TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDICIPLINA PIM IV

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV

PIM IV- PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

(Infraestrutura de Rede Funcional Biblioteca Comunitária)

PÓlO – FACIMA

MACEIÓ– AL

2020

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplina – PIM IV

        PIM IV-PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

(Infraestrutura de Rede Funcional Biblioteca Comunitária)

Hélio Jorge Vasconcelos de Amorim- RA: 0590091

AlandeonRudson Carvalho de Araújo-RA:0579603

Daianne Estefânia da Silva Oliveira-RA: 0577759

Edney Aragão Santos e Santos-RA: 0582579

Júlio Cesar David –RA: 0575737

Odeene Ferreira- RA:0594768

PÓLO- FACIMA

MACEIÓ – AL

2020

 RESUMO

No projeto temos uma área para construção de 6 x 6 metros totalizando 36m². Será implantada a rede do tipo LAN (Local Área Network), pois é uma rede particular que opera dentro e próximo de um único prédio, como residência, um escritório ou uma fábrica. A topologia Física mostra como os computadores/equipamento utilizado estão localizados no ambiente conforme a figura abaixo.

Palavra chave:

Abstrato

Abstract

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...........................................................................................6

2.CONCEITOS

2.1 ARQUITETURA DE REDE        2.2 REDE DE DADOS E COMUNICAÇÃO 2.3 CABEAMENTO ESTRUTURADO

    3.DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.............................................12

1.INTRODUÇÃO

O projeto da empresa traz uma infraestrutura de redes completa para a biblioteca comunitária que será inaugurada, com uma estrutura física pensada na melhor maneira para acomodar todos os que iram utilizar a mesma e com todos os níveis de infraestrutura juntos para melhor atender quanto ao desempenho da função que é qualidade e segurança juntos.

O objetivo e ter uma rede estável para todos os computadores e respeitando os níveis de segurança da informação de cada usuário para que seja possível realizar as pesquisas necessárias e não ser utilizada de forma incorreta e que seja uma utilidade publica para os usuários sem maiores dificuldades.

Dentre os tópicos principais do projeto se destaca as camadas da arquitetura da rede, os cabeamentos necessários para a transição de dados e para a comunicação ser limpa, sem sofrer grande oscilação ou perda de dados para garantir uma experiencia mais limpa e satisfatória ao usuário.

2.ARQUITETURA DE REDES

Na biblioteca, vamos implementar uma arquitetura de rede baseada nas 7 camadas,e em consequência,expor suas funções.Serão apresentadas a partir da camada superior,até a camada inferior.

2.1-Camada de Aplicação

Camada 7-Aplicação OSI e TCP/IP:

Podemos dizer que essa é a camada mais próxima do usuário da biblioteca,pois é nela que o usuário executa  diversos protocolos.

  • Por exemplo: quando o usuário navega na internet,ele estar utilizando o protocolo HTTP (HyperTextTransferProtocol).

  • Se por acaso houver uma necessidade de uma transferência de arquivos,pode ser usado o protocolo FTP(File TransferProtocol).  

  • Se no caso o usuário necessitar de um envio por e-mail,será usado o protocolo SMTP    ( Simple Mail TransferProtocol),entre outos

2.2-Camada de Apresentação

Camada 6-Apresentação OSI:

A camada em questão tem como função de fazer com que dados com sintaxes diferentes possam se entender,negociar o formato de codificação de entregar ASCII ou EBCDIC. É até os formatos mais conhecidos,como vídeos MPEG ( Motion Picture Experts Group) e JPEG ( Joint Photographic Experts Group).

2.3-Camada de Sessão

Camada 5- Sessão OSI:

Está sessão é responsável pela comunicação entre os hosts no que se diz referente à transferência  de dados entre os programas.Ao comunicar-se,os programas entram em um acordo definindo a melhor forma de realizar essa transferência.Outra função muito importante são as marcações inseridas caso ocorra falha na rede.

Exemplo:Um usuário da biblioteca estiver baixando um livro e nesse momento acontece uma falha na rede,ao retornar,continua do mesmo ponto onde parou.

2.4- Camada de Transporte

Camada 4- Transporte OSI e TCP/IP:

Ela é responsável pelo transporte de informações de um local a outro.Basicamente podemos usar dois protocolos de comunicação para isso:

1.TCP:  A função dele é garantir que os dados cheguem ao destino de forma confiável,recebendo a mensagem que o pacote chegou,só ai ele envia o próximo pacote,e assim sucessivamente.

2.UDP: Este somente envia os dados ,sem confirmação que chegou.

2.5- Camada de Rede

Camada 3- Rede OSI:

A camada é responsável pelo endereçamento dos dados,com responsabilidade de chegar ao destino  mais rápida possível,escolhendo a rota melhor com menos congestionamento.

Camada 3- Internet TCP/IP:

A camada é responsável pelo endereçamento de internet,empacotamento e encaminhamento.entre os diversos  protocolos,citamos os principais  que irão nos auxiliar na biblioteca,o IP, ARP,ICMP e IGMP.

IP: Ele será responsável pelo roteamento.

ARP:Ele cumpre a função de descoberta do endereço da camada de acesso à rede,como um endereço de hardware associado a um determinado acesso na internet.

ICMP:Ele responsável pelo diagnóstico,relatando os erros.

IGMP: Vai contribuir gerenciando os grupos de IP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com