TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Gerenciamento Pizzaria

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        DESENVOLVIMENTO        

4        FUNCIONALIDADES E EXPANSÃO        

5        PROJETO DE BANCO DE DADOS MODELO CONCEITUAL, LÓGICO        

6        PROJETO ESTRUTUTAL        

6.1        TABELA DE CUSTOS        

7        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ÍNDICES DE FIGURAS

Figura 1 - Modelo Conceitual        

Figura 2 – Modelo Lógico        

Figura 3 – Projeto Estrutural        

Figura 4 - Tela de Custos e Equipamentos - Pizzaria An Poparome        



  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Schimitz (1997),“fomentar o crescimento da pequena indústria local, a expansão das empresas existentes e o crescimento das novas, é uma das mais antigas preocupações da teoria e da política de desenvolvimento.”

Num mundo globalizado onde a informação é de vital valor, gerir um negócio e sua estratégia é de suma importância para o crescimento e estabilidade comercial, seja em qualquer ramo empresarial a necessidade de alinhar a tecnologia e a verticalidade de uma empresa faz com se torne um empreendimento sólido e duradouro.

Neste mesmo cenário empresas de diversos ramos buscam aprimorar tecnologia e rapidez na entrega do produto final, fidelizando clientes, e agilizando processos, para isso, é necessário movimentar toda a estrutura tanto física quanto lógica para transpor barreiras e implementar soluções que possam moldar um ambiente de fácil manipulação com processos seguros visando atingir o objetivo final.

Segundo Barros (2008), “a comparação da atividade empreendedora nos diversos países exige uma harmonização na coleta de dados e na conceituação das variáveis.” Diante disso surge o desafio de tornar a pequena empresa uma classe de negócio lucrativo enfatizando propostas cada vez mais inovadoras alinhada a base tecnológica com objetivo de ser eficaz e condescendente com a inovação a ser desenvolvida.

Empresas buscam alternativas através de conceitos web, juntando, coletando, e organizando dados, utilizando sistemas computacionais, armazenamento de dados, analisando e modelando classes e objetos, utilizando linguagens de programação para desenvolver e estruturar soluções lógicas e físicas como mapeamento e distribuição de redes de computadores.

Para iniciar o conceito é necessário desenvolver uma cronologia sobre a história do surgimento e desenvolvimento do banco de dados e todos os processos computacionais que se funde com a própria internet, entre a década de 1950 e a década de 1960 o processo de armazenamento de dados era bastante rústico.

Juntamente com a necessidade de se produzir ferramentas computacionais uma boa base de banco de dados sempre foi um pilar imprescindível para o desenvolvimento do negócio, onde se contém toda a informação estratégica do cliente sendo a espinha dorsal de um empreendimento.

Segundo C.J. Date (2004), “um sistema de banco de dados é basicamente apenas um sistema computadorizado de manutenção de registros.”  

No começo, apesar de alguns projetos mais avançados estarem em incremento, o conceito era utilizado por uma minoria de desenvolvedores, que armazenavam os dados em arquivos de texto, formados por processos simples e campos de tamanhos fixos, limitando sua leitura e escrita apenas sobre os arquivos.

Além disso, o acesso à informação estava restrita a localização geográfica, aumentando consideravelmente o custo para extrair e organizar o teor dos arquivos, com a evolução da plataforma digital, as informações ascenderam trazendo consigo o aprimoramento de ferramentas de gerenciamento.

No começo as entidades eram precedidas de ferramentas de manuseios básicos, realizando operações simplórias para manipular dados em arquivos como cadastro, consulta, alteração e exclusão, porém, o processo era apenas uma variante aprimorada dos sistemas de gerenciamento de arquivos físicos.            

A necessidade de interligação de processos tornou o manuseio de softwares simples em processos complexos para permitir o relacionamento entre entidades, na década de 1960 a empresa IBM, iniciou pesquisas para solucionar o problema que acometia os primitivos bancos de dados, surgindo diversos modelos, dentre eles os modelos de rede e hierárquicos.

O pesquisador Edgar Frank Ted Codd, em junho de 1970, desenvolveu o modelo relacional publicando o artigo A Relational Model off Data for Large Shared Data Banks, onde usuários pudessem manipular e extrair grandes volumes de informações, nas décadas de 1980, surgiram outros banco de dados, Oracle 2, IBM o SQL/DS (que se tornou DB2), ambos sistemas comerciais de bancos de dados, e logo em seguida SQL Server, MySQL, DBase III.

Nos dias atuais, existem uma infinidade de softwares para gerenciamento de bancos de dados, cada um servindo para um propósito de acordo com a necessidade do desenvolvedor, facilitando sua manipulação e interligando as plataformas de diferentes empresas.


  1. OBJETIVO

Apresentar solução para sistema de cadastro de cliente de uma Pizzaria interligado ao sistema de gerenciamento de banco de dados efetuado através de construção de rede de computadores enfatizando a agilidade, prestação de serviço, otimizando o processo final de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com