TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 1e 2

Por:   •  30/9/2015  •  Monografia  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA
CLEYÇON VIEIRA NASCIMENTO







PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA DROGARIA CENTER FARMA








BOA VISTA
NOVEMBRO/2013
CLEYÇON VIEIRA NASCIMENTO








PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA DOGRARIA CENTER FARMA



Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção de nota semestral, do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Universidade Paulista.



BOA VISTA
NOVEMBRO/2013
RESUMO
Os sistemas de informação possui um papel estratégico nas organizações, a fim de melhorar a comunicação para com o público e até mesmo a comunicação entre colaboradores. Além de oferecer um suporte necessário em relação à tomada de decisões, a direção que a empresa deve seguir e o planejamento organizacional.
O presente projeto tem como finalidade analisar a situação organizacional da Drogaria Center Farma, relatando a estrutura organizacional, estatística, comunicação, princípios de sistema de informação, organização de computadores, fundamentos de sistemas operacionais e desenvolvimento sustentável. Onde foi realizada uma pesquisa para levantar dados do sistema utilizado por esta organização. A abordagem aplicada foi qualitativa, através de observação in loco e análise de conteúdo.
Com isso, foi possível identificar que o sistema de informação utilizado pela empresa vem mostrando resultados significativos na demanda de decisões, visando o futuro e as empresas concorrentes. Também tem se mostrado bastante eficaz em relação a seus objetivos, proporcionando agilidade, credibilidade e segurança na transmissão de dados e na veracidade das mesmas. Trata-se de um projeto de cunhoacadêmico, porém de contribuição expressiva para a vida profissional, ainda aos que cursam Sistema de Informação, ganhando uma base importante para atuar no mercado.

Palavras-chave: Sistemas – Informação – Drogaria Master Center – Transmissão de dados – Tecnologia.





SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04
1 DROGARIA MASTER CENTER 05
1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL............ 06
1.2 ESTATÍSTICA 07
1.3 COMUNICAÇÃO APLICADA 07
1.4 PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 08
1.5 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 08
1.6 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 09
1.7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12















