TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Segurança Físico de Uma Empresa

Por:   •  12/6/2017  •  Dissertação  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 9

Plano de Segurança Física para Empresa Trinity

Data: 18/04/2017

Autor: Hálisson Bruno Vitor

Índice

Índice        1

Descrição do Problema        2

Análise da Empresa        3

Localização        3

Área Externa        3

Área Interna        3

Plano de Segurança Física        4

Localização        4

Introdução        4

Desenvolvimento        4

Iluminação e Sensores de Movimento        4

Câmeras de Monitoramento        4

Cercas e Alarmes        4

Conscientização da vizinhança        5

Área Externa        6

Introdução        6

Desenvolvimento        6

Controle de acesso e Monitoramento da Garagem de Visitantes        6

Área Interna        7

Introdução        7

Sinalização e Restrição de Ambientes        7

Controle de Entrada na Recepção        7

Controle de Acesso aos Ambientes        7

Biometria em Áreas com Acesso Mais Restrito        8

Fixação de Equipamentos        8

Armazenamento Adequado de Mídias de Backup        8

Localização Estratégica da Sala de Servidores        8

Câmeras de Monitoramento        8

Sensores de Movimento e Alarmes        8

Grades nas Janelas        9

Conclusão        10

Descrição do Problema

A empresa Trinity sofreu um assalto durante um feriado. Foram roubados vários computadores, servidores e alguns outros dispositivos eletrônicos. Até as fitas de backup do servidor foram levadas.

Essa empresa está situada num bairro central da cidade, em uma esquina de uma avenida. O terreno da empresa é grande e possui garagem para até 10 carros de visitantes. No ambiente de trabalho, há dois banheiros, uma cozinha para os funcionários e 14 salas num sobrado.

Você foi contratado para ser consultor de segurança da empresa após o assalto, e deve elaborar um plano de segurança física para todos os ambientes da empresa, desde o estacionamento dos carros dos visitantes, até a parte interna da empresa. Qual o seu planejamento para a proteção da empresa Trinity


Análise da Empresa

Localização

A empresa se localiza está localizada em um bairro central bastante movimentado, o que se intensifica ainda mais pelo fato de estar sitiada em uma esquina com uma avenida que apresenta grande tráfego de veículos e pessoas.

A iluminação pública do local existe, e está em constante manutenção, mas pode ser reforçada em pontos específicos para que desencoraje futuras açōes como o evento ocorrido.

Área Externa

A empresa disponibiliza garagem para visitantes, porém o controle de entrada e saída é precário e possivelmente um ponto de fácil acesso para criminosos e/ou pessoas não autorizadas.

Apesar da existência de muros relativamente altos, não há outros equipamentos que possam aumentar a segurança e aumentar a visibilidade do que ocorre no exterior da empresa. Além disso, muros de lotes vizinhos, podem ser usados para ganhar acesso ao terreno da empresa.

As áreas que dão acesso às áreas internas não têm controle de acesso adequado e são também pontos críticos que devem ter sua segurança melhorada.  

Área Interna

A empresa utiliza um grande sobrado como sede da empresa. A mesma tem diversos ambientes com diferentes requisitos de segurança, tanto para funcionários quanto para visitantes. Dessa forma, o primeiro problema que se destaca é a falta de uma sinalização apropriada. Esse problema dá origem à outro problema ainda mais grave, a falta de controle de acesso aos ambientes.


Plano de Segurança Física

Localização

Introdução

Pelo fato da empresa estar localizada em um ponto com bastante movimento, isso desencoraja a ocorrência de crimes durante o dia. Portanto o foco do plano para a localização da empresa será principalmente em reforçar os riscos identificados para o período noturno.

Desenvolvimento

Iluminação e Sensores de Movimento

Aumentar a iluminação é uma ótima forma de promover uma maior vigilância, ambientes mais agradáveis e eliminar possíveis pontos cegos em perímetros internos e externos.

Apesar da análise mostrar que existe boa iluminação pública, com constante manutenção, principalmente pelo fato da empresa fazer esquina com uma grande avenida, é necessária uma atenção maior para que a empresa possa ter mais segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com