TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES - PIM III

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.671 Palavras (15 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA
Projeto Intregado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDES  DE COMPUTADORES

IMPLANTAÇÃO BASE DE OPERAÇÕES DA EMPRESA “PESQUISA CERTA”

UNIP INTERATIVA – POLO JABAQUARA


2015

UNIP INTERATIVA
Projeto Intregado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDES  DE COMPUTADORES

IMPLANTAÇÃO BASE DE OPERAÇÕES DA EMPRESA “PESQUISA CERTA”

                                        

Nome Completo do Aluno: Adriano Ferreira Golob

                                        R.A: 1544161

                                        Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

                                        Semestre: 2015/02

UNIIP INTERATIVA – POLO JABAQUARA


2015

RESUMO:

Este trabalho consistiu na elaboração de um projeto de infraestrutura de redes para uma nova base de operações da empresa de nome fictícia “Pesquisa Certa”, localizada na cidade de Jundiaí. Este projeto compreendeu também a aplicação de uma política de segurança para a rede de computadores, baseando-se nas normas da ISO 27002. As características da rede foram definidas por um profissional que trabalha na empresa há mais de 20 anos. O trabalho proposto oferece uma visão sobre a elaboração de um projeto na área de TI e sobre todos os problemas envolvidos em sua implementação.

ABSTRACT

This work consisted of developing a network infrastructure project for a new Operations Base of the fictitious company name "Pesquisa Certa" located in the Jundiaí City. This project also included the implementation of a security policy for the computer network, based on the standards of ISO 27002. The network characteristics have been defined by a professional working in the company for over 20 years. The proposed work offers an insight into the development of a project in the IT field and about all the problems involved in its implementation.

Keywords: Network, Computers, Project, ISO 27002

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

A empresa Pesquisa Certa irá inaugurar uma nova base de Operações na cidade de Jundiaí, essa nova base tem como principal objetivo adquirir informações sobre a qualidade dos alimentos servidos nos restaurantes e em outros estabelecimento na região. Esse projeto visa a elaboração de uma infraestrutura de TI de uma nova base de Operações, no ponto de vista físico e lógico, visando a segurança e integridade de todos os dados e sistemas. Durante a elaboração do projeto serão abordados os métodos utilizados para segurança que serão utilizados durante os trabalhos que serão realizados.

1. CENÁRIO PROPOSTO

A empresa Pesquisa Certa irá operar na cidade de Jundiaí, onde já alugou um andar de um famoso prédio na região Central da cidade. Para isso, já foi estabelecido a contratação de 53 novos funcionários sendo: - 53 funcionários no total, cada um utilizando seu próprio computador;

Serão adicionados 2 servidores, um de aplicação e outro de banco de dados para que comportem o alto fluxo de informação que serão gerados.

1.2 REQUISITOS TÉCNICOS

O projeto engloba:

1) Compra e aquisição de todos os computadores e equipamentos de rede;

2) Contratação de 2 links de internet(VIVO), sendo um link de 100mb e outro de 4mb de contingência;

3) Instalação e configuração do servidor de aplicação utilizando o Windows Server 2008;

4) Instalação e configuração do servidor de Banco de Dados, utilizando Oracle Database 11g;

5) Criar política de segurança da informação com base na ISO-27002.

1.3 JUSTIFICATIVA

A Segurança da Informação é crucial para a empresa como para seus respectivos clientes, se tratando de uma empresa que irá trabalhar com pesquisa de informação existe uma grande preocupação com técnicas e métodos de segurança que serão bem específicos a fim de garantir a integridade dos dados transmitidos durante o horário de expediente. A interconexão dos computadores em rede é fundamental para o bom funcionamento da empresa, por isso a implantação de uma nova estrutura. Portanto, esse trabalho tem o intuito de demonstrar como se implantar uma rede de computadores, e quais os mecanismos necessários para garantir a segurança de toda a informação coletada.

2. IMPLANTAÇÃO DA NOVA BASE DE OPERAÇÕES DA EMPRESA “PESQUISA CERTA”

2.1 INTRODUÇÃO AO PROJETO

O projeto deverá ser iniciado pela etapa de introdução e  planejamento além da assinatura do termo de abertura. Essas etapas serão a base para a fundamentação do trabalho.

3. TERMO DE ABERTURA

3.1 TÍTULO DO PROJETO

Implantação de uma nova infraestrutura de rede para a empresa Pesquisa Certa.

3.2 JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A empresa irá estabelecer uma nova base de operações na cidade de Jundiaí com o intuito de efetuar pesquisas sobre as condições e qualidade dos alimentos serviços nos estabelecimentos na região.

3.3 CONDIÇÕES DO PROJETO

O prazo de conclusão do projeto foi de 3 semanas. Para a execução desse projeto, foi solicitado uma via de comunicação com a central da empresa Pesquisa Certa,  localizada na cidade de São Paulo, para que pudessem ser tratados todos os assuntos pertinentes ao andamento das atividades no local.

 A equipe solicitou disponibilidade de 24 horas de acesso ao Local onde será montado a infraestrutura;

3.4 NECESSIDADES BÁSICAS DO TRABALHO

Serão adquiridos softwares e hardwares compatíveis com o projeto proposto, será necessário também a instalação de um link dedicado e um link de contingência convencional no caso de eventualidades;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (86.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com