TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multiculturalismo e as ações afirmativas no Brasil

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

O multiculturalismo e as ações afirmativas no Brasil

A definição de multiculturalismo é bastante interessante, pois trata-se da convivência pacífica e muitas vezes harmoniosa de diversos povos de diferentes culturas no mesmo espaço.

O multiculturalismo é um conceito trazido da sociologia que ao observar a sociedade como um todo e ao longo do tempo observou o quanto estamos cada vez interligados, quase que inexistindo grupos isolados.

Podemos dizer que o Brasil de um modo geral, convive com essas diferentes culturas desde sua colonização com a chegada dos portugueses. Logo depois vieram os holandeses, os franceses, os ingleses, imigrantes japoneses, italianos, judeus, enfim, diversos povos de diferentes culturas, e mesmo que cada um desses povos vieram por ocasiões e motivos diferentes, ambos trouxeram e também levaram influencias culturais consigo, e de maneira geral seus costumes, tradições, religiões e culturas estão presentes em nossa cultura até hoje, já fazendo parte inclusive da própria cultura brasileira.

Considerando a pluridade  de culturas existentes no brasil, e o quão envolvidos estamos com todas elas , de certa maneira só ganhamos com isso culturalmente falando.

Contudo, mesmo diante dessa diversidade de povos e culturas e a quase inexistência de grupos isolados, devido à alguns preconceitos e ou exclusão de alguns grupos, há de se preocupar com politicas de ações afirmativas que tende a corrigir e atenuar a desigualdade e a promover a equidade social.

Antes de julgar as politicas de ações afirmativas que são constitucionais e essenciais para a redução de desigualdades e discriminação no país, devemos entender o histórico que precedeu tal politica publica.

Uma das principais e mais faladas politicas de ação afirmativa no brasil, é a politica de sistema de cotas nas universidades, porém, se pararmos pra pensar e levarmos em consideração a desproporção entre um jovem branco ou não de classe média e que teve a oportunidade de estudar em bons colégios, e um jovem negro de classe  baixa e que sempre estudou em colégio publico, ao disputar uma vaga em uma universidade vamos entender o quanto se faz necessário este tipo de politica ou ação afirmativa, isso sem sem analisar o contexto histórico deste povo que há muito carrega esse histórico de desigualdade e que hoje apesar do multiculturalismo entre os povos e a criação de tais politicas verificasse que não há eficácia .    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com