TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Teste Verificação e Validação

Por:   •  19/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Ceará

Campus de Russas

Disciplina: Verificação e Validação

Professora: Valéria Lelli Leitão Dantas

Plano de teste

Equipe:

Rogério Sena,

Jhean Marllos,

Gabriel Rodrigues

Sumário

Introdução 1

Processo de teste 1

Itens a serem verificados 3

Cronograma de testes 3

Procedimentos de registros de testes 4

Requisitos de hardware e software 4

Recursos Humanos 4

Restrições 5

Funcionalidades 5

Critérios de aceitação 6

Suspensão 6

Responsabilidades e tarefas 6

Treinamento 7

Riscos 7

Conclusão 9

Referências 10

Introdução

Este documento é parte de um trabalho acadêmico que tem como objetivo realizar testes em cima do programa VLC media player, um reprodutor de mídias, e na medida do possível oferecer soluções aos problemas encontrados.

O escopo será nos requisitos funcionais que são essenciais e que podem ser encontrados na página 5 no tópico Funcionalidades, portanto todos os testes exceto o de aceitação serão aplicados, pois como seremos os usuários finais o Teste de Sistema será o suficiente.

Processo de teste

O processo de teste normalmente é dividido em 4 fases, sendo as seguintes:[1]

Testes de Unidade

Nesta fase os esforços dos testes estão concentrados nas menores unidades do software produzido. O objetivo é detectar erros de lógica e/ou de implementação em pequenas partes do sistema, independentemente do restante. Dessa forma, cada unidade do sistema é testada isoladamente. Isso contribui para assegurar a correção dos componentes individuais, mas não garante que a integração dessas partes funcione como o esperado.

Testes de Integração

Nesta fase o foco dos testes está voltado para a detecção de falhas provenientes da integração interna dos componentes do sistema. Para isso os módulos são combinados e testados em conjunto. Esta fase vem logo após os testes de unidade e antecede os testes de sistema, tendo como resultado o sistema integrado e preparado para o teste de sistema. Não faz parte do escopo dessa fase testar a interação do sistema produzido com outros sistemas, que porventura venham a se comunicar.

Testes de Sistema

Esta é a fase na qual o software já está completamente integrado. Sendo assim, os testes visam identificar falhas em relação aos requisitos do sistema, no que diz respeito à comunicação com outros sistemas. Os testes são realizados em condições bastantes parecidas (de ambiente, massa de dados, etc.) com as que o usuário utilizará em produção. Os testes de sistema não se limitam aos requisitos funcionais, mas também objetiva testar os requisitos não-funcionais.

Testes de Aceitação

Os testes de aceitação são, em geral, uma extensão dos testes de sistema. Durante esta fase, o objetivo é verificar se o software está pronto e pode ser usado pelo usuário final. Para isso é verificado se o sistema realiza as funções para as quais ele foi criado, satisfazendo as necessidades do cliente. Os testes são planejados e projetados com o mesmo cuidado e nível de detalhe do teste do sistema. Nesta fase, os critérios de aceitação são conhecidos, o que permite a automação dos testes de aceitação, além da monitoração e medição.

No caso deste documento, que será meramente um estudo acadêmico e nós seremos o próprio usuário final, então não haverá um Teste de Aceitação, pois o Teste de Sistema será, para nós, suficiente como um Teste de Aceitação.

Itens a serem Verificados

Como citado na Introdução, os itens que serão testados serão as funcionalidades que são essenciais, de acordo à opinião da equipe, para o funcionamento do VLC media player, versão 2.2.6.

ID

Nome

RF01

Reproduzir arquivos de vídeo/áudio

RF02

Adicionar legenda

RF03

Velocidade

RF04

Pausa e Retomada

RF05

Listas de reprodução

Cronograma de testes

27/06/2017 - Início dos testes de unidade.

04/07/2017 - Fim dos testes de unidade.

05/07/2017 - Início dos testes de integração.

12/07/2017 - Fim dos testes de integração.

13/07/2017 - Início dos testes de sistema.

20/07/2017 - Fim dos testes de sistema.

Procedimentos de registros de testes

Para cada teste realizado o procedimento de registro deverá conter:

Um identificador único

Conter data e versão

Conter o item e o procedimento de como foi testado

Conter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com