TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimativas de Projeto de Software e Cronograma de Projeto

Por:   •  30/1/2018  •  Dissertação  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Institudo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Maranhão – Campus Imperatriz

professor: Carlos Assunção

Aluno: Juan Carlos Ferreira Sousa

Resumo do contéudo 26/01/2018

Assunto: Estimativas de Projeto de Software e Cronograma de Projeto

Resumo

Esse meu trabalho acadêmico é sobre o estudo indicado pelos o professo Carlos Assunção sobre o livro de Engenharia de Software 7º edição  Roger S. Pressman no qual ele vem detalhando e aconselhando o uso de estimativas de projeto de software e cronograma de projeto. Os capitulos analisados são: 26 e 27 do livro citado acima.

Objetivo

 Demonstrar como se faz necessário um trabalho onde se procura zelar pelo o desenvolvimento de software do início da sua concepção até  o fim propriamente dito do projeto com possibilidade de alteração do cronograma de projeto, quando é estruturado e modelado com as melhores práticas.

Introdução

O capitulo 27 mostra um panorama das tarefas já idenfiticada pela engenharia de software que precisam ser executadas, no qual chamamos de cronograma e com isso começamos a fazer perguntas como: (quem realiza?, por que é importante?, quais saõ as etapas envolvidas?, etc..)

A pergunta é sempre a mesma porque existe sempre atraso na duração do projeto? Vamos discorrer nesta segunda etapa do trabalho sobre a relevância de se ter em mão um cronograma de projeto.

Desenvolvimento

Falamos de atrasos na duração do projeto onde  poderiamos citar varias razões como: prazo de entrega não realístico, alterações nos requisitos do cliente, dificuldades técnicas, falha de comunicação enfim temos várias razões para que isso ocorra. Por isso são necessário as atividades de estimativa já discutida no recuso do capitulo 26 e agora essa atividade técnica de cronograma que o autor vem discutindo neste capitulo 27.

Como é de se esperar o autor vem sempre recomendando tomar providências antes do projeto e é feito uma lista de atividades como estimativa detalhada, uso de modelo incremental de processo, desenvolvimento de uma estratégia de engenharia, reunião com o cliente, enfim tem que existir uma organização e liderança no projeto.

Cronogrma de projeto de software é uma atividade que distribui o esforço estimado por toda a duração planejada do projeto alocando esse esforço para tarefa específica de engenharia de software no qual ele vai evoluindo ao longo do tempo. Temos que ter sempre em mente principios básicos como em qualquer área da engenharia de software para guiar os cronogramas de projeto de software como: divisão do trabalho, interdependência, alocação do tempo, validação do esforço, definição de responsabilidade, definição dos resultados, definição dos pontos de controle no qual vai sendo aplicado à medida que o projeto vai evoluindo.

Ele não esquece da relação entre pessoas e esforço, fala da curva Ptnam-Norden-Rayleih(PNR) e retoma a discurssão sobre a distribuição de esforço, fala das técnicas de estimativa de projeto de software discutidas no capitulo 26.

Fala de exemplo de conjuto de tarefas, refinamento das ações de engenharia de software, bem como rede de tarefas.

O cronograma de um projeto de software não difere do cronograma de qualquer esforço de engenharia multitarefa. Portanto, ferramentas e técnicas generalizadas de cronogramas podem ser aplicadas com poucas modificações ao projeto de software. Ele fala sobre ferramentas que ajudam para se obter informações e gerar um gráfico de Grantt. Um gráfico de Grantt pode ser desenvolvido para o projeto inteiro, ou podem ser desenvolvidos gráficos separados para cada função do projeto ou para cada indivíduo que trabalha no projeto. Fala de acompanhamento de cronograma, de acompanhamento de progresso de um projeto orientado a objeto. Lembrando que o modelo de processo orientado a objeto é iterativo, cada um desses pontos de controloe deve ser revisado conforme diferentes incrementos são entregues ao cliente, também dá uma pincelado em crongrama para projetos para WebApp e usa o exemplo do cronograma macroscópico de WebApp CasaSeguraGarantida, onde é identificadas sete incrementos para o componente baseado na Web do projeto. Ele detalha algumas tarefas e faz análise de valor agregado, onde permite que você avalie a porcentagem de conclusão de um projeto usando análise quantitativa em vez de depender de suposições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com