INTRODUÇÃO

O lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a maior parte desses resíduos não tem ainda destinação adequada. Um risco para o meio ambiente e a saúde.

O lixo eletroeletrônico teve origem pela fixação do homem nos avanços tecnológicos e pela lei da oferta e procura. A competitividade capitalista, o consumo elevado e o ritmo rápido da inovação tecnológica dos equipamentos eletrônicos, fazem de seu descarte um grave problema ambiental e danos causados ao meio ambiente e a saúde publica.  

Os danos causados ao meio ambiente, inclusive ao próprio homem, como parte integrante do mesmo, em muitas vezes mostra-se irreversível, isso por que os lixões criados com centenas de milhões de computadores, televisores, telefones celulares, e outros aparelhos eletrônicos descartados emerge numa velocidade cada vez mais assustadora.

A compreensão da relação predatória que a humanidade tem com a natureza, dentro de uma visão sistêmica de mundo, é cada vez mais evidente. A capacidade da natureza de se reestruturar frente aos danos causados para sustentar o estilo de vida dos indivíduos na sociedade de consumo, é inversamente proporcional à velocidade de destruição dos recursos naturais imposta pela necessidade de se cooptar a natureza. O tempo em milhares de anos que a natureza leva na produção de determinados recursos, o homem transforma em décadas de destruição.

  1. A reciclagem do lixo eletrônico

A reciclagem do lixo eletrônico é um processo de separação no qual determinados componentes de um produto são selecionados de forma a terem um fim e valor específico.

A destinação adequada do lixo não é apenas levá-lo para uma área preparada para recebê-lo, mas sim selecioná-lo de forma a reciclar a maior quantidade e destinar ao aterro somente o que for rejeito.

Depois de separados esses materiais são selecionados e aqueles que ainda podem a voltar funcionar são feitos a manutenção devida é agregada um valor de mercado para serem reaproveitados em comunidades carentes sob a ótica da inclusão digital e o restante do descarte é transformado em objetos de arte para decoração de ambientes internos.

A reciclagem do lixo eletrônico pode ser dividida em: coleta/seleção, revalorização e transformação. A etapa de revalorização utiliza o material revalorizado e o transforma em outro produto vendável, como objeto de arte, utensílio ou em outro produto reciclado. Esses produtos farão parte de outros projetos de empreendedorismo. Os produtos reciclados do e-lixo serão produzidos por acadêmicos de cursos de Sistema de Informações da Faculdade FAMETA que receberão de associações ou através de doações de empresas de pequeno, médio e grande porte, de secretárias de governos ou prefeituras dando um fim especifico aos seus descartes sólidos de lixo eletrônico.

  1. justificativa

A popularização e até mesmo o consumismo de produtos tecnológicos cria um problema que tende a se agravar ainda mais nos próximos anos. O avanço tecnológico e as políticas econômicas vêm se expandindo cada vez mais, incentivando demasiadamente o consumo das sociedades, seja com uma melhora no designer de um produto já comercializado, ou no lançamento de uma nova versão, ou ainda pelas facilidades das linhas de crédito espontâneas das empresas.

Em 2010, um estudo feito pela ONU, mostrou o Brasil em primeiro lugar no ranking de produção de per capita de lixo eletrônico vindo de computadores, e vem permanecendo até hoje entre os primeiros. O e-lixo é descartado como lixo comum e vai para o aterro sanitário. Sendo um risco para o meio ambiente e a saúde. Sem contar quando são despejados ilegalmente. As quantidades de resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo. Não é apenas reaproveitar o material descartado e reutilizar, mas também de transformá-lo em gerador de cidadania.

  1. objetivos

 O mercado de reciclados é crescente. Por ano, o Brasil gera mais de três quilos de lixo eletrônico por habitante. Agora, a lei força a redução dessa quantidade e surgem as oportunidades de negócio. Não paramos de comprar eletroeletrônicos, os consumidores não param de comprar. Quantos mais compramos mais esse mercado cresce de uma forma assustadora.

Nesse sentido o projeto de pesquisa da reciclagem do lixo eletrônico pretende reunir dois mercados do futuro: informática e sustentabilidade, unidos num só mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com