INTRODUÇÃO
Com o avanço tecnológico, as empresas precisam investir pesado no que diz respeito à disponibilidade e confiabilidade das informações que são emitidas pelos sistemas de informação. Sem dúvida não é uma tarefa fácil administrar esse tipo de sistema. Porém, sem ele, muitos processos seriam muito demorados. Principalmente os que demandam decisões.
A velocidade com que as informações fluem gera uma vantagem competitiva, já que as decisões ocorrerão com mais rapidez e a ação da empresa será à altura de seus concorrentes.
O diferencial das empresas que adotam sistemas informatizados está justamente no tempo que deixa de ser gasto com verificações e análise de dados, já que os relatórios são processados de forma rápida, prática e com uma menor possibilidade de erros. Vale destacar que as falhas nos resultados estão, em sua maior parte, relacionadas com a má administração deste. Faz-se necessária uma auditoria regular nesses sistemas para possibilitar garantia de resultados satisfatórios.
Verificamos que, motivados pelapraticidade e por gerar a tão buscada vantagem competitiva, as empresas cada vez mais adotam esses sistemas, buscando principalmente destaque no mercado.
Laudon e Laudon (2004, p. 06) afirmam que: 
Das ferramentas de que os administradores dispõem, as tecnologias e os sistemas de informação estão entre as mais importantes para atingir altos níveis de eficiência e produtividade nas operações, especialmente quando combinadas com mudanças no comportamento da administração e nas práticas de negócio. 
Esse estudo tem como objetivo principal identificar o sistema de informação utilizado em uma drogaria, situada na cidade de Boa Vista, Roraima. Além disso, tem como objetivos específicos identificar a estrutura organizacional, estatística, comunicação, sistema de informação e desenvolvimento sustentável, abrangendo os princípios, organização de computadores e fundamentos de sistemas operacionais, todos conforme manual do Projeto Integrado Multidisciplinar da UNIP.
1 EMPRESA DROGARIA CENTER FARMA
1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A empresa Drogaria Center Farma, encontra-se no mesmo endereço desde a sua fundação, na Avenida Lauro Pinheiro, nº. 927. Bairro Silvio Botelho, na cidade de Boa Vista- Roraima. Nome de Marketing: Drogaria Center Farma – DCF e Razão Social: Center Farma Ltda. 
A Drogaria Center Farma não é uma das pioneiras da cidade, todavia é uma das mais populares do mercado, no segmento de drogarias no bairro. Precisamente na data de 20 de agosto de 1995, fundou-se a Drogaria Center Farma, por intermédio do Senhor Francisco Edinaldo Pereira Lima, cuja ideia surgiu, na época, pelo fato do bairro estar em desenvolvimento, havendo a necessidadede uma drogaria naquela área. O empreendimento é voltado à saúde e acomodação dos populares, pois além de oferecer a venda de medicamentos, encontrarão, também, a presença de um especialista em farmácia para possíveis orientações acerca do uso dos medicamentos. Conforme as necessidades circunstanciais, o proprietário optou por uma ampla diversidade de produtos, bem como: cosméticos, bombons, brinquedos, perfumarias e bijuterias. Ainda assim, tendo como principal produto os medicamentos.
A DCF é uma empresa considerada de médio porte e hoje é composta por 11 colaboradores, sendo 01 diretor, 01 gerente, 01 administrador, 01 contador, 02 vendedores, 01 farmacêutico, 01 caixa, 01 office-boy, e 02 na limpeza em geral.
Possui uma sala adequada de atendimento à população, para aplicação de injetáveis, aferição de pressão arterial e balança para controle de peso. Vale ressaltar que os últimos tipos de serviços mencionados são feitos gratuitamente.
Os principais fornecedores foram escolhidos por oferecem melhores condições em atendimento, responsabilidade, credibilidade adquirida no mercado local, nacional, internacional, bem como qualidade, rapidez na entrega e prazos diferenciados. São eles: Tapajós Distribuidora, Cardin, Paríma, Fall Perfumaria, Biju Acessórios e Brinquedos & Cia, situadas em Boa Vista, Manaus e os dois últimos em São Paulo.
Destaca-se pelo bom atendimento, disponibilizando para os clientes diferentes formas de pagamento: no dinheiro, cartões de crédito e débito e descontos significantes. De acordo com a preferência do cliente. A empresa atende todas as classes e com preços acessíveis. 
A DCF está inserida no segmento emexpansão e os principais segmentos são as empresas conveniadas com a mesma, proporcionando aos seus funcionários maiores descontos. 
Os principais concorrentes da DCF são: Drogaria do Trabalhador (também proporciona descontos para funcionários das empresas conveniadas); Drogaria Master (possui filiais em vários pontos da cidade) e Drogaria Nordeste (uma das pioneiras da cidade e com boa localização).

1.2 ESTATISTICA 
As medidas de tendência eventual apresentam, resumidamente, as informações contidas em um conjunto de dados. Dessa forma, para se comparar conjuntos com valores diferentes, a medida de variação entra em ação.
Para haver um monitoramento efetivo das características de qualidade de um processo de produção, o uso de ferramentas estatísticas torna-se necessária para detectar, identificar e analisar quais são os fatores responsáveis pela variabilidade que afeta de maneira imprevisível o processo, uma vez que é possível obter muitas informações sistematizadas e perceber pontos críticos, oportunidades de melhoria e, principalmente, as variações ou flutuações devido às causas normais.
Para que o nível de qualidade possa ser atingido, devem-se utilizar técnicas estatísticas convenientes e recorrer ao empenho geral de todos os envolvidos na melhoria contínua para a estabilidade de um processo.
Podemos esquematizar, estatisticamente, a posição da Drogaria Center Farma em relação às suas correntes, nos três últimos anos:

Gráfico 1 - Progressão da Ótica Boa Vista em relação às concorrentes.
Fonte: DCF - primeiro semestre de 2012.

