TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Estimativa de Esforço e Tempo de Desenvolvimento de Software

Por:   •  17/5/2021  •  Exam  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Pesquisa de Estimativa de Esforço e Tempo de Desenvolvimento de Software

Estela Oliveira Antunha Garcia (D07BAH-0)

Sara Michele Alves da Silveira (D07BAC-0)

1. Introdução

Neste documento, iremos descrever o uso de técnicas do Modelo de Custo Construtivo (Cocomo) que foi proposto por Barry Boehm em 1970 e baseia-se no estudo de 63 projetos, o que o torna um dos modelos mais bem documentados.

           É um modelo de estimativa de custo processual para projetos de software e frequentemente usado como um processo de previsão confiável dos vários parâmetros associados à criação de um projeto, como tamanho, esforço, custo, tempo e qualidade. Consiste em uma estimativa de custo processual para projetos de software e frequentemente usado como um processo de previsão confiável dos vários parâmetros associados à criação de um projeto, como tamanho, esforço, custo, tempo e qualidade. Foi proposto por Barry Boehm em 1970 e é baseado no estudo de 63 projetos, o que o torna um dos modelos mais bem documentados.

         Os principais parâmetros que definem a qualidade de qualquer produto de software, que também são um resultado do Cocomo, são principalmente Esforço e cronograma: Esforço: quantidade de trabalho necessária para concluir uma tarefa. É medido em unidades pessoa-mês. Cronograma: significa simplesmente a quantidade de tempo necessária para a conclusão do trabalho, que é, obviamente, proporcional ao esforço realizado. É medido nas unidades de tempo, como semanas, meses.

            Diferentes modelos de Cocomo foram propostos para prever a estimativa de c stos em diferentes níveis, com base na quantidade de precisão e correção necessárias. A definição de Boehm de sistemas orgânicos, semidetached e incorporados: Orgânico - Diz-se que um projeto de software é do tipo orgânico, se o tamanho da equipe necessário for pequeno, o problema for bem entendido e já tiver sido resolvido no passado e os membros da equipe tiverem uma experiência nominal em relação ao problema. Semi-desanexado - Diz-se que um projeto de software é do tipo Semi-desanexado se as características vitais, como tamanho da equipe, experiência e conhecimento dos vários ambientes de programação, estiverem entre o orgânico e o incorporado. Os projetos classificados como Geminados são comparativamente menos familiares e difíceis de desenvolver em comparação aos orgânicos e exigem mais experiência e melhor orientação e criatividade. Por exemplo: compiladores ou sistemas embarcados diferentes podem ser considerados do tipo Geminada. Incorporado - Um projeto de software que exige o mais alto nível de complexidade, criatividade e requisitos de experiência se enquadra nessa categoria. Esse software requer um tamanho de equipe maior que os outros dois modelos e também os desenvolvedores precisam ter experiência e criatividade suficientes para desenvolver modelos tão complexos. Todos os tipos de sistema acima usam valores diferentes das constantes usadas nos cálculos de esforço.

         

2. Principais Técnicas

Boehm propôs o COCOMO (Modelo de Estimativa de Custo Construtivo) em 1981. O COCOMO é um dos modelos de estimativa de software mais usados ​​no mundo. O COCOMO prevê os esforços e o cronograma de um produto de software com base no tamanho do software.

            As etapas necessárias neste modelo são: Obtenha uma estimativa inicial do esforço de desenvolvimento com a avaliação de milhares de linhas de código-fonte entregues (KDLOC). Determine um conjunto de 15 fatores multiplicadores de vários atributos do projeto. Calcule a estimativa de esforço multiplicando a estimativa inicial com todos os fatores de multiplicação, isto é, multiplique os valores nas etapas 1 e 2.

A estimativa inicial (também chamada estimativa nominal) é determinada por uma equação da forma usada nos modelos estáticos de variáveis ​​únicas, usando KDLOC como a medida do tamanho. Para determinar o esforço inicial Ei em pessoa-mês, a equação usada é do tipo é mostrada abaixo

Ei = a * (KDLOC) b

O valor da constante a e b depende do tipo de projeto.

            No COCOMO, os projetos são categorizados em três tipos: Orgânico, Semi-incorporado e Incorporado. 1.Organico: Um projeto de desenvolvimento pode ser tratado do tipo orgânico, se o projeto trata do desenvolvimento de um programa de aplicativos bem compreendido, o tamanho da equipe de desenvolvimento é razoavelmente pequeno e os membros da equipe são experientes no desenvolvimento de métodos semelhantes de projetos . Exemplos desse tipo de projeto são sistemas comerciais simples, sistemas simples de gerenciamento de inventário e sistemas de processamento de dados. 2. Semi-incorporado: Um projeto de desenvolvimento pode ser tratado com o tipo semidetached se o desenvolvimento consistir em uma mistura de funcionários experientes e inexperientes. Os membros da equipe podem ter uma experiência finita em sistemas relacionados, mas podem não estar familiarizados com alguns aspectos do pedido que está sendo desenvolvido. Exemplo de sistema semidetached inclui o desenvolvimento de um novo sistema operacional (SO), um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) e um complexo sistema de gerenciamento de inventário. 3. Incorporado: um projeto de desenvolvimento é tratado como um tipo incorporado, se o software que está sendo desenvolvido estiver fortemente acoplado a hardware complexo ou se existirem regulamentos rigorosos sobre o método operacional. Por exemplo: ATM, controle de tráfego aéreo.

            Para três categorias de produtos, a Bohem fornece um conjunto de expressões diferente para prever o esforço (em uma unidade de mês por pessoa) e o tempo de desenvolvimento do tamanho da estimativa na estimativa de esforços do KLOC (linha de código Kilo) leva em consideração a perda de produtividade devido a feriados , folga semanal, coffee breaks, etc.

            Segundo Boehm, a estimativa de custos de software deve ser feita em três etapas: Modelo básico, Modelo Intermediário, Modelo detalhado.

1. Modelo COCOMO básico: O modelo COCOMO básico fornece um tamanho exato dos parâmetros do projeto. As seguintes expressões fornecem o modelo básico de estimativa COCOMO:

Esforço = a1 * (KLOC) a2 PM

Tdev = b1 * (esforços) b2 meses

Onde KLOC é o tamanho estimado do produto de software indicado em Kilo Lines of Code, a1, a2, b1, b2 são constantes para cada grupo de produtos de software, Tdev é o tempo estimado para desenvolver o software, expresso em meses, Esforço é o esforço total necessário para desenvolver o produto de software, expresso em meses por pessoa (PMs).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (219.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com