TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processadores de texto no Brasil

Artigo: Processadores de texto no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho visa a pesquisa que gerará nos alunos do curso de Tecnologia em Processamento de Dados, o conhecimento da diversidade dos editores ou processadores de texto existentes, e as plataformas nas quais eles estão disponíveis, fornecendo uma visão maior desta ferramenta, que existe desde os primeiros computadores e não somente no seguimento de "escritório"

Os editores ou processadores de texto, são certamente os softwares mais utilizados em informática; esta afirmação pode ser confirmada observando-se que desde a confecção de relatórios gerenciais, trabalhos escolares, textos mais diversos possíveis, e até para se "escrever" programas que serão utilizados em todas as áreas onde haja utilização de computadores.

Mas o que são, e porque utilizar os editores ou processadores de texto? Veremos a seguir alguns comentários existentes na Bibliografia utilizada neste trabalho, que nos remete a alguns anos atrás, quando iniciou-se de maneira mais frenética a migração de trabalhos feitos através da máquina de escrever para os computadores, sejam eles micros, minis ou de grande porte.

"...o equipamento básico para processamento de textos é a máquina de escrever. Com uma máquina destas é freqüentemente necessário refazer uma página inteira por causa de um único erro em uma única letra. Como alternativa, você pode dispor de um líquido corretor (e assim dar aparência de adolescentes com pomada anti-

"...Processadores de texto são programas aplicativos que auxiliam nos trabalhos de redação, formatação e edição de textos. Esses programas transformam computadores de uso genérico em máquinas voltadas para o processamento da palavra..."

"...os computadores menores e mais baratos, os chamados microcomputadores, são utilizados 80% do tempo no processamento de textos..."

Existem diversos processadores de texto no mercado brasileiro, com "foco" na imagem de marketing que pode ser feito através de documentos dos mais diversos tipos e direcionados para as mais diversas atividades, quando estes têm qualidade e visual agradável.

Assim, notamos que já não é somente a mensagem escrita a função do editor ou processador de textos, mas o conjunto de efeitos visuais que ele pode transmitir através de recursos que hoje são providos pelos numerosos softwares que encontramos à nossa disposição. Esses recursos, podemos sucintamente enumerar e chamá-los de "funcões especiais", a saber:

Correção ortográfica e sinônimos: Uma função existente em quase todos os programas disponíveis, notadamente aqueles voltados ao mercado SOHO (Small Office Home Office), que compara as palavras digitadas com outras existentes em um arquivo-dicionário, sugerindo opções para substituição da mesma, de acordo com a grafia mais aproximada.

Visualização de vários documentos: pode-se visualizar vários documentos em edição ao mesmo tempo, visando copiar e transferir dados de um ao outro, de forma a facilitar o aproveitamento de textos já digitados anteriormente.

Inserção de índices automáticos: Característica hoje extremamente necessária, principalmente na edição de documentos longos, como livros e manuais, monografias e trabalhos universitários.

Inserção de tabelas e Gráficos: Inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com