TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estimativas de Projeto de Software e Cronograma de Projeto

Por:   •  30/1/2018  •  Resenha  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

Institudo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Maranhão – Campus Imperatriz

professor: Carlos Assunção

Aluno: Juan Carlos Ferreira Sousa

Resumo do contéudo 25/01/2018

Assunto: Estimativas de Projeto de Software e Cronograma de Projeto

Resumo

Esse meu trabalho acadêmico é sobre o estudo indicado pelos o professo Carlos Assunção sobre o livro de Engenharia de Software 7º edição. Roger S. Pressman no qual ele vem detalhando e aconselhando o uso de estimativas de projeto de software e cronograma de projeto. Os capitulos analisados são: 26 e 27 do livro citado acima.

Objetivo

 Demonstrar como se faz necessário um trabalho onde se procura zelar pelo o desenvolvimento de software do início da sua concepção até  o fim propriamente dito do projeto com possibilidade de alteração do cronograma de projeto quando é  estruturado e modelado com as melhores práticas.

Introdução

O capitulo 26 trata de estimativas de projeto de software. Muitos profissionais não gostam de passar o tempo planejando e a grande maioria dos nossos gerentes técnicos não tem  treinamento suficiente na área para que o  seu planejamento possa trazer um resultado melhor, mais um planejamento é necessário para evitar problemas precoces com baixo custo em vez de problemas tardios com alto custo.

Desenvolvimento

 Então o que fazer, quais são as etapas para começar as estimativa de projeto? O autor aconselha uma descrição do escopo do problema para se verificar a complexidade e os riscos do problema.

Com esses dados  em mãos teremos uma descrição simples que descreve as tarefas a serem executadas, as funções a ser implementadas, o custo, esforço e tempo envolvidos para cada atividade.. Isso é assumir um comprometimento inicial mesmo que mais tarde esteja errado. Não estamos falando de uma ciência pronta e acabada mais sim que aceitamos um futuro com um certo grau de incerteza. Segundo Frederick Brooks[Bro95]:

...Nossas técnicas de estimativa são muito  mal desenvolvidas. E, pior, refletem uma suposição bastante falsa, não declarada, de que tudo sairá muito bem… porque não temos certeza sobre nossas estimativas. Gerente de software muitas das  vezes não possuem a firmeza necessária para fazer as pessoas esperarem por um bom produto.

Falou sobre o Processo de Planejamento do Projeto de software como objetivo que irar proporcionar uma estrutura que permitirá uma estimativa razoável dos recursos, curtos e cronogramas e suas adaptações ao longo do plano estabelecido já que temos um certo grau inerente de incerteza. Ele nos mostra que devemos ser cauteloso mais não obsessivo em relação às estimativas pois ela não é uma Ciência mais sim uma Arte, também  Ele nos convoca a trabalhar de forma sistemática em cima do Escopo e da Viabilidade do Software, e vai descrevendo o passo a passo como recursos humanos, recursos de software reutilizáveis, recursos de ambiente para que  possamos assim ter um risco aceitável e fala também dos esforços para se conseguir esses custos confiáves. Com essa postura entramos então em Técnicas de Decomposição como Dimensionamento do software, estimativa baseada em problema onde são gerados valores e nos ofereceram maior credibilidade da estimativa pois assumimos probabilidade otimistas e pessimista, e já que não temos uma certeza. Ele também nos aconselha uma verificação cruzada com outra abordagem mais nunca esquecendo o bom senso e a experiência devem sempre prevalecer e vai discorrendo com exemplo de estimativa baseada em LOC, com exemplo de estimativa baseada em FP, como estimativas baseadas em processo, estimativa com casos de uso e Ele usa sempre o software CAD com referência para todos esses exemplos. Fala do Modelo Empírico de Estimativa  mais que seja usado de forma de  criteriosa. Da Estrutura dos modelos de estimativa que são obtido por meio da análise de regressão sobre cada dados  coletados de projetos de software anteirores e mostra as formas que eles tomam. Entra no  modelo cocomo II que requerem informações de tamanho e tem partes de diferentes opções como parte da hierarquia de modelo: pontos de objeto, pontos de função e linhas de código-fonte e vai dando alguns detalhamento dessas hierarquia  mostrando as suas forma com toda as suas complexidade. Entra em Equação do software que é um modelo multivariável com sua caracteristica especifica de esforço durante a vida de um projeto de desenvolvimento de software. Temos também Estimativa para Projeto Orientado a Objeto, temos  Estimativa para desenvolvimento ágil e ele mostra  cenário e por fim ele fala sobre a Estimativa para projeto WebAPP que também adota o modelo de processo ágil, fala sobre fazer a decisão / comprar e vai criando uma árvore de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com