TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Simpósio Sobre Multiculturalismo no Brasil

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiro simpósio sobre multiculturalismo no Brasil

Palestra do professor Rafael

 Nesta presente pauta exponho minha opinião e meu ponto de vista sobre o que foi falado e o que mais me chamou atenção dentro dessa palestra, que deixou mais clara a ideia de multiculturalismo no Brasil.

  O palestrante é uma pessoa muito segura sobre tudo que fala, dando esclarecimento de duvidas e oportunidade a todos o direito de argumentar sobre seu ponto de vista e opiniões de inicio venho afirmando neste artigo sobre a explicação na palestra em relação aos slides, foi coerente a explicação onde ouve esclarecimento de todo o assunto em pauta.

  A principio com a descoberta, ou melhor dizendo, a conquista do Brasil, a vinda das primeiras escolas para o pais recém descoberto fundadas pelos padres jesuítas com a missão de catequizar os nativos e ensiná-los a ler e a escrever não respeitando sua cultura. Então com a criação das missões que eram espécie de escolas e igrejas nas comunidades indígenas os jesuítas obrigavam os nativos a seguir suas instruções sem nenhuma resistência.  

   Foram esclarecimentos importantes se compreender melhor esclarecimento sobre os vários episódios decorrentes do multiculturalismo no Brasil.

   Como desde o início da descoberta ou conquista pelos portugueses,e a chegada dos jesuítas,  a escravidão, a vinda da família Bragança para o Brasil e a chegada dos Italianos,iniciou-se a miscigenação das raças, dando origem a uma vasta quantidade de culturas e tendências.

   É válido dizer que do esclarecimento sobre as raças, estas são variadas pois é o resultado das varias misturas e origens que aqui se encontram, dando inicio a uma grande população de mestiços, deixando claro que este é um país de grande diversidade cultural.

  Sobre as dificuldades de jesuítas em catequizar os indígenas dava-se  pelo fato de que estes não falavam a mesma língua a assim dificultava ainda mais seus objetivos.

  No que diz respeito a educação naquele tempo, eram escolas tradicionais onde o poder era único e absoluto do professor. Ao contrario de hoje apos a tantas conquistas das lei de educação brasileiras.

  Outro assunto importante foi relembrar os vários conflitos internos e tantos deles isolados a cerca da liberdade política e da educação havendo ainda algumas religiosos.  Apesar  de que até  hoje muita coisa deve ser feita para melhorar as condições sociais e econômicas, que apesar de ser um país democrático o Brasil precisa ainda passar por grandes transformações até superar essa  opressão presente nos dias de hoje.

Foi um evento muito rico e esclarecedor para o nosso aprendizado pois vem somar a nossa compreensão um pouco mais de saber. Sobre o multiculturalismo no Brasil hoje é falta até de sabedora ficar se discutindo esse assunto, ao contrário, tem que haver mas informação e conscientização por parte da sociedade em geral.

No que diz respeito a cultura negra, indígena, religião diferença de escolha sexual bem que devera, ter ficado melhor esclarecido.Achei meio vago para a compreensão e esclarecimento talvez por falta de exploração e interesse do publico expectador, já que na oportunidade encontrava-se presente alem de um professor um palestrante muito competente, e conhecedor na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com