TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim - Trabalho Académico Ambev

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

Atualmente não conseguimos imaginar uma instituição que não utilize as ferramentas e os recursos da tecnologia da informação (TI). Percebe-se que é indispensável em empresas de grande ou médio porte, desde pequenos escritórios até as multinacionais.

Empresas de diversos segmentos e de diferentes proporções necessitam de acesso à internet, planilhas eletrônicas, editores de texto, aplicativos, ou seja, todo suporte tecnológico que a TI proporciona. Convém lembrar que para empregar todos os recursos é essencial uma infraestrutura formada por hardware, software, bancos de dados e rede de computadores.

Explorar e dominar os recursos da TI, é o segredo das grandes corporações que utilizam a tecnologia no dia a dia, seja para empregar técnicas mais eficientes e objetivas ou reduzir o tempo de execução de tarefas.

1.1 Surgimento da Tecnologia da Informação nas empresas.

Na década de 1960 os países desenvolvidos tiveram acesso à tecnologia da informação através dos mainframes, equipamentos volumosos e caros. Nesse período a área de TI tinha como foco auxiliar no controle diário do centro de processamento de dados das empresas (CPD).

Na década de 1970 Surge o conceito de sistemas de informação no ambiente organizacional surpreendeu positivamente sobre métodos de negócios das instituições, decisões, estudos, inovações e relação entre os técnicos de TI e os usuários

Na década de 1980 a tendência era a ampliação na prestação de serviços da TI nas áreas de negócios.

Na década de 1990 a TI foi definida como meio estratégico empresarial com um poder de transformação e inovação dos negócios.

1.2 Tecnologia da Informação nos dias de hoje.

A tecnologia de informação é um elemento relevante no âmbito empresarial do mercado atual, as empresas vem utilizando a TI em todos os níveis operacionais e em diferentes áreas. O uso correto da tecnologia da informação proporciona diversos benefícios, porém, pode gerar inúmeros desafios para a área de TI tornando a cada vez mais responsável por o devido gerenciamento das organizações.

As organizações compreenderam a relevância da TI e a sua influência na economia e sociedade. Portanto, as empresas exploram e estudam a melhor forma de utilizarem os recursos da tecnologia de informação, para se destacarem no mercado competitivo. Esse processo de busca por conhecimento é importante, visto que na área de TI tudo se reinventa.

A tecnologia dispõe de habilidades que auxiliam na manipulação e transações de grande escala em curto prazo e com custo inferior, entre outros benefícios como aumento da produtividade e qualidade dos processos diários.

2. Conceito tecnologia

Inicialmente a tecnologia não está ligada apenas com a informática, internet, dados, cabos e computadores. A tecnologia é considerada um conjunto de processos, inovações, ferramentas, métodos e conhecimentos onde a capacidade humana de uma sociedade pode ser ampliada.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com