TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS INTEGRADOS MULTIDISCIPLINARES III: Projeto de uma LAN para uma Cafeteria

Por:   •  18/11/2019  •  Resenha  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETOS INTEGRADOS MULTIDISCIPLINARES III:

Projeto de uma LAN para uma Cafeteria

Polo Cachoeirinha

2019

MAURÍCIO BARBOSA BARROS[pic 1]

PROJETOS INTEGRADOS MULTIDISCIPLINARES III:

Projeto de uma LAN para uma Cafeteria

Projeto final com objetivo de aprovação na disciplina Projetos Integrados Multidisciplinares III, primeiro bimestre do Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paulista - UNIP.

Polo Cachoeirinha

2019

RESUMO[pic 2]

O presente trabalho tem como objetivo a, realizar a implementação de um sistema de rede local (LAN). Apresentando a arquitetura Lógica e física, orçamento e a relação ética e legal de uso.

Palavra-chave: Rede, tecnologia, cafeteria.


ABSTRACT[pic 3]

This paper aims to implement a local area network (LAN) system. Introducing the logical and physical architecture, budget and the ethical and legal relationship of use.

Keyword: Network, technology, coffee shop.


SUMÁRIO[pic 4]

1

INTRODUÇÃO

6

2

PROJETO DE REDES: FÍSICO E LÓGICO

7

2.1

Meios físicos de transmissão

7

2.2

Configuração de Rede

7

2.3

Topologia Física

7

2.4

Topologia para Matriz

8

2.5

Topologia para as Filiais

9

2.6

Escolha do endereçamento IP

12

2.7

Orçamento

13

2.8

Os aspectos éticos e legais do uso da Internet

16

2.8.1

Funcionários

16

2.8.2

Clientes e Visitantes

17

3

CONCLUSÃO

19

REFERÊNCIAS

20


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata- se de um projeto de desenvolvimento de rede Local (LAN) para a cafeteria Essência e Sabor de Café.

Esse trabalho irá perpassar por três principais pontos a construção de arquitetura física e lógica, o orçamento para aquisição de equipamentos e mão de obra e o enquadramento legal e ético para utilização da rede de dados.

Em relação à arquitetura será descrito o meio de configuração lógica e física de acordo com os equipamentos necessários para cada tipo de local, havendo uma construção para a matriz e outra para as filiais.

Com relação, ao custo serão apresentadas duas visões dentro de cada local (matriz e filial), o primeiro trará os custos para a parte de equipamento e o segundo para a mão de obra, por fim trazendo os valores totais para a implementação para a Matriz e para todas as filiais.

Por fim será abordado o emprego e utilização da rede de dados por funcionários e clientes, obedecendo a limites. Para visão do funcionário será abordado a conduta ética e legal por meio de normas internas. Para os cliente será direcionado os direitos e deveres estabelecidos conforme o Marco Civil de 2015.


2 PROJETO DE REDES: FÍSICO E LÓGICO

2.1 Meios físicos de transmissão

Neste projeto é proposta a implementação de uma rede local (LAN) Ethernet entre os equipamentos utilizados pela cafeteria Essência e sabor do café. A partir do uso de cabos de par trançado (UTP) de categoria 5 conectados a um switch, que por sua vez cada switch estará conectado em cada filial a um roteador. Também deve ser utilizado um Access Point (AP) possibilitando a transmissão de dados na rede sem fio IEEE 802.11 (rede conhecida como Wi-Fi), possibilitando a conexão dos hosts sem fio a rede cabeada local.

Para os equipamentos televisores do tipo Smart TVs, além da conexão via rede Wi-Fi, também serão conferidos outros dois tipos de conexão, uma por cabo UTP para acesso a internet como alternativa a possíveis interferências e uma via cabo coaxial para acesso aos canais por assinatura.

2.2 Configuração de Rede

Para cada rede local, deveram ser disponibilizados no mínimo 20 hosts, sendo 10 para equipe de gerência e operacional com equipamentos conectados via cabo de par trançado e 10 para transmissão via Wi-Fi para clientes e funcionários que utilizarem equipamentos móveis. Os IP’s dos dois modelos apresentados devem ser fixos e distribuídos em IP’s dinâmicos por meio do DHCP wireless.

2.3 Topologia Física

Deve ser empregado o uso do tipo de estrela para a topologia física, não comprometendo o funcionamento da rede em caso de inoperância de qualquer estação de trabalho no local, além de possibilitar a ampliação da rede sem necessidade de paralisação das atividades do estabelecimento.

[pic 5]

Fonte: http://www.bosontreinamentos.com.br/wp-content/uploads/2016/06/topologia-estrela-star-768x570.png, 2019.

2.4 Topologia para Matriz

Para matriz serão empregados o uso de: 10 computadores (06 para uso operacional e 04 para uso administrativo), 02 Switches, 01 servidor, 05 smartphones, 02 televisores Smart TV, 01 roteador, 02 Access Points e uma impressora multifuncional. Serão empregados dois tipos de cabeamento, cabo de par entrelaçado categoria 5 e cabo coaxial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (575.2 Kb)   docx (736.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com