Pode-se observar que a DCF está bem acima de suas concorrentes, elevando a porcentagem a cada ano. A Drogaria doTrabalhador é a que está crescimento contínuo com a DCF. Quanto às demais, ainda encontram-se mais afastadas da média obtida pela DCF.

1.3 COMUNICAÇAO APLICADA
A empresa está inserida na campanha publicitária “Rede Bem Estar”, visando o bem estar de uma pessoa em relação a sua saúde. Esta campanha foi lançada no início do ano de 2012, com a finalidade de atender a população carente da cidade e do interior.
Foi lançada, primeiramente, na televisão nos horários da manhã, tarde e noite, no jornal local transmitido pela rede Globo. Também lançada na rádio, exclusivamente no horário de 12h00 min, por ser o horário em que as pessoas estão saindo do trabalho para o almoço, pegar os filhos na escola, descansar e acabam ouvindo a rádio por causa dos jornais locais. Além de 06 outdoors colocados nos pontos estratégicos da capital, inclusive nos principais municípios: 01 na Av. Mario Homem de melo, 01 no bairro 13 de Setembro, 01 Mecejana, 01 na avenida principal do Centenário e outros dois nos municípios de Alto Alegre e Mucajaí. Conta, também, com a divulgação em panfletos, distribuídos em locais próximos à drogaria.
A publicidade é uma ótima estratégia, trazendo retorno imediato às empresas. Com isso, não ousam em investir quando se trata de divulgação. 
Há uma comunicação interna, onde ocorrem reuniões quinzenais com o gerente, contador e administrador; e mensais com o restante dos colaboradores para informá-los de quaisquer novidades e que compete ao Gerente transmiti-las para todos nas reuniões.
A empresa apresenta níveis hierárquicos, onde abaixo do Gerente, está o Administrador, sendo submetido a este o Vendedor, o Caixa e o Office-boy, e osde Limpeza em geral.
Dessa forma, o fluxo de comunicação acontece de forma descendente, onde se centra no Gerente as ordens que são direcionadas aos colaboradores. O Administrador responde pela drogaria, sendo o porta-voz, passando relatórios semanais ao Gerente. A comunicação entre os colaboradores dentro da drogaria é agradável, proporcionando um clima organizacional excelente, onde os gerentes estimulam a cada um assumir um espírito de equipe, colaboração e cooperação dentro da empresa.

1.4 PRINCÍPIOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Quanto ao uso do sistema informatizado, a DCF está bem estruturada e organizada, não necessitando de uma nova estrutura, pois o sistema de informação tem atendido as expectativas e necessidades para manter o bom funcionamento e agilidade ao atender os clientes, e no auxilio do planejamento.

1.5 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
A empresa dispõe de 04 computadores, distribuídos na loja, onde cada um está habilitado com o sistema Operacional Linux. Sistema utilizado pela empresa há três anos e são atualizados com manutenções periódicas em todos os seus sistemas em geral. Consistindo apenas no programa M2 SMART. Esse tipo de programa resume-se no controle de entrada e saída de mercadorias e emissões de notas fiscais. No salão de vendas encontram-se 02 computadores e 02 na sala de pós-venda, o que facilita o trabalho dos mesmos, auxiliando no contato com os clientes. Fazem seus relatórios mensais de vendas para facilitar na realização da pós-venda, o preenchimento de fichas que correspondem aos seus clientes.
A administração disponibiliza acesso à internet, tendo em vista as atividades específicas de cada colaborador,administrativamente. Dentre as atividades, uma é a de entrar em contato com fornecedores através de correio eletrônico, referente a pedidos de mercadorias, devolução e troca.
O proprietário tem conhecimento do papel imprescindível do sistema de informação para uma empresa, principalmente por possuir muitos clientes e precisa realizar pós-venda com cada um, como forma de garantir fidelização, compromisso, credibilidade e confiança diante do mercado boa-vistense. Além disso, o sistema de informação põe a empresa em sintonia com a concorrência, visando informações de qualidade para a tomada de decisão.

