TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil de um profissional de Segurança da Informação

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.232 Palavras (21 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 2]

CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

8° Semestre

Segurança e Auditoria de Sistema de Informação

Perfil de um profissional de Segurança da Informação

Turma: 8° Semestre

        Luziânia – GO

2015


Turma: 8° Semestre

TEMA

Perfil de um profissional de Segurança da Informação

Pesquisa apresentada como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso na semana acadêmico.

Orientador (a): Alécio Filipe

Luziânia – GO

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         01

2. JUSTIFICATIVA        02

3. O PROFISSIONAL DE SEGURANDA DA INFORMAÇÃO        02

  1.  ÁREAS DE ATUAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO         03
  2.  A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL        04

3.2.1 ÉTICA        05

3.2.2 PRO ATIVIDADE        05

3.2.3 HABILIDADE NA TROCA DE CONHECIMENTO        05

3.2.4 APRIMORAMENTO CONSTANTE        06

3.2.5 VISÃO GLOBAL        06

3.2.6 BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL        06

4. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        07

4.1 O ATIVO HUMANO E A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        07

4.2 PREVENÇÃO        07

4.3 ANALISTA DE SEGURANÇA X CSO        08

4.4 CARREIRA        10

4.5 ANALISTA DE VÍRUS        10

4.6 PESQUISADOR DE INTELIGÊNCIA EM SEGURANÇA        11

4.7 ANALISTA DE VULNERABILIDADE        11

4.8 ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS DA ÁREA...................................12

5. OS TRÊS ELOS IMPORTANTES DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        13

6. METODOLOGIA DA PESQUISA        15

7. CRONOGRAMA        16

8. CONCLUSÃO        17

9. REFERÊNCIAS        18

Luziânia – GO

2015


1. INTRODUÇÃO

Profissional de Segurança da Informação

É evidente que as atuais organizações dependem bastante dos sistemas informatizados. A quantidade de sistemas computacionais, que controlam os mais variados tipos de operação e o próprio fluxo de informação da empresa, vem aumentando a cada dia. Por conta disso, as organizações brasileiras, como um todo, estão adotando o computador como ferramenta indispensável para crescimento da empresa e consequentemente melhoria nos serviços prestados por ela. Analisando o exposto e com uma boa visão do mundo atual podemos, de uma forma convicta, afirmar que estamos na era da informação. A informação passou a ser considerado o principal patrimônio de uma organização e com o grande avanço tecnológico passaram a estar em constante risco. Com isso a segurança da informação passou a ser um ponto crucial para a sobrevivência das instituições. Com o desenvolvimento na área computacional, a chegada dos computadores pessoais e o surgimento de redes capazes de conectar computadores do mundo inteiro, os aspectos de segurança passaram a ser complexos a ponto de haver necessidade de se criar equipes e métodos de segurança cada vez mais sofisticados. 

A segurança da Informação é uma preocupação que está passando de exclusividade dos gestores de TI para as pautas dos conselhos administrativos. É realmente preocupante imaginar o crescimento do parque de servidores, estações de trabalho, novos sistemas, novas tecnologias e seus impactos para o negócio. A atitude deve ser proativa, não podemos nos deixar levar pelo maravilhoso mundo moderno do just do it e esquecermos da segurança necessária para mantê-lo. Muitos belos projetos podem cair por terra por não considerarem adequadamente a segurança. Levando em conta estas considerações, este trabalho tem por objetivo fazer um profundo estudo na área da Gestão de Segurança da Informação, preparando-nos, assim, a mantermos seguro esta importante e essencial ferramenta que é a informação.

2. JUSTIFICATIVA

Vivemos na chamada Era da Informação ou Era Digital. Este período teve início entre o final dos anos 60 e início da década de 70 com a criação de tecnologias como o microprocessador, a rede de computadores, os cabos de fibra ótica, o computador pessoal, entre muitas outras. Mas tal Era só ganha força a partir da década de 80 com a estabilização do crescimento da área industrial e o começo da popularização da informática. Atualmente, a informação ganha destaque como o bem mais valioso tanto para as empresas como para a população. Este ativo intangível consegue proporcionar diferenciais competitivos de grande magnitude, o que implica diretamente a lucratividade das organizações. Porém, a difusão e a facilidade de acesso das pessoas às tecnologias de informação e comunicação escondem alguns perigos, como a ação de pessoas mal-intencionadas (denominadas hackers e crackers), principalmente, por meio de spywares e vírus e a espionagem industrial.

Diante do exposto, este trabalho vem elucidar de forma clara e objetiva os aspectos gerais da Segurança da Informação e o profissional da aérea, a origem, os métodos, procedimentos e sua verdadeira importância no mundo coorporativo como, proteger a integridade de dados sigilosos, sejam eles de pessoa física ou jurídica, contra aquisições inapropriadas e fraudes é dever dos profissionais especializados em segurança da informação. Mas no que consiste esta profissão? Quais são as áreas de atuação? Que características um profissional deve ter para se especializar em segurança informacional? Descubra a importância dos “xerifes” do mundo virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (306.1 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com