TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho referente a Ambev

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  1.834 Visualizações

Página 1 de 5

MARKETING TÁTICO: PRODUTO E PREÇO

Para definirmos as estratégias de marketing tático adotadas pela empresa Ambev, particularmente na produção e comercialização de cervejas, iremos abordar os conceitos dos “4 Ps”de McCarthy e dos “4 Cs”de Robert Lauterborn focando nestes produtos.

Assim primeiramente iremos definir o produto segundo a visão de marketing:

- Produto básico: Bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada (Cerveja);

- Produto esperado: Cervejas com alto padrão de qualidade, com baixa variabilidade palatar entre os lotes produzidos porém respeitando a singularidade de cada uma das marcas comercializadas;

- Produto ampliado: Cerveja de excelente qualidade com preço acessível e cujos serviços sejam bem realizados, como: Disponibilidade e temperatura ideal;

Produto potencial: Fidelização do cliente pela marca e grande volume de vendas.

Com isso definido, temos então um Bem Não Durável, de conveniência, com público definido (maiores de 18 anos) , com rígidos padrões de qualidade e cujo consumo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.

O portifólio da empresa consta dos seguintes produtos: Antarctica Pilsen (Extra e Extra Cristal), Antarctica Pilsener Chopp, Brahma, Skol, Malzibier, Munchen Extra, Rio Cristal, Bavaria (Pilsen e Premium), Budweiser, Bohemia, Kronenbier, Serramalte, Original, Polar (Export, Pielsen), Niger, Chopp Antarctica e Polar. Cada uma com singularidade de sabores, texturas e apresentação, fazendo com que a Ambev atue sobre todos os nichos de apreciadores de cerveja devido a grande diversidade de produtos.

O preço é definido de modo a rivalizar com as suas principais concorrentes que são Schincariol e o grupo Petrópolis, não podendo assim ter grande variação. Outro delineador do preço de venda são os impostos incidentes sobre a cerveja, que são altíssimos ficando na média de 55,6%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, IBPT, uma das maiores cargas tributárias do mundo para este setor. Assim verificamos que apesar da grande fusão das cervejarias gerando a gigante Ambev o preço acaba sendo engessado.

MARKETING TÁTICO: PROMOÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

Pelos artigos analisados verificamos grande apelo mercadológico expositivo visual da Ambev a fim de promover seus produtos, logo identificamos estratégia do tipo Pull a fim de atrair o consumidor final, com bastante variação nos canais de distribuição onde temos desde a venda direta ao consumidor final, quanto o uso de distribuidores a fim de alimentar os mais variados mercados consumidores.

Verificamos que a distribuição e exposição dos produtos são marcantes nas estratégias de marketing da empresa que investe pesadamente em caminhões personalizados de distribuição e exposição visual, que varia desde folders, campanhas publicitárias de rádio e televisão, freezers exclusivos, brindes e patrocínio de eventos.

Dentre as reportagens analisadas identificamos que as campanhas publicitárias são o carro chefe do marketing tático da empresa, prática esta que está enraizada no setor com receitas cada vez maiores destinadas a promoção de seus produtos.

A marca possui um apelo tão presente que em alguns casos a própria Ambev acaba brigando contra ela mesmo, a fim de promover seus produtos, como relata matéria da revista Exame da editora Abril de 03 de julho de 2014, Disputa entre cervejas na Copa coloca Ambev contra Ambev”, onde a empresa está colocando sua principal cerveja no Brasil contra a mais vendida da empresa na Argentina em anúncios para a Copa, o que pelos números foi um sucesso visto que as vendas apresentaram um incremento de 15% após essa campanha.

Outro estudo de caso foi realizado em cima de matéria divulgada pela revista Exame da editora Abril de 15 de outubro de 2013, onde a Ambev visando atingir nichos específicos como frequentadores de casas noturnas, lança um campanha da sua cerveja Skol Beats, aumentando seu teor alcoólico.

A cerveja ganhou embalagem preta, ou “vestida para a noite”, segundo descrição da própria marca. A nova versão é mais encorpada e menos doce, diferente da original, que é mais leve e refrescante. “A Skol Beats nasceu para ser a cerveja da noite e, por isso acompanha o consumidor em todos os estilos de balada", conta em nota Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing da Skol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com