TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação orientada a objetos

Projeto de pesquisa: Programação orientada a objetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

ntrodução

A Programação Orientada a Objetos conhecida como POO, é onde o desenvolvedor tem de começar a pensar fora da caixa, a imaginar uma forma aonde será preciso recorrer ao mundo real para o desenvolvimento das aplicações, pois hoje toda a programação em Java é orientada a objetos.

Para obter esse entendimento, é necessário conhecer alguns dos pilares da Orientação a Objetos que são: Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo. Neste artigo o pilar do Polimorfismo não será visto.

1º Pilar - Abstração

É utilizada para a definição de entidades do mundo real. Sendo onde são criadas as classes. Essas entidades são consideradas tudo que é real, tendo como consideração as suas características e ações, veja na Figura 1 como funciona.

Abstrações do mundo real

Figura 1: Abstrações do mundo real

Uma classe é reconhecida quando tem a palavra reservada “class”. Na Listagem 1 é mostrada a classe “Conta” com seus atributos (características) e métodos (ações). Para saber mais sobre métodos acesse o link: http://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-metodos-em-java/25917.

Listagem 1: Exemplo de abstração da classe Conta.

public class Conta {

int numero;

double saldo;

double limite;

void depositar(double valor){

this.saldo += valor;

}

void sacar(double valor){

this.saldo -= valor;

}

void imprimeExtrato(){

System.out.println("Saldo: "+this.saldo);

}

}

2º pilar - Encapsulamento

É a técnica utilizada para esconder uma ideia, ou seja, não expôr detalhes internos para o usuário, tornando partes do sistema mais independentes possível. Por exemplo, quando um controle remoto estraga apenas é trocado ou consertado o controle e não a televisão inteira. Nesse exemplo do controle remoto, acontece a forma clássica de encapsulamento, pois quando o usuário muda de canal não se sabe que programação acontece entre a televisão e o controle para efetuar tal ação.

Como um exemplo mais técnico podemos descrever o que acontece em um sistema de vendas, aonde temos cadastros de funcionários, usuários, gerentes, clientes, produtos entre outros. Se por acaso acontecer um problema na parte do usuário é somente nesse setor que será realizada a manutenção não afetando os demais.

Em um processo de encapsulamento os atributos das classes são do tipo private. Para acessar esses tipos de modificadores, é necessário criar métodos setters e getters.

Por entendimento os métodos setters servem para alterar a informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com