TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Produção de lixo

Projeto de pesquisa: Projeto Produção de lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo às crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura.

Será trabalhada em princípio, a conscientização dos alunos da necessidade de preservar o ambiente onde vivem, para que eles possam perceber que o mundo poderá ser muito melhor sem a grande quantidade de lixo na natureza e que podemos reutilizar e reciclar. Atualmente o mundo enfrenta um problema sério no que se refere ao destino do lixo produzido pelas pessoas. O destino do lixo, na maioria das vezes, é apenas conduzi-lo para locais afastados das áreas habitadas. Conhecidos como vazadouros a céu aberto, os lixões, situados na periferia dos grandes centros ou nas vias de acesso aos municípios nas zonas rurais, reforça a idéia de que o lixo é descartável e inútil, talvez esta seja uma das dificuldades para a conscientização e a aplicação de projetos que viabilizem esse problema dentro da escola e nos espaço locais reutilizando para dentro da sala de aula conscientizando não só os alunos e pais como toda a unidade escolar.

GAZZINELLI, M. 2001 diz que acontece que "esconder do olhar e tentar tornar invisível" é a ideia que, ao longo do tempo, tem inspirado os modelos de gestão de resíduos sólidos. É uma tentativa, buscando a origem do problema, de ocultar um modelo econômico que tem se comportado de forma predatória com a natureza, tratando-a como fonte ilimitada de recursos e, aos mesmos tempos, espaço inesgotável de absorção dos resíduos das atividades humanas.

Partindo da conscientização e da necessidade de brinquedo na escola para educação infantil foi proposta um trabalho onde todo da comunidade escolar possa estar presente. Sendo assim acreditamos que o ato de reaproveitamento do lixo é acreditar que o lixo não é lixo e sim fonte de reutilização de recursos para a transformação do lixo num bem comum para a sociedade. E portando o ato de reciclar deve estar permanentemente incluído em nossas vidas para assim conseguirmos resguardar um pouco dos recursos retirados da nossa própria natureza.

2. JUSTIFICATIVA

“O futuro não é algo simplesmente acontece por si mesmo. estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nos somos atores modelando nosso futuro agora mesmo.”

Jostein Gaarder

A produção de lixo vem aumentando cada vez, mas nos últimos anos, uma questão que precisa ser resolvida urgentemente, pois o acúmulo de lixo é uns dos grandes problemas ambientais. Por isso, torna-se a principal função da humanidade contribuir para a formação consciente e atuar na realidade sócio-ambiental de modo que se comprometa com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade inserida.

No entanto, é importante o conhecimento de suas características locais, regionais e globais, suas especificidade, as formações de atuação em um convívio equilibrado.

Pensando nestes aspectos, elaboramos um projeto para educação infantil com o foco na reutilizar o lixo, tendo como tema: “o lixo na confecção de brinquedos.” Com o objetivo geral de Compreender que o lixo causa vários problemas ambientais, reconhecendo a necessidade de preservá-lo, e do aproveitamento de materiais recicláveis, tomando consciência que estas atitudes favorecem para a construção de uma vida sadia e um mundo melhor.

O projeto propõe- se várias atividades interciplinar, voltada para reutilização do lixo, envolvendo os professores, pais alunos, funcionários e as pessoas da comunidade, pretendendo com aprendizagens adquiridas não sirva somente para a confecção de brinquedo, mas para que sirva de conscientização nos quais percebam a necessidade de preservar o ambiente, tomando atitudes que favoreçam a interação harmoniosa, entre os homens e a natureza para uma qualidade de vida.

3. OBJETIVO GERAL

A conscientizar os alunos a necessidade de preservar o ambiente onde vivem, para que eles possam perceber que o mundo poderá ser muito melhor sem a grande quantidade de lixo na natureza e que podemos reutilizar e reciclar.

4. METODOLOGIA

Este projeto foi desenvolvido na sala de aula no período um bimestre, desenvolvidos vários objetivo específicos para que a partir deles fosse norteada a aula com foco no objetivo geral.

 Transformar o lixo em materiais úteis.

 Conscientizar sobre a diversidade materiais pode ser reutilizado ou reciclado. Selecionar juntamente com os adultos materiais a ser utilizado.

 Participar de atividades de leitura e escrita sobre o tema em questão.

 Perceber da importância da reciclagem. Compreender que o lixo causa problemas ambientais.

 Produzir textos orais com destino escrito. Intervir sobre questões ambientais a sua volta.

 Confeccionar brinquedos com ajuda de adulto.

No primeiro momento: será sensibilizar sua turma sobre o assunto "lixo". Apresentação do projeto. Conhecer a proposta do projeto envolvendo- os no desenvolvimento do trabalho. Organizar os alunos em círculos. Informar com clareza sobre o propósito comunicativo. Lançar questionamento prévio da turma sobre o lixo, em seguida registrar em cartaz.

Obs.: Expor na parede para estar relembrando o que eles comentaram.

No segundo momento: Construir um cartaz com imagens do lixo. (leitura de imagens em varias situações) Informar a turma sobre a atividade que irão realizar. Retomar com os comentários sobre o lixo da aula anterior. Organizar uma roda contendo varias imagens em diversas situações. Solicitar que as crianças escolha cada um uma. Levantar questionamentos: O que tem nesta gravura? Qual será a função das pessoas que carrega o lixo? O que ira acontecer com o lixo?Que problemas causam no meio ambiente Obs.: fazer questionamento de acordo com as gravuras apresentadas. Solicitar que toda a ira realizar sua colagem no papel metro apresentada pela professora. Propor que cada um fale o que aparecem na imagem. Expor na área interna da escola.

No terceiro momento: levar para sala de aula textos informativa dobre o lixo (leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com