TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrões da Arquitetura IEEE802

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Padrões da Arquitetura IEEE802

Introdução

O padrão IEEE802 é um conjunto de normas desenvolvidas pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) para definir métodos de acesso e controle para redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). O nome dado a série refere-se ao ano e mês de seu início (Fevereiro de 80).

Os protocolos IEEE 802 correspondem às camadas Física e Enlace do modelo OSI. Na camada Física é definido como será realizado o tráfego dos dados, se por cabo (par trançado), radiofrequência ou por infravermelho. Na camada Enlace é definido o método de acesso ao meio.

Uma característica importante do IEEE 802 é a subdivisão da camada de enlace do modelo OSI em duas subcamadas: Controle de enlace Lógico (LLC) e Controle de acesso ao meio (MAC). Esta separação em duas entidades provê um mecanismo para regular o acesso ao meio (MAC) que é independente do método usado para estabelecer, manter e terminar o enlace lógico entre as estações (LLC). Isto permite que o padrão LLC possa ser aplicado a vários tipos de redes.

Veremos a seguir alguns dos padrões mais usados mundialmente:

IEEE 802.3u

Mais comumente conhecido como Fast Ethernet, opera em velocidade máxima teórica de 100 Mbps. Neste padrão, a conexão física dos enlaces é feita através de cabos de pares trançados. Este padrão foi lançado em 1995 e ainda é o mais usado em conexões cabeadas de redes locais. Negocia automaticamente a taxa de transmissão e o modo duplex, sendo capaz de operar a 10 Mbps ou 100 Mbps, half ou full-duplex.

Hoje é o padrão mais utilizado em todo o mundo, em se tratando de redes locais cabeadas.

Comunicações feitas com cabos de fibra ótica, também trabalham neste padrão.

IEEE802.3z

Mais comumente conhecido como Giga Ethernet, opera em velocidade máxima teórica de 1000 Mbps. Permite operações Half-Duplex e Full-Duplex, Utiliza o método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão. Oferece compatibilidade com tecnologias 10Base-T e 100Base-T.

A transmissão de dados neste padrão, é feita através de cabos de cobre (par trançado) ou cabos de fibra ótica. No uso de fibra ótica, os enlaces devem ter no máximo 500m quando em multimodo e no máximo 3 Km em monomodo.

Com a queda nos preços dos equipamentos Giga Ethernet, muitas empresas já estão migrando para este padrão que possui taxa de transferência bem maior do que no IEEE802.3u.

IEEE802.11b

Em 1999 surgiu a especificação 802.11b que apresentava um aumento na taxa de transferência de dados em radiofrequência, se comparado aos padrões anteriores. Sua taxa de transmissão é de 11 Mbps e opera na frequência de 2.4 GHz. Inicialmente suporta 32 utilizadores por ponto de acesso. Um ponto negativo neste padrão é a alta interferência tanto na transmissão como na recepção de sinais, porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones móveis, fornos micro ondas e dispositivos Bluetooth. O aspecto positivo é o baixo preço dos seus dispositivos, a largura de banda gratuita bem como a disponibilidade gratuita em todo mundo. O 802.11b é amplamente utilizado por provedores de internet sem fio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com