TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar IV - Redes de Computadores - UNIP

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

Unip EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INFRASTRUTURA DE REDE EM BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

UNIP (POLO SUMARÉ)

2019

Unip EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INFRASTRUTURA DE REDE EM BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Nome completo do aluno: Leonardo Felippe Figueiras

RA: 1900494

Curso: Redes de Computadores

Semestre: 2º

UNIP (POLO SUMARÉ)

2019

RESUMO

        Nesse trabalho é apresentado um projeto de uma infraestrutura de rede numa biblioteca comunitária, desde os cabos usados e como será a conexão física, assim como a topologia lógica e o endereçamento IP das máquinas.

        É exposto, usando o que foi aprendido nas matérias do quarto bimestre do curso de Redes de Computadores, as normas que regem um projeto como esse, as melhores topologias a serem usadas, o tipo de cabo e sua conexão na planta baixa, além de uma configuração de endereçamento e domínio de colisão.
        O trabalho possui diversos desenhos e tabelas para facilitar o entendimento de seu conteúdo, que exemplificam topologias físicas e lógicas além da planta da sala onde será instalada a rede.

        

        

        

Palavras-chave: Infraestrutura, Rede, Topologias.

ABSTRACT

        

        In this paper it is shown a project of a network infrastrutcture in a community library, since the wires used and their physical connection, as well logical topology and IP address of the computers.
        It is exposed, using the subjects that was learned on the forth bimester of the Computer Networks course, the standards and norms that govern a project like this, the best topologies to use, the type of cable and their connection in the room, and the addressing configuration with collision domain.
        The project have several images and tables to make it easier to understand the content, which exemplify physical and logical topologies, besides the blueprints of the room where it will all happen.

        

Keywords:  Infrastructure, Network, Topologies.

SUMÁRIO

Introdução…………………………………………………………….……………………..6

Cabeamento Estruturado..……..………………………………………….………..…….7

Redes de Dados e Comunicação……………….…………………..…………………..12

Arquitetura de Redes...…………………………………………………………………...15

Conclusão…………………………………………………………………………………..18

Bibliografia………………………………………………………………………………….19

INTRODUÇÃO

        Nesse trabalho será apresentado um projeto para uma insfraestrutura de rede numa biblioteca comunitária, discutindo, explicando e definindo as necessidades  para a completa instalação e funcionamento, passando por topologias físicas e lógicas, o cabeamento estruturado do projeto, e também o endereçamento IP das máquinas.

        Para o desenvolvimento desse projeto será usado os conhecimentos adquiridos com o estudo das matérias do quarto bimestre do curso de Tecnologia em Redes de Computadores. São elas: Redes de Dados e Comunicação, Cabeamento Estruturado, e Arquitetura de Redes.

        Os capítulos nesse trabalho serão divididos por matéria, seguindo a ordem acima, para argumentar de maneira organizada a melhor forma de desenvolver tal projeto, considerando o cenário proposto pelo Projeto Integrado Multidisciplinar IV.

CAPÍTULO 1 – Cabeamento Estruturado

        Nesse capítulo será apresentado a planta baixa da sala em que será organizado os 30 computadores e instalada a rede, de acordo com o cenário do PIM IV. O escopo proposto também descreve que as máquinas serão postas em longas mesas longitudinais e que a sala tem 6 metros de comprimento e 6 de largura.

        Com essas informações pode-se montar a planta abaixo, ainda sem a representação do cabeamento.

[pic 1]

        Os tamanhos das bancadas acima foram tirados apartir de pesquisa feita pelo autor desse trabalho em móveis em sua casa e lojas de artigos para escritório. Possuem 60 centímetros de largura, sendo a maior delas com 6 metros de comprimento, e duas menores de 4,8 metros, com 1 metro de espaço entre elas. No canto inferior esquerdo está localizado o armário de telecomunicações.
        Na imagem abaixo está representada a interligação dos cabos, seguindo as normas que regulam o cabeamento estruturado em instalações de redes, que são: NBR-14565, TIA-942, TIA/EIA – 606A, TIA/EIA–568B, e TIA/EIA–569B.

[pic 2]

        Para facilitar o entendimento foi usado cores diferentes para os cabos que vão do armário de telecomunicações até os switchs (linhas vermelhas), e os cabos que vão dos switchs para os computadores (linhas azuis).

        A imagem acima mostra que a topologia física aplicada foi a de estrela, que será explicada com mais detalhes no capítulo seguinte, assim como a topologia lógica usada.
        O padrão ANSI/TIA-568 estabalece que os cabos a serem usados no projeto são de par trançado (UTP) categoria 5 ou superior, com uso de conectores RJ45. O comprimento máximo desses cabos, tanto para rede primária quanto para secundária, é de 90 metros, de acordo com a NBR-14565.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com