1.6 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

A empresa criou ações sustentáveis para divulgar a responsabilidade social da mesma, perante o impacto ambiental negativo decorrente das atividades produtivas e mercadológicas. As ações permitem que as organizações sejam lucrativas e, ao mesmo tempo, ambientalmente responsáveis. É feito a cada semestre serviço de panfletagem sobre a preservação do meio ambiente.
Souza (1993) corrobora ao dizer que:
As estratégias de marketing ecológico, adotadas pela maioria das empresas, visam a melhoria da imagem tanto da empresa quanto de seus produtos, através da criação de novos produtos verdes e de ações voltadas pela proteção ambiental.
Assim sendo, a empresa DCF se compromete com desenvolvimento sustentável, levando aos seus clientes uma programação repleta de informações no que diz respeito à questão ambiental.
1.7 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Para que as empresas consigam desenvolver um processo que as auxiliem, de modo a armazenar, recolher, arquivar e processar a informação disponível se faz necessário o usode sistema operacional é um conjunto de ferramentas importantes para que um computador possa ser utilizado de forma adequada.
Isso possibilita maior funcionalidade para as empresas, pois com o gerenciamento de sistemas, uma vez que cria uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais rápida e segura.
O sistema operacional tem uma tarefa muito importante que é o gerenciamento de recursos. Sendo assim, o gerenciamento de processos garante que cada processo e aplicativo recebam tempo suficiente do processador para funcionar corretamente, podendo usar quantos ciclos de processador seja possível para realizar as tarefas. Quando o sistema operacional gerencia a memória do computador, cada processo de ter memória suficiente para ser executado, pois um processo não pode utilizar a memória de outro processo e outro processo também não pode utilizar a sua memória, para que assim cada processo seja executado de forma eficaz.
Cada empresa possui sua forma ao lidar com o sistema operacional, procurando praticidade quando se trata de seus usuários (colaboradores), para que possam usufruir, mostrando resultados significativos para com a concorrência. Mantendo-se sempre atualizada, com o foco direcionado aos seus clientes.






CONCLUSÃO
Este projeto teve como finalidade apresentar uma pequena introdução aos conceitos dos sistemas de informações, assim como mostrar na prática, através da avaliação de uma empresa que utiliza tal ferramenta um exemplo para os leitores para melhor visualização e entendimento de como é o funcionamento de um sistema de informações.
Através das pesquisas in loco, pode-se avaliar de forma positiva osresultados obtidos pela Drogaria Center Farma em relação a utilização dos sistemas de informação, pois o tempo para a obtenção de dados bem como para a aplicação de medidas para otimizar os resultados acontece de forma rápida e eficaz. 
Estes fatores estão diretamente ligados ao resultado financeiro da empresa, que também teve um incremento em relação ao desempenho esperado utilizando o sistema.
Através desses resultados, pode-se avaliar como positivo o uso de uma ferramenta de sistemas de informações na empresa avaliada, pois todos os objetivos esperados foram atingidos, e em determinados momentos até mesmo superados, gerando o retorno financeiro necessário para a viabilização da implantação e da manutenção deste sistema.
Com isso, a utilização de sistemas de informações pode ser vantajosa às empresas, permitindo obter grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes, pois o processo decisório estará mais focado e embasado em informações corretas e disponíveis em tempo hábil.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ARAÚJO, Robson. Fundamentos de Sistemas Operacionais (Sistemas Abertos).
Acesso em 10 nov. 2013.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Gestão ambiental: um enfoque no desenvolvimento sustentável. Acesso em: 10 nov. 2013.

Manual de Monografia (NBR 14724/2002) – Universidade Tiradentes
Acesso em 10 nov. 2013.

SOUZA, M. T. S. Rumo à prática empresarial sustentável. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, SP: v.4, n.33, p. 40-52, jul/ago/